De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, maio 22, 2020

N2 - Dia 2 - Km 69+ - 22maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº. 46/2020)

N2 - Km69
Dia 2 - 22maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante em modo de Covid19 - (nº 46/2020) - VILA POUCA DE AGUIAR - Santa Marta de Penaguião - PESO DA RÉGUA.
O sino da igreja esteve desligado durante a noite.
A meio da manhã, continuamos a caminho de novo objetivo.
Androide + Gps + Tablet... siga a Marinha...
Liguei a APP GPX Vieurer aconselhada pelo Amigo Messinense que me remeteu 8 treckkings com todo o percurso deste modo: 1 Tablet, 1 tlm 'andróid' e... o Gps Garmin com as portagens e AE desligadas.
À cautela, antes de sair, visionei todo o percurso e anotei numa folha do bloco de notas, terrinha por terrinha... ( Parada, Ferreirinho, Vila Chã, Covêlo, Barrajouro, Escariz, Gravelos, Vila Real, Cumeeira, Bertelos, Santa Marta de Penaguião).
Tudo jogou certo e o Gps seria suficiente.











A passagem à margem de Vila Real que decidimos não parar por sobejamente conhecida, mas, aí, na primeira rotunda, a N2 devidamente assinalada remetendo para o IP4 o que desvirtua a N2 numa meia dúzia de Kms pois o 'tablet' assim me informava.
Compreendemos boa opção para não entrarmos no centro da cidade.

Seguimos a N2 até Santa Marta de Penaguião e a entrada no Alto Douro Vinhateiro é sempre um momento alto de qualquer roteiro. A estrada desenha-se em contornos retorcidos, por entre a complexidade da paisagem modelada pelo homem ao longo dos anos. Entramos em pleno pelos  socalcos do Douro, que nos iluminam o dia, e cujo percurso nos proporciona quilómetros de um desfile panorâmico. A paisagem única valeu à região a nobre distinção de Património Mundial da UNESCO.

De lá até Santa Marta de Penaguião, nada de complicado e a passagem ao Km 69 haveríamos de efetuar paragem para as fotos requeridas. Quem como nós vem de norte, não é fácil pois o desvio para estacionar está do lado contrário e sobre duas curvas.
A paisagem desde Vila Real, é maravilhosa com o teu titubeante percurso por entre socalcos de verde das vinhas.
Confesso que prefiro esta estrada no outono, após as vindimas pelas tonalidades quentes do castanho rosado.






Nova paragem em Santa Marta de Penaguião junto ao Parque de Desportos onde num Restaurante local, os meus parceiros preferiram almoçar na mesa por € 7,00 (tudo incluído) e eu pelo 'tack away' pelo mesmo preço mas com a possibilidade de fazer duas refeições.
Dali até ao Peso da Régua, os mesmos cenários plenos de bons ares e paisagens de encher o olho.


Segue-se a cidade de Peso da Régua, nas margens do rio por onde os vinhedos não têm fim. De águas calmas e profundas, o Douro segue o seu curso até desaguar na Foz no Porto.

Sem barcos, irreconhecível a Régua






Casa do Douro




Chegada à Régua, onde na área de serviço para autocaravanas iremos pernoitar (€ 3,00).
Percorridos: 54 Kms

Sem comentários: