De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

sábado, julho 26, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France' 2014 ( VII )

Dia 14 de viagem – 26jul14 – sábado
PAU > St Palais > ESPELETTE (Fr)
Quando uma cidade, neste caso, de cerca de 180.000 hab. permite a presença livre dos autocaravanistas, estes acabam por aproveitar para visitar a cidade.
Um enorme _P_ de estacionamento a 500 mts do centro histórico (gratuito ) e condições agradáveis para quem os visita ( 'funicular' grátis... 'navette' grátis - transporte circular) é irresistível a visita.

a degradação é notável em muitos edifícios católicos... infiltrações à mistura com algum desleixo... lamentável...


linda praça
soberbo
agradável e fresco

grátis para a 'Gare'...



O TGV!!!
um passeio grátis no circuito urbano
Contente de haver conhecido melhor uma simpática cidade por onde já passei vezes várias e nunca tinha visitado.
Sem um percurso certo e um destino gizado na mente, haveria de seguir por Mourenx com uma pequena pausa mais adiante em Navarrenx ( a cidade muralhada ) para na AS para AC vazar as águas cinzas e abastecer de água.

AS de NAVARRENX  - N 43º 19' 45.8''  -  W 0º 45' 25.5'' 
AS pública, mal sinalizada, ao lado do Carrefour Express.
Prossegui por estradas estreitas e sinuosas mas de altitudes entre os 50 mts e os 800! Muitos campos e florestas em redor... odores vários sobretudo de palha sêca e de dejetos de animais campestres.
Fui deixando para trás Nabas, Domezain e nova paragem em St Palais, tudo no País Basco Francês.
AS de St Palais - N  43º 19' 45.8''  -  W 1º 01' 56.9''
Esta nova paragem haveria de servir para completar as tarefas de manutenção da AC pois nem tudo lembra... aqui haveria de proceder à limpesa da K7!!!
St Palais no País Basco Francês
Amanhã será dia de festa na terra pois os preparativos já se iniciaram. Ficará para uma próxima passagem pois agradam-me sobremaneira os ancestrais jogos e tradições do País Basco seja do lado Espanhol ou Francês.
St Palais
Mais uma estrada carregada de verde e sinuosa, desta vez por Almendaritz, Heleta, Louhossoa e Itxassa, todas no miolo do País Basco Francês, terminando o dia numa pequena localidade onde vi inúmeras AC estacionadas que me despertaram a curiosidade.
rebanhos de ovelhas que conhecem o caminho

daqui não saio... 
Vim a saber que se trata da 'capital' do 'pimentão'... coisa que não aprecio, mesmo assim haveria de visitar.



até o Hotel está decorado com o 'pimentão'!








Uma pequena aldeia encravada no meio do nada repleta de casas comerciais de inigualável arquitetura e decoração.

E por cá fiquei uma vez mais na quietude dos Pirinéus.
_P_ N 43º 20' 19.2''  - W 1º 26' 51.5''
Percorridos: 1.413 Km ( Dia 113 Km )


Enviar um comentário