De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, setembro 05, 2011

Alentejo - O regresso - Parte 4

Igreja Sta Cruz e Café Concerto (Fados de Coimbra)
Dia 7 - 30.AGO.11 - 3ª. Feira 
ABRANTES - FERREIRA DO ZÊZERE - MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
Saída de Abrantes pela AE até ao Entroncamento e continuação da viagem pelo IC3 até Ferreira do Zêzere.

Não era esta a minha opção de percurso pois nada se visita. 
É claro que quem ia à frente era o Artur, que tem uma grande apetência por ''vias rápidas''... pena pois poderíamos iniciar a subida logo em Abrantes pela barragem de Castelo do Bode e ir parando nalgumas praias fluviais interessantes... ficará para a próxima. 
PRAIAS FLUVIAIS DE PORTUGAL OU PRAIAS FLUVIAIS
Para corrigir a acelerada rota, decidiu-se aproveitar para visitar Miranda do Corvo e a sua AS. Terra simpática mas na nossa opinião sem grande interesse para além de algum património natural. 
Logo à saída recebo chamada da Tailândia do amigo David Estrêla que detetou mais um problema técnico na autocaravana... como ia em direção de Coimbra, rumei a um dos representantes da FIAT para colher mais uma opinião sobre o que estava a acontecer, sendo que o David está a anos luz de distância de uma qualquer FIAT...
O problema apenas se resolveria num concessionário FIAT e até foi mais longe o competente técnico, de que a solução seria o ''reboque'' ou o envio da AC ''de avião'' como já teria acontecido a problema idêntico no Reino Unido... saí pois no Reino Unido tanto quanto sei existem representantes da marca... 
Ainda bem que o David acabou por ultrapassar o problema ''na concorrência''...
Já em  Coimbra  pernoitaríamos na AS do ''Choupal''.





Após o jantar, a travessia da ponte pedonal e ''a bica'' no Café Sta. Cruz anexo à linda igreja do mesmo nome para aí assistir pelo preço ''da bica'' a uma sessão de fados de Coimbra.
Percorridos: 889 Km


Dia 8 - 31.AGO.11 - 4ª. Feira
COIMBRA - CONDEIXA-A-NOVA 
Os meus parceiros de viagem rumaram a casa para rever as netas. 
Antes de regressar, contatei os meus amigos de longa data (Luisa Ivo e Zé Dias) que me disseram estar no seu refúgio de Condeixa.
Rumei a Condeixa e após entrar no terreno contíguo à casa, fui ''intimado'' a ficar para participar no almoço familiar de aniversário do meu mais antigo amigo que ocorreria dia 2.
É claro que fiquei.
Percorridos: 909 Km (Dia 20 Km)
Dia 9 - 1.SET.11 - 5ª. Feira
CONDEIXA-A-NOVA
Dia super calmo no simpático espaço onde se passeia por entre fruteiras e uma bela piscina ecológica de nenúfares... confesso que nunca tinha visto ainda nenhuma. 
Coisa linda e bela.



Uma ida ao centro da Vila onde existe AS para AC e a confraternização com o casal e restante família.
Como choveu à noite, acordei julgo que ao tombar de uma ou duas nozes sobre o meu habitáculo... nunca havia tido um despertador de nozes.



Dia 10 - 02.SET.11 - 6ª. Feira
CONDEIXA-A-NOVA - COIMBRA - AVEIRO
Alguma azáfama matinal para preparar a mesa para as onze pessoas.
 Parabéns Zé Dias. O meu abraço ao amigo mais antigo.
A foto oficial com os ''da mesma idade''...
A chegada da família do Porto... a amena cavaqueira... os ''parabéns'' e... o início do regresso.
Como o tempo estava chuvoso, decidi rumar a Aveiro quando o céu entretanto foi ficando claro e límpido.
Paragem para manutenção na AS dos Galitos em Aveiro.
A AS ficou reduzida e ''enjaulada''.
Este espaço para AC ficou dentro ''da rêde''...
Triste por constatar que toda a zona envolvente foi vedada com rede, mesmo o ''parque para 1 AC''... enfim... em Aveiro começa-se nesta matéria a ''andar para trás''... é claro que nas traseiras da ES da BP no parque das piscinas, o local é bem mais sossegado e calmo e as câmaras da gasolineira oferecem alguma proteção.
Como ainda não anoitecia, procurei o Parque junto à Ria onde é sempre possível partilhar experiências de viagens o que veio a acontecer com AC Espanhóis de Salamanca e Vitória.
A noite... já o sabia... algo ruidosa pois a chegada dos jovens das discotecas nos fins de semana, tornam o local inapropriado para pernoita.
Percorridos: 990 Km
Dia 11 - 03.SET.11 - Sábado
AVEIRO - PORTO - BRAGA - VILA DO CONDE
A meio da manhã, passei pelo concessionário ''Burstner'' em Angeja, para pequenas afinações do alarme já que penso fazer nova ''tirada europeia''...
Como a minha ''via verde'' está ''pifada'', lá terei de passar na Area de Serviço da Trofa para adquirir nova via verde e assinar novo contrato (será isto uma burla?)... acontece que nas obras de alargamento da A3, provisóriamente abateram o pontão que dava acesso ao outro lado da via onde se situam os escritórios da VV. Nada feito... chegarão as ameaças de envio de pagamentos para ''o fisco''?
passagem no Porto, na ponte do Freixo
Ao chegar a Braga, limitei-me a ''largar'' o que já não me faz falta e... de novo... rumei a Vila do Conde onde já estavam os meus amigos habituais.
Rio Ave 



 
Mulher estátua 


Um passeio citadino e a visita a mais uma iniciativa cultural interessante que a autarquia disponibilizou em recente espaço restaurado tornando todo o conjunto num local aprazível.
Percorridos: 1.175 Km (Dia 185 Km)
Dia 12 - 04.SET.11 - Domingo
VILA DO CONDE - P.VARZIM - AVER-O-MAR - BRAGA
Dia repartido pela marginal de Vila do Conde, da Póvoa de Varzim e Aver-O-Mar onde a enorme zona térrea conta já com poucas viaturas ''ligeiras'' mas continuam lá as placas de proibição para AC... pelo que nem uma se lá via.
O regresso, finalmente no final do agradável dia.
Percorridos: 1.230 Km (Dia 55 km)