segunda-feira, junho 24, 2019

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul - Dias 1 a 20

Altura - Algarve
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –
Dia 1 - 25maio2019 - BRAGA - Vila Verde - BRAGA - BATALHA
Já dizia Sherlock Holmes " A minha vida resume-se a um longo esforço para escapar aos lugares-comuns da existência. Abomino a rotina enfadonha da existência "
Diria eu que os meus neurónios não se dão bem com a estagnação e acrescentaria que abomino a insossa rotina.
A rotina e o consequente aborrecimento levam a perceber a vida vazia e sem sentido, conduzem ao bloqueio mental e paralisam a possibilidade de empreender iniciativas para sair dessa situação.
Nesta fase da vida sinto-me bem vivo pelas pequenas surpresas diárias que vou encontrando em terras diferentes que aos olhos mais apressados podem passar desapercebidas. O sorriso sincero de bom dia de pessoas que não conheço e com quem me cruzo, o chilreio da passarada, o luar de uma noite tranquila, a gargalhada espontânea de pequenos grupos de jovens… sinto-me bem com as coisas simples do dia a dia em azimutes diversos.
Cá vou eu de novo por mais uns dias em direção a sul.

Aproveitada a hora do jogo da taça de Portugal para que o trânsito se reduzisse aos mínimos nesta tarde de sábado.
Ainde pensei ir ficar a Coruche mas ficamo-nos pela Batalha.
O calor ainda não incomodou muito pois a brisa sentida foi diluindo o seu efeito.
Percorridos:292 Kms
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –

Dia 2 - 26maio2019 - BATALHA - Rio Maior - Raposa - Montemor-O-Novo - Alcácer do Sal - São Bartolomeu de Messines
Em dia de Eleições Europeias o percurso fez-se com normalidade. O meu voto já o havia depositado faz hoje 8 dias!

Após Santarém, os 3 Gps que me assessoravam conduziram-me estranhamente até Montemor-O-Novo coisa que jamais me aconteceu já que normalmente deveria ter cruzado Canha. Nada grave.
Ainda tentamos ir almoçar ao Restaurante ''Km10'' no Castelo Ventoso mas já lá passaríamos depois das 15 horas pelo que apenas lá fui cumprimentar os meus Amigos de longa data.
Restaurante Km10

O Boss - meu camarada em Angola
Messines

Estará para breve?

Dali a Messines, foi um ápice com algumas paragens para desanuviar o sono que me atormentava.
As obras no espaço dedicado às AC ainda não estavam terminadas pelo que o local de pernoita passou a ser uma pequena rua por detrás da Escola Secundária que prometia grande sossego.
Percorridos: 669 Kms ( Dia 377 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –
Dia 3 - 27maio2019 - São Bartolomeu de Messines - Alvor - Faro - MANTA ROTA.
A manhã foi passada a incomodar o meu Amigo Messinense que uma vez mais me oleou 2 dos Gps (o antigo PDA já não aceita atualizações  ).
Grato ao Duarte pela sua sempre habitual dedicação desinteressada. O meu Abraço para ele e família.
Após o almoço em dia quente e algo ventoso, rumamos ao Alvor pensando ali permanecer uns dias.
Com o vento foi parar e andar, atravessando o Algarve de Barlavento para Sotavento com o ar condicionado a ajudar a suportar a caloraça que se fazia sentir.
Encontramos ainda espaços vagos no Parque de Autocaravanas contudo à chegada fomos logo avisados de que teríamos de 'abalar' no dia 31 de maio.

Ora sim senhor, querem connosco faturar de setembro a maio e depois preferem os 'turismos' por caberem mais e permitindo assim maiores receitas para a Autarquia.
Nada a fazer. Pagamos a 'taxa turística' que se irá juntar aos € 5,00 de estadia diária.
Percorridos: 827 Kms ( Dia 158 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –
Dia 4 - 28maio2019 - MANTA ROTA.
Dia de bom sol e céu azul. Muita passarada. Praia que me dizem estar divinal. Com ação de despejo anunciada, sento-me na poltrona de perna entrançada e assim me sinto bem.
Nada mais tenho a dizer por hoje.
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –
Dia 5 - 29maio2019 - MANTA ROTA.
Nada a declarar.
 Fora de serviço?
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –
Dia 6 - 30maio2019 - MANTA ROTA.
Aos costumes disse nada!

Dia 7 - 31maio2019 - MANTA ROTA - ALTURA
Chegou o dia do encerramento do Parque, decisão lastimável da Autarquia que a ganância de fazer crescer receitas os leva a que pelo menos nos próximos 15 dias o espaço fique 'às moscas' perdendo a receita proporcionada pelos mais de meia centena de utentes que logo cedo começaram a debandada ( cerca de € 300,00 a € 500,00/dia de perdas).
As pessoas incompetentes existem em todo o lado
Como é que as famílias que ainda tem filhos em idade escolar vão aderir ao parque?

Após o meio dia e até final da tarde, fiquei eu e um outro Português a fruir o deserto espaço fazendo antes de sair os reabastecimentos necessários.
Para onde ir ao pé do mar?
Ainda pensei no Camping de Monte Gordo mas ao passar em Altura pensando que o espaço logo a seguir ao hotel estivesse repleto verifiquei que não.
Ali ficamos entre Alemães, Portugueses, Franceses e Espanhóis ao som das rãs e de as já conhecidas 'galinholas' (será?) que cacarejam e desaparecem no estreito canal quando nos tentamos aproximar. Nunca avistei tais aves.
Como não vou 'ao banho' nem me exponho ao sol, uma cadeira no exterior facilitou-me a leitura de livro que me foi gentilmente oferecido recentemente pelo Autor, o Dr. Cândido Ferreira ex-candidato à Presidência da República pouco ou nada divulgado pelos meios de comunicação social o que levou a que o 'Tino de Rans' o superasse.
O Dr Cândido Ferreira é um conceituado Nefrologista, que deu à estampa mais este testemunho integrado nas comemorações do encerramento da sua atividade médica e onde aborda de forma sábia a problemática Político-Social do País com críticas várias e pertinentes sobre o despesismo exagerado da Presidência da República e da atuação de MRS.
Aprecio o seu saber bem como o seu auto-afastamento do Partido onde tem militado, retirando-se do mesmo quando algo o incomoda ou discorda como foi a entrada de Sócrates para o Governo.
O meu Abraço para ele.
Percorridos: 833 Kms ( Dia 6 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –
Dia 8 - 1junho2019 - ALTURA

Aqui fiquei. A praia não é muito longe, basta percorrer um passadiço.

Nada a destacar neste dia. Sol, calor aceitável e... até me cruzei com um coelho que não me deixou fazer a foto para registo. Mas na volta, eis que uma bela perdiz me sorri!

Mais um livrito que ficou a meio.
Local calmo com muitos Espanhóis.

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –

Dia 9 - 2junho2019 - ALTURA
Até parecerá rotina... não, não é... tudo que seja em locais mais distantes e ao pé do mar, há sempre algo que me seduz.
Umas tagarelices com a vizinhança, uma olhada à praia, um café após o almoço e umas pedaladas da parte de tarde até Monte Gordo ( 15 kms ida e volta).
Num domingo calorento e muita gente do outro lado do Guadiana a encher de vida as praias, algo muda.
O que fui fazer a Monte Gordo? Ora pois... caso as 'autoridades' venham a incomodar neste terrão próximo do mar em Altura, temos o Camping de Monte Gordo que até final de junho não tem lotação esgotada e poderá ser uma boa opção. Custa a estadia € 11,60 + € 1,00 Taxa Turística (AC -7mts+2 pax)!!!

Não são os campings a minha praia mas nestas circunstâncias em que nesta região perseguem quem pernoita na via pública como se fôramos criminosos, poderá ser uma opção. Veremos. Sempre gostei de 'ser selvagem' não molestando de modo algum os demais.
Amanhã será outro dia.
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 10 - 3junho2019 - ALTURA - Ayamonte (Esp) - Castro Marim - ALTURA
Os Espanhóis partiram na véspera já que hoje é dia de trabalho.
O tempo continua bom para a época.
Recebemos visita de Amiga que vive em Faro. Acompanhou-nos na ida a Ayamonte beber uma caña acompanhada de umas agradáveis calamares.
Reabastecimento de diesel a preço mais baixo ainda passamos em Castro Marim para repor água.

Mais um belo dia passado, regressamos ao nosso lugar de acolhimento.
Percorridos: 873 Kms ( Dia 40 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 11 - 4junho2019 - ALTURA
Isto já nem é crónica nem é nada. Começo a ficar com os conteúdos esgotados.
A praia amolece e dizem-me que a chuva se avizinha... será?
A meio da tarde o vento fez-se sentir. Será este o sintoma?

Vou comer umas cerejas e volto amanhã.

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 12 - 5junho2019 - ALTURA
Ui Ui... Não chove o que é bom e o céu tem apenas aqui e ali minúsculas nuvens que mais parecem algodão.
Na praia a brisa é um misto de vento desagradável.
As pessoas dedicam-se à apanha da conquilha.
Prefiro fruir a visita inesperada do rebanho de cabras e ovelhas.

A terra ainda se encontra pouco povoada, talvez a afluência aconteça mais lá para meados do mês com a miudagem a entrar de férias.

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 13 - 6junho2019 - ALTURA - Castro Marim - Praia do Cabeço - ALTURA
Da parte da manhã ainda se consegue fazer praia salvo a partir das 11,30h em que o vento é incómodo e torna o ambiente frio.
Uma olhada aos 'garimpeiros do marisco' que vindos de Faro percorrem todos os areais em busca artesanal das apetitosas 'cadelinhas'.
Os barcos da vizinha Espanha passam constantemente a escassos metros da praia levando consigo muitos kgs por arrasto, deixando um cheiro agressivo de óleo e gasóleo e contaminando as águas, queixam-se os 'garimpeiros'.
O caso vertente é de uma traineira 'das nossas' que faz o mesmo mesmo se a viatura da Polícia Marítima percorre as praias e nada faz.
Após o almoço, ida a Castro Marim para reabastecimento com passagem na Praia do Cabeço (entre Monte Gordo e Praia Verde ) onde estão pinhal dentro, umas dezenas de AC todas de estrangeiros até que de tempos a tempos a GNR por lá passa ensaiando umas contra-ordenações.
Ainda pensamos ficar no Camping de Monte Gordo mas a vontade de ficar no espaço de Altura superou essa vontade.
Constato que os AC estão mais sensibilizados para aqui permanecerem mais discretos, contudo, alguns nem se dão ao trabalho de fazer o que fiz e despejam as K7 e demais líquidos cinza numa caixa de saneamento junto ao campo de futebol.

Abordei um Francês que não ficou muito incomodado e me disse que essa seria a prática de Portugueses que estavam perto dele.
A falta de civismo não escolhe nacionalidades e acontece com atitudes de outros cidadãos nas cidades e praias.
Lamento e sem o querer acabo por ser metido no mesmo 'saco' que os incumpridores.
Percorridos: 902 Kms ( Dia 29 Kms )

Percorridos: 902 Kms ( Dia 29 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 14 - 7junho2019 - ALTURA.
Começo a constatar que já muito pouco/as procuram estas modestas e simplòrias crónicas.
Que importa? Ficam como se foram o meu bloco de notas enquanto o FB existir.
Voltei à praia mas sentadinho numa cadeira e munido dos pouco utilizados binóculos para poder ver ao perto os poucos barcos que iam passando.
A brisa da véspera manteve-se hoje.

Que encontrei ou vi de 'novo' depois do coelhito e da perdiz e do rebanho de cabras?
Pois fiquem sabendo que a pouco mais de um metro de mim, saltitou uma linda 'poupa'.

Gosto ou melhor Adoro ver pássaros fora das gaiolas - em Liberdade.
Sou capaz de passar horas a falar para eles e neste caso, sempre que me aproximava mais, a 'poupa' eriçava o caruto da sua cabecita como se fosse um abanico!!! Delícia.
/// A poupa-eurasiática é uma ave da ordem Bucerotiformes. A poupa-eurasiática possui 27 cm de comprimento. Apresenta formas e coloridos característicos: longa crista alaranjada, com extremidades negras, que ela pode abrir ou fechar em leque à vontade; bico comprido e cavado, asas e cauda pintalgadas de negro e branco.///

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 15 - 8junho2019 - ALTURA.
A noite tornou-se algo incómoda tal o vento que fazia. Tive de fechar as escotilhas não fossem elas voar.
O despertar já se fez em manhã de grande acalmia e a praia estava convidativa.
Ainda não foi desta que mergulhei nas tépidas águas. Um misto de receios (cancros de pele) e de uma certa preguiça.
O registo mais saliente da jornada, aconteceu quando a minha companheira num assomo nostálgico por já ter tido um cão 'lavrador', abalançou-se conseguindo autorização do dono de belo exemplar de cor castanha, não muito usual, para ir ao banho.

Feliz da vida esteve até ao momento em que a viatura de Polícia Marítima ao se aproximar lhe disse que nem pensar levar animais para as praias em todo o Sotavento Algarvio!!!

Simpáticos e compreensivos, argumentaram até que havendo já permissão de levar animais para alguns restaurantes, não faria sentido a proibição total nas praias.
E por aqui me fico que está na hora da 'bejeca'...
A gastronomia Algarvia não tem sido a minha praia. Ai se fora no Alentejo... aí, sim... sou devoto fervoroso.
O jantar 'a bordo' está na imagem. Entre outros... quinoa...
Nota: Mesmo se estamos em semana de 2 feriados o incremento de banhistas não foi assim tão grande, talvez para outras zonas do Algarve.

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul –Dia 16 - 9junho2019 - ALTURA.
Mais uma noite pejada de ventos incómodos.
A manhã portou-se melhor e a praia estava mais composta ou não fora domingo.
A água do mar, estaria fria.

Faz já alguns dias que um pai/avô passeia uma criança deficiente. Aflijo-me com estas situações mais que os muitos casos de pobreza que por aí abunda, Crianças sem sorte e condenadas a uma vida de dependência deveriam ser mais acarinhadas por quem manda.
O jantar?

Uma tortilha saborosa com um copo de vinho Alentejano. Sabem a diferença entre uma omelete e uma tortilha?
Vou sabendo!
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul ( O Regresso ) –
Dia 17 - 10junho2019 - ALTURA - Castro Marim - ALCOUTIM - Mértola - MINAS DE SÃO DOMINGOS
Da parte da manhã, fez-se praia.

Com a maré-cheia o areal encontrava-se repleto de finas algas verdes claras tornando o ambiente diferente.

Após o almoço decidimo-nos pelo regresso.
Já deixava saudades este calmo espaço aprazível desde que todos respeitem a natureza e se comportem discretamente.

A 'tal' galinhola com quem desta e de outras vezes cacarejava ao desafio, que pena eu dela(s) tenho.
Nunca as vi mas logo que chegava-mos de entre o canavial do pequeno canal dava sinal acústico.
Tentei vezes várias chegar até ela mas, nada feito, mal me sentia a 1 ou 2 metros apenas a ouvia a entrar na água.
Querem ver como elas são? Fácil, no google bastará inserir ''galinha de água''...

Em Castro Marim na tarefa de reabastecimento observei uma cena digna de registo: Uma gata negra, agarrou pela boca o seu gatito (já grande) só e apenas para o atravessar a rua...
Chegando ao passeio, largou a cria que logo continuou aos saltos para o quintal que as alberga.
Paragem em Alcoutim para um pequeno passeio nas margens do Guadiana. Alcoutim vale a pena.

