segunda-feira, setembro 17, 2007

Dia 22 a 30 - Cabo Norte / NORDKAPP em AutoCaravana

-  Dia 22 - 11.JUN07 – 2ª. Feira
Karlstad (Suécia) – OSLO (Noruega)
(nas bermas das estradas, uma companhia habitual... lindo...)
(Oslo, o elétrico, as ''bugas''... e os autocarros...) (um pouco de sol... e tudo ''ao bronze''...)
Meia hora decorrida da entrada na Noruega, numa estrada normalíssima ( E18), surge portagem de 20 Kr. (12,33h.), prosseguindo viagem pelas 13,25 h., nova portagem com as mesmas características e... mais 20 Kr. (cerca de € 2,60 cada)...
(passeio citadino)
( o desfile das ''tropas'' da Amnistia Internacional... as armas... instrumentos musicais...)
Chegada ao Camping Ekeberg às 13,45h., ao Km 5.793(25.691).
Camping: 1 Pessoa 50,00 Kr + 185,00 Kr AC – Total: 235,00 Kr.
(querem melhor guarda que este?...)
Autocarro para o centro de Oslo – nº 34. (30 Kr. N)
(o anoitecer no Camping de Oslo... a cidade ao fundo...)
- Dia 23 - 12JUN07 – 3ª. Feira
OSLO – Laerdal (pequena localidade a 3 km de túnel de 20km)
De manhã entramos na cidade – sem saber como, - fugimos às ‘’toll’’ de entrada na cidade. Seguimos em direcção ao alto Holmenkollen, ou seja à rampa de esqui mais conhecida na Noruega.

Paguei 60 Kr. (bilhete de pensionista...) ou seja € 7,50. Experiência inesquecível.
Prosseguimos após o almoço à viagem pela E18 entrando de seguida na E16 que é o novo percurso de Oslo para Bergen, após a construção de túnel de cerca de 20 km. A paisagem é apaixonadamente bela.
Montanhas ainda com neve, lagos, rios caudalosos e... lindos campos e respectivas casinhas ‘’de sonho’’.
(dormimos aqui... junto à escola...)
- Dia 24 - 13JUN07 – 4ª. Feira
Laerdal – Aurland – Flam – Aurland
Às 7 da manhã, uma dama Norueguesa acordou-nos dizendo que não podiamos estacionar naquele local. Ainda estamos sem saber porquê, já que na Noruega se pode ‘’acampar’’ desde que a 150 mts das habitações, ora ao pé do local existia uma escola...

Aproveitamos para seguir viagem até Flâm, onde adquirimos 2 viagens.
A primeira de uma hora de ida e outra de regresso no famoso combóio ‘’Flaºmsbana’’ cujo percurso de 20 km (fizemos ida e volta)
subindo dos 0 aos 864 mts, nos ofereceu uma panorâmica impressionante das montanhas com neve, cataratas, aldeolas e curiosas formações rochosas ao longo do curto mas íngreme percurso, entre Flaºm e Myrdal.
Percorremos 20 túneis e 9 paragens, de panorâmicas diferentes incluindo a impressionante catarata de Kjofossen.
(Bilhete ida e volta: 290 kr – cerca de € 37,00).
Preparado rápido almoço no regresso, entramos no barco que nos levaria a percorrer 2 fiordes – 1 deles o mais conhecido e espectacular. Das mais belas paisagens naturais do mundo – os fiordes Aurlandsfjorden e o Naeroyfjorden, de Flam até Gudvangen, viagem esta de 2 horas de ida e 2 de volta. (Bilhete Ida e Volta: 294 kr – cerca de €37,50).
Um dia Inesquecível pela beleza das paisagens ainda que com sol, chuva, frio e neve .
(foi nesta ''barcarola'' que investimos fiord adentro...)
- Dia 25 - 14JUN07 – 5ª. Feira
Aurland – Flâm (2 túneis 15 km.) Gudvangen – Voss - BERGEN
Visitamos Voss ( o templo de desportos de neve e rápidos fluviais ) e seguimos para Bergen.
Visita à cidade e subida no funicular ‘’Floibanen’’ ao alto de Floyen (Bilhete de 1 viagem: 35,00 Kr.).
Vista espectacular da cidade. Desci os cerca de 5 km por entre frondosas árvores e cuniformes. Ficamos em área para AC junto ao porto.
Às 10h. da noite como ainda fazia um belo dia, peguei na bicicleta e voltei à cidade para poder em mais hora e meia apreciar a cidade – fiz 12 km. À meia-noite ainda se faz dia.
(a escultura...)
Pernoitamos junto ao Porto numa ‘’área para AC’’ em vias de desaparecimento. Pagamos 170,00 KR mas não justifica o preço, apenas pela localização ( a 1,5 km do centro).
-  Dia 26 - 15JUN07 – 6ª. Feira
BERGEN – ALESUND
Pela manhã, visita à cidade e subida das 400 e tal degraus até ao alto de onde se avista a cidade e fiorde. A não perder...
Pernoita numa área de AC mesmo junto ao mar. Óptimas condições – WC, duche quente e área de despejos. Introdução de cartão Visa na máquina à chegada e nova inserção na saída para aplicação de custo. 1 hora = 16,00 Kr – 24 horas = 160,00 Kr. ( € 20,00).
Prosseguindo viagem, sempre pela E39

(Já começa a tornar-se cansativo... túneis... pontes... barcos...)
Às 12,26 atravessamos fiorde de OPPEDAL para LAVIK ( AC 6m. Kr 91 – o condutor não paga) – prosseguindo, nova travessia em FOLKESTAD (18,48h.) para VOLDA, (com o custo de AC 6mt. 58 kr + 23 kr passageiro que não devería ter pago). E nova travessia em ANDA para LOTE, ( AC 6mt 52kr + 22kr passageiro – indevido tb), continuando uma nova travessia em

FESTOYA para SOLAVAGEN ( 20,18h.), sendo-me aplicada aqui a franquia de 7 mts AC o que me custou kr 154 (mais do dobro de AC com 6 mts.)...
-  Dia 27 - 16JUN07 – Sábado
ALESUND - TRONDHEIM

Prosseguindo viagem, pelas 15,06, passagem de fiorde de VESTNES para MOLDE, (Ac 6 mts kr 97), algo inesperado a ponte de 1 km e tal em Krifast, custou-nos Kr 68 ( os passageiros pagam também). E por último, nova travessia de KANESTRAUM para HALSA, que custou AC kr 68.
Chegados a Trondheim, estacionamos na rua lateral à Catedral, e ‘’com direito’’ a Internet por wireless...

(nem moedas são necessárias... rua sem saída, calma)

-  Dia 28 - 17JUN07 – Domingo
TRONDHEIM – MOSJOEN
(a catedral de Trondheim)
Viagem por entre florestas, campos lagoas e rios.

Em Grong visitamos as quedas do rio Namsen, onde fomos  a pequeno museu com os seus  ‘’tanques’’ das quedas onde passa o salmão. Custo de ingresso: 60,00 Kr..

Ficamos na pequena localidade de Mosjoen.
Para lá do Círculo Polar Àrtico
-  Dia 29 - 18JUN07 – 2ª. Feira
MOSJOEN – MO I RANA – Circulo Polar Àrtico – BÔDO – Barco para MOSKENES – Â (LOFOTEN)

A paisagem até precisamente ao Círculo Polar Àrtico não é tão interessante como as anteriores. Acontece que precisamente a partir do local em que o Círculo está assinalado, o frio aumentou e a neve abunda.

Estivemos na famosa L 60 30º N, após as fotos da praxe, seguimos viagem com a chuva finalmente a visitar-nos na Noruega.
Desde Copenhague que tal não acontecia. O sol abundou em terras nórdicas. Hoje foi uma pequena excepção já que a chuva foi pouca.

Em Bôdo decidimos fazer a travessia para as ilhas Lofoten, tendo a travessia de barco dos cerca de 100 km para as ilhas de Lofoten custado AC (e condutor) + 7m. = Kr 1.276 (Bôdo para Moskenes) um pouco exagerado no orçamento da viagem, mas é um facto que nos encurtará a viagem nuns 600 km.

Chegada a Moskenes Km 7.562. Seguimos para o topo sul da ilha para a localidade de  ficando no Parque logo após o túnel nas coordenadas GPS: 12.97781 – 67.87958.

Km percorridos: 7.566 km

(''latadas'' de bacalhau!!!)
- Dia 30 - 19JUN07 – 3ª. Feira
 – Fredvang – Ballstad - Henningsvaer
Deliciamo-nos com as lindas paisagens da ilha.
Jantamos e pensava-mos ficar com outras AC Francesas e Belgas nas coordenadas GPS: 14.24113º - 68.20413º.

Como o tempo embora frio, não estava de todo desagradável, dicidimos fazer o percurso de 8km até à aldeia piscatória de Henningsvaer, onde fomos a um dos simpáticos cafés ribeirinhos (Café Expresso= 20 kr./ € 2,50).

Coordenadas : 14.20790º / 68.15646º

Percorridos – Dia: 159 Km / Total: 7.725,6 km (27.893 km)