De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, agosto 01, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France' 2014 ( VIII )

Dia 15 de viagem – 27jul14 – domingo
ESPELETTE (Fr) - SARE - BERA ( Esp ) - Zarautz - Zumaia - LOIOLA - Bergara - VITÓRIA/ GASTEIZ
Saída matinal de Espelette atravessando o que restava dos Pirinéus Franceses até que sem avistarmos indicação de entrada em Espanha nos surge uma pequena e bonita cidade de Navarra de nome Bera.
Só mesmo por encomenda se chega aqui já que não é uma passagem fronteiriça de muito movimento.
Valeu a pena o curto deambular pela pitoresca terra de onde partem trilhos pedestres pela raia Espanha/França tendo muito próximo do lado Francês dois pontos de interesse a explorar numa próxima passagem: As grutas de Sare e o comboio típico dos pirinéus ( Le Petit Train de la Rhune) .





Bera (ou Vera de Bidasoa) é um município de Espanha na província e comunidade autónoma de Navarra com cerca de 3.800 habitantes. 
flores mil, dão realce às magníficas fachadas
as fachadas repletas de vasos floridos


o pequeno rio em Bera
já na costa do País Basco
impossível parar
Zumaia lá ao fundo
 a praia de Zumaia na pequena baía
AS Zumaia N 43º 17' 36.6'' W 2º 15' 0.72''
Passada Irún, acabaria de prosseguir passando à ilharga  de San Sebastian tentando ir ficar junto à 'costa atlântica' em Zarautz ou Zumaia, mas se bem que numa das localidades existia um amplo espaço na AS para autocaravanas, acabaria por prosseguir já que as praias estavam pejadas de gente. Entretanto, fui dando instruções ao Gps para me levar a uma AS mais no interior do País Basco... Bergara... neste caso o inconveniente foi o de constatar que desviei da estrada principal para rumar zona algo montanhosa e repleta de curvas que serpentearam algumas zonas de uns 800 mts de altura... ufff... 
localização da AS Zumaia
Há males que vêm por bem... acontece que todo aquele rodopio de montes e vales me levou a um local de peregrinação cujo património espetacular me cativou: 
Fui parar a uma zona bem arborizada, com sombras bondosas que numa tarde de dia quente mais ajudou à paragem para visitar.
Trata-se da localidade de LOIOLA, onde nasceu o Santo Inácio de Loiola e onde erigiram um enorme centro religioso.

Santuário de Loyola, é um santuário construído na casa natal de Inácio de Loyola  (para os católicos, Santo Inácio de Loyola), fundador da Companhia de Jesus, dos padres jesuítas.  
Localiza-se em Azpeitia no País Basco (Espanha)

Juntamente com o Santuário de Aránzazu é o mais importante da comunidade autónoma do País Basco.

Maravilhoso!
  
um vídeo colhido na net para dar uma melhor ideia do que visitei
a entrada e o órgão

abismado com tanta arte e beleza

visita que recomendo


na casa do 'santo'

padre e  crentes Japonêses 
um enquadramento interessante

Continuação da viagem por mais outras tantas curvas num corropio de sobe e desce até ao já conhecido _P_ (AS ) de Vitória.
zonas arborizadas do percurso final

já com a pequena Bergara lá em baixo
Bergara
AS Bergara
Percorridos: 1.608 Km ( Dia 195 Km )

Sem comentários: