De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Autocaravanas na TVI - HOJE

Cheguei à instantes vindo de Lisboa, onde participei ''em directo'' no programa matinal, ''Você na TV''.
Sentei-me à mesa para deglutir mais uma sopa de legumes, e eis que me apercebo que o meu gato ''Tiko'' se enrola no seu ninho e, embora atento, acha que o menosprezei uma vez mais por dois dias, preterindo-o por um programa televisivo.
É claro que tive de me impor e explicar-lhe que o balanço da minha opção, por muito que lhe custe,  foi deveras positiva, já que,  assimilei um sem número de vivências enriquecedoras sobre viagens,  que me deram um novo alento para as fugas futuras.

Para não me ouvir, esconde-se o ''cobardolas''...

Mais lhe disse e redisse, que não procuro protagonismo nem lucros de qualquer ordem, para além do gozo que me dá a partilha das experiências vividas nas viagens efectuadas e a efectuar.
Depois de me ouvir, lá encolheu as orelhas e passou pelas brasas, sonhando com a paparoca que amanhã pela manhã esperará de mim.
Então vamos dar nota desta viagem de dois dias.


Saída pela manhã de ontem (3a. feira), com bom tempo até Coimbra. Daí para baixo e até Lisboa, chuva e mais chuva...
Tendo seguido a indicação do GPS, mesmo havendo outras alternativas, fui guiado pelo mesmo caminho que faria há uns 30 e tal anos atrás... aeroporto, estádio verde e amarelo do SCP, a ''katedral'' do SLB encarnado, e finalmente o IC19 até à saída de Queluz de Baixo... e lá cheguei pelas 18,30h e prontamente instalada a AC, paraedes meias com os estúdios da TVI.
Entradas: Queijo,melão com presunto,azeitonas,alheira assada,Vinho alentejano,e ''Migas à Alentejana'', ''Migas de gaspacho com carne de alguidar'' e ''cação'', Sobremesa: variada de doces, sericaia icluida! Unh!... 
Restaurante ALQUEVA Amadora
Conforme o previsto e aproveitando a noite chuvosa, fomos convidados a jantar com casal que vive em Lisboa, amizade decorrente de viagem aos Picos da Europa.
Levaram-nos a um simpático restaurante da Amadora, onde apreciamos um belo jantar alentejano acompanhado dum bom vinho tinto da mesma região.

 Pelas 23 horas regressamos à casa rolante para a pernoita na TVI.
Já lá estavam os outros dois convidados em amena cavaqueira.
São eles, o Manuel Vitorino -MAJV - (Engº Civil no activo) que conheci pessoalmente em Braga, vindo expressamente de Lisboa, antes da sua viagem no ano passado a Marrocos, para esclarecer alguns pormenores da viagem. Na minha opinião, deverá ser o AC mais organizado na preparação de uma viagem, pena é que o não possa fazer para muito longe porque ainda trabalha.
O outro convidado da TVI, não conhecia pessoalmente, o companheiro David Estrêla que tem dois projectos de viagem em AC de se lhe tirar o chapéu.
Tive obrigatoriamente de me associar à conversa ainda porque com os dois estava um jovem de 28 anos, convidado pelo M Vitorino,  que também gosta de viajar de AC. Foi dar-nos dicas de como ultrapassar algumas situações delicadas com as autoridades. É que este jovem é nem mais nem menos agente da PSP na área de trânsito! Aprendemos imenso com a sua visão das Leis que gem estudado com ''garra'' e minuciosamente. Um autêntico aliado dos AC. Obrigado DaniBeja!
Lá fomos cada um para a ''sua toca'', pelas 24h.
Aqui ficamos...

A noite, foi toda ela passada debaixo de copiosa chuva.



 (o pré-genérico... )


Pelas 7,30h da manhã, surge o Manuel L. Goucha de ''megafone'' em punho, a ''anunciar a alvorada'' e a dar instruções para a entrada no estúdio, como se fora um ''guia'' de expedição no deserto africano.

 

( a entrada nos bastidores de mim próprio e do M Vitorino)
(à chegada ao estúdio, já lá estava a assistência...)

 
(a nossa entrada e a ''pose'' de Cristina... o meu parceiro Vitorino fez a foto às suas botas para entendermos a razão da sua altivez...)
Às 9 já entravamos na área de ''maquilhagem'' e finalmente o início do programa, tendo o Sr Goucha e a simpática mas estridente Cristina Ferreira, conduzido a entrevista ''tripla'', aos quais agradecemos o terem ''estendido o nosso tempo de antena'' para cerca de 40 minutos! Magnífico!



Achamos positiva a nossa conversa ao ponto de logo após a nossa participação, terem ''chovido'' telefonemas, mensagens etc de pessoas amigas, conhecidas e ainda de quem estava a assistir ao programa e pediu os nossos contactos para nos incentivarem a continuar a divulgar as nossas experiências.
Ainda dentro do estúdio, com o programa ''no ar'', fui abordado por jovem técnico da TVI a pedir-me o contacto já que com mais 2 casais quer passar as suas férias em Marrocos e quer a minha ajuda ''logística''. 
Logo a seguir, já  sair do estúdio, nova alegria... tocam-me no ombro e uma voz familiar diz-me ainda sem lhe ver o rôsto: ''Que fazes aqui, pá???''... tratava-se de um velho amigo jornalista a quem havia perdido o rasto quando foi para Lisboa trabalhar nas TV's.
O meu abraço amigo ao Artur Moura.
Feitas as despedidas, para matar saudades, fui descer de AC do Campo Grande até ao Rossio e paragem junto ao monumento aos descobrimentos ''para almoço'', o Tejo defronte. Uma ótpima ideia pois o tempo melhorou e o sol reapareceu.

(com o Tejo como cenário...)
Uma vez mais aqui deixo um comentário sobre o ''exagero'' do custo das portagens! Impressionante pagar cerca de € 100,00 para ir e vir a Lisboa - o mesmo que o custo de combustível!
No final do dia terminei esta pequena viagem de 840 Km.
Para breve prometo a divulgação do vídeo que dispensará os nossos comentários.
Enviar um comentário