De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, maio 29, 2020

N2 - Dia 7 de viagem - 27maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 51/2020) - SERTÃ - Vila de Rei - Sardoal - Abrantes - Bemposta - Domingão - Montargil - FLUVIÁRIO de MORA


N2 - Dia 7 de viagem - 27maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 51/2020) - SERTÃ - Vila de Rei - Sardoal - Abrantes - Bemposta - Domingão - Montargil - FLUVIÁRIO de MORA
Ainda aventamos a hipótese de continuarmos na bela sombra da Sertã, contudo acabaríamos por partir com o calor já a apertar.
Não tinha de ser, mesmo assim, o não tem de ser também teve muita força.
Decorrida uma vintena de kms, eis-nos chegados ao desvio para o Centro Geodésico de Portugal que visitamos. Situa-se no concelho de Vila de Rei, a uma altitude de 600 mts de onde se pode ter uma visão de 360º. 









O 'caça' abelha asiática

A passagem em Vila de Rei, não foi objeto de paragem a exemplo de outras localidades recentemente visitadas. Prosseguimos e paramos para compras em Abrantes e para almoço junto ao Rio Tejo.
O Inter Marché de Abrantes e a sua ASA (paga)
ASA e local para almoço na margem do Tejo em Abrantes

Percorridos 55 Kms na ASA de Abrantes


A travessia do Tejo ocorreria com o mesmo calor do dia.


Já a sentir-me cansado de tanta curva e de enorme calor. O nome da terra que acabamos de passar relembra-me o facto.
Surge entretanto a Barragem de Montargil onde ainda ficamos passar a noite, contudo, serviria para serenar a tarde à beira-água e á sombra. No final da tarde, prosseguiríamos para o Fluviário de Mora que afinal fica àquem Mora uma dezena de kms.
Barragem de Montargil
As coordenadas do local

A média de consumo que ia descendo
Seria no Parque Ecológico do Gameiro, mesmo na entrada do Parque de Campismo (que ainda se encontrava encerrado) que encontraríamos 'poiso' e mesmo com sombras, o tempo quente destoava no local interessantíssimo e que desconhecíamos.


Foi no Açude do Gameiro, no Rio Raia, que se criou o Parque Ecológico do Gameiro. É um parque que funciona como ponto de interesse do Concelho, uma vez que tem uma oferta diversificada de atrações e infraestruturas disponíveis. São exemplo o Parque de Campismo, Parque de Merendas, Zona de Lazer, Fluviário de Mora e o Parque Arborismo na sua zona envolvente destinado à práctica de actividades radicais, o Passadiço em Madeira ao longo de 1,5km da Ribeira Raia e o Centro de Interpretação Ambiental.
O Parque Ecológico do Gameiro situa-se na freguesia de Cabeção, Concelho de Mora.
Apenas o Bar se encontrava em funcionamento devido ao estado de calamidade Covid19.




Um local aprazível e digno de nova visita.
As temperaturas dentro e fora... ufff

Sem comentários: