De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, abril 27, 2011

Fuga Pascal 3 a 5 - End -

A caminho do Furadouro - Domingo de Páscoa!
Dia 24.ABR.11 – Domingo (de Páscoa)
SEIA – MONDEGUINHO – MANTEIGAS – CASA DAS LAMEIRAS – MANTEIGAS – GOUVEIA – MANGUALDE – ESTARREJA – FURADOURO (OVAR)
Uma noite serena e sem a visita da chuva. Subida em direcção a Sabugueiro com prévio desvio para o Mondeguinho. 

Já lá no alto, sobre o Sabugueiro as nuvens escuras cobriam o céu em contraste com os vales lá no fundo. Descemos a Manteigas e subimos pelo Vale Glaciar do Zêzere até infletir para o estradão térreo que nos levou até à Casa das Lameiras onde procedemos aos habituais trabalhos de manutenção.
Ao meio-dia, braseiro aceso, para sobre o calor das brasas se assar o bacalhau, que acompanhado com batata, legumes e um verde branco a condizer quebrou a acalmia serrana.
Alguns caminheiros alemães a subir até ao Alto da Torre… havia que lhes dirigir a habitual saudação, qual o nosso espanto ao saber que após a reforma vieram viver para a Póvoa de Varzim, adoram caminhar nos inúmeros locais belos que dizem ter o nosso país e fizeram questão de falar na nossa língua…
Bacalhau serrano...
Abril na serra
A margem esquerda do Zêzere, no Vale Glaciar.
Quem quer comprar este refúgio serrano?
A ''Africana II'' na visita à Casa das Lameiras
O branco de Abril

Manteigas lá no fundo
Semana Santa na Serra da Estrêla... tonalidades de roxo...
São trutas... senhores... são trutas...
No final da tarde iniciamos o regresso pelo habitual percurso até ao local onde os nossos amigos Artur e A. Durães nos diziam estar – O parque de estacionamento da Praia de FURADOURO.
A caminho do Furadouro
Chegados já com o sol posto, havia um aglomerado razoável de AC onde constatamos ter sido chamado o INEM… Tratava-se de um ‘’residente’’ de uma AC Alemã que necessitou de ajuda… ninguém poderá dizer que desta água não beberá…
O INEM esteve aqui...
Uma caminhada após o jantar pela avenida marginal, onde está a ser construído um paredão para minimizar as recentes investidas do mar, levou-nos até ao nosso refúgio para um pouco de TV, dando por encerrado o dia.
Uma cidade autocaravanista
Percorridos: 522 Km – Dia 217 Km
FURADOURO: GPS: N 40º 52’ 36.4’’  /// W 8º 40’ 24.6’’
Dia 25.ABR.11 – 2ª.Feira – DIA DA LIBERDADE
FURADOURO – OVAR – ESTARREJA
Um dia maravilhosamente bom. Muito sol. O passeio pela marginal com muita gente a pé ou de bicicleta… muitas bicicletas.
O almoço caseiro e um princípio e meio da tarde agradáveis próximo do mar onde já se via muitas e muitos saudosistas da praia mas poucos ousavam largar as roupinhas para o banho de sol.
AS para AC em Estarreja... aqui ao lado
No final da tarde, lá se foram os meus amigos pois decidi ficar mais um dia para a ida ‘’à oficina’’ repor o funcionamento do ‘’boiler’’.
Para encurtar a distância segui em direcção a OVAR percorrendo uma grande avenida que dispõe de duas pistas para peões e bicicletas, uma de cada lado da avenida.
Como habitualmente os portugueses se foram habituando a ‘’rolar’’ nas autoestradas, eu próprio tenho evitado as mesmas, não só para evitar o pagamento das portagens mas sobretudo porque disponho de tempo e só assim se vai conhecendo melhor o país. Retive para mim que Ovar é uma cidadezinha interessante e onde voltarei um dia destes para melhor conhecer.
Um pouco mais a sul, em Estarreja, parei num dos supermercados para abastecer de combustível e… para ensaiar ‘’um pecado’’… sim porque nos tempos próximos por falta de actividade desportiva e pela gastronomia… ganhei mais uns quilitos, o que não é bom… ora… ‘’pequei’’ já que não resisti à tentação de comprar ‘’um camarão moçambicano’’ que me alegrou a alma.
Na AS para AC de Estarreja, parei para pernoita na companhia de 2 AC francesas e 2 portuguesas, dei uma volta saudável em redor do parque e dei por finalizado mais um dia ‘’de arejo’’.
Percorridos: 544 Km – Dia 22 km
AS Estarreja: GPS: N 40º 45’ 13.73’’ /  W 8º 33’ 58.85’’
Dia 26.ABR.11 - 3ª. Feira
ESTARREJA - ANGÊJA - BRAGA
Despertei cedinho para as necessárias lides de manutenção da AC.
Conversa matinal com o casal francês de Bourges com o fornecimento de locais de pernoita para o seu périplo no país.
Visita à ''Albicampo'' (representante da Burstner) onde a habitual simpatia do jovem Marco e do seu colaboraddor Miguel me permitiram ''num clic'' ter de novo operacional o ''boiler''...
Aprendi a em situações idênticas no futuro, proceder ao seu reajuste... coisas da ''electrónica''.
desta vez... bastou retirar os 2 ''cabos da direita'', voltar a ligar... já está...
Com a missão cumprida, aproveitei para no ''regresso à outra casa'' revisitar amizades de longa data...
Percorridos: 694 Km - Dia 150 Km

1 comentário:

david estrela disse...

antónio,
aposto que nunca ninguém te enviou um comentário......do PAQUISTÃO !!!
Continua os teus passeios,eu dentro de um par de dias entro na INDIA por AMRITSAR,a capital dos SIHKS (aqueles que não cortam o cabelo e o escondem com um enorme turbante!)
um abraço
david estrela