Mértola foi só de passagem pois o destino seria mais para interior junto à lagoa das Minas de São Domingos que em final de feriado se viu que ainda estavam repletas de gente.

Local agradável que me forçou a antecipar o sono pois o vento não deixava a antena satélite manter-se de forma a facultar a TV e o Wifi ali, era uma vez!... Coisas do Alentejo profundo.

Percorridos: 1.008 Kms ( Dia 106 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul ( O Regresso ) –
Dia 18 - 11junho2019 - MINAS DE SÃO DOMINGOS - Serpa - Pias - Moura - MOURÃO - Monsaraz - ÉVORA
Ao alvorecer a partida com pequena passagem em Serpa para aceder ao wifi.

ASA das Minas de S. Domingos

Novos olivais - Mais que as mães.

Serpa
Ainda pensamos almoçar em Pias no restaurante próximo da igreja já conhecido mas levava como ideia passar num outro mais a norte em Mourão.
Atravessamento de partes da barragem do Alqueva onde a paisagem campestre deixou de ser maioritariamente amarela/ouro para já se avistarem imensas propriedades verdes beneficiadas pelas águas da albufeira.
Em Mourão já não me recordava do nome nem da localização do Restaurante ''Adega Velha'' onde em tempos lá fui parar pela mão do Amigo Eduardo.
Pergunta aqui, pergunta ali... e eis que o Restaurante das 'cisternas' surge.
Momentos após a entrada, já ao balcão 4 Alentejanos de gema de cerveja na mão ensaiavam o 'cante Alentejano'. É disto que gosto. O 1º filme que fiz... 'pifou' o que me entristeceu pois foi o melhor que ouvi.

Bem almoçados, seguimos até ao alto de Monsaraz onde pensamos ficar tal não acontecendo pelos ventos sentidos lá no cimo.
Decidimos avançar em direção a Évora onde chegamos no final de tarde ainda a tempo de após o jantar caminhar pelo Rossio.
Percorridos: 1.189 Kms ( Dia:181 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul ( O Regresso ) –
Dia 19 - 12junho2019 - ÉVORA - Arraiolos - Pavia - Montargil - Ponte de Sor - Gavião - Sardoal - Vila de Rei - Sertã - Pedrogão - MIRANDA DO CORVO
A viagem de regresso foi uma vez mais inabitual. Fugimos às rotas de rotina sempre pejadas de viaturas ligeiras ou pesadas.
Não fora o vento persistente e a viagem teria sido mais agradável.
Pouco trânsito em todas elas.

À saída de Arraiolos

Miranda do Corvo

Paragem em Ponte de Sôr para ida às compras e almoço.
Seguimento com a intenção de irmos ficar a Coimbra sendo que ao avistarmos a placa de Miranda do Corvo foi para lá que apontamos.
Uma ida à entrada do Parque Biológico cuja visita faremos numa próxima passagem.
Percorridos:1.454 Kms ( Dia 265 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Rumo a sul ( O Regresso ) –
Dia 20 - 13junho2019 - MIRANDA DO CORVO - Coimbra - Mealhada - BRAGA
Que dizer da derradeira viagem deste rumo a sul?
Nada de especial, apenas que como já tem acontecido noutras passagens, fizemos uma paragem técnica para no Restaurante Pedro dos Leitões nos abastecermos com a apetecível 'sandwich'.

Passagem em Coimbra

Em jeito de balanço diria que desta feita os 20 dias bem agradáveis sempre nos presentearam um tempo de sol acolhedor e a estadia Algarvia mesmo se quase sempre na mesma zona primou pela acalmia e bom descanso.
Agora, há que pensar nas consultas médicas entretanto marcadas para verificação das 'maleitas' recém surgidas.
Chegada a Braga
Percorridos: 1.670 Kms ( Dia 216 Kms )