De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

sexta-feira, julho 25, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France' 2014 ( VI )

Dia 13 de viagem – 25jul14 – 6ª. feira
TARBES - PAU
Durante a noite chuviscou o que nem assim atenuou o calor que se fazia sentir.
Passei a manhã de volta da internet sobretudo para atualizar o blog.
Almocei, fui ao hiper abastecer o frigorífico e voltei à estrada numa tarde semi encoberta e algo quente.
Ibos
Logo à saída vi a cúpula de imponente igreja na vizinha Ibos onde a The Saint-Laurent Collegiate Church se encontrava encerrada ao público por estar em preparação uma festa amanhã na pequena cidade satélite de Tarbes.
Estrada fora havia pensado ir ficar a Biarritz mas... inseri no percurso o _P_ de estacionamento aconselhado para autocaravanas em PAU, um enorme parque no centro da cidade, gratuito e onde estavam uma dúzia de amantes deste meio de viajar.
Resolvi ficar e aproveitei para iniciar a visita da cidade interessante onde já passei vezes várias mas sem parar.
Situada a cem quilómetros do mar (Oceano Atlântico) e cinquenta da montanha (Pirenéus). A Espanha é acessivel facilmente via Oloron, pela passagem de Somport. Com um altitude média de 200m a cidade é atravessada pela Gave de Paul, uma torrente de agua procedente dos Pirenéus. Dista 30 km de Lourdes, 110 de Biarritz e 110 km de Toulouse e Bordeaux. Conta com um bom aeroporto, é servido pelo TGV e pela auto-estrada A64.
A população da cidade (em 2005) era de 181.000 habitantes em sua mancha urbana. No intramuros era de 82.132.
Pau é o segundo pólo econômico da Aquitânia, depois de Bordeaux. Cidade universitária, que concentra diversos centros industriais e grandes centros de investigação nos domínios do petróleo, indústrias químicas e petroquímicas, agro-alimentar, mecânica, aeroespacial e de tecnologia da informação.
 
Pau beneficia-se da sua localização central na região "Países do Adour" ("Pays de l'Adour") e a sua localização entre duas importantes bacias populacionais: Bayonne/Anglet/Biarritz (160.000 hab.) e da bacia Tarbes/Lourdes (110.000 hab .). Assim como bacias secundárias mais difusas: Sud des Landes/Dax (90.000 habitantes.) Bacia de Auch (40.000 habitantes.), Orthez/Lacq (30.000 habitantes.). E Oloron (20000 hab.).
Funções Terciárias: administrativo (prefeitura…), cultural (universitária) e judiciária;
Centro científico e técnico Jean Féger, grupo petrolífero TOTAL (ex-ELF);
Centro de Pesquisa Euralis;
Tecnologia Hélioparc, Pau Cite Multimedia e E-Business Setor Sul Aquitaine (PEBA);
Indústria aeroespacial;
Indústria elétrica;
Indústrias agro-alimentares e vinho;
Produtos químicos e indústria farmacêutica;
TI, NTIC;
Projeto Pau Broadband Country (FTTH);
Turismo, negócios, seminários, congressos. 














A visita pedestre ao centro histórico, incompleta por estar encerrado o edifício do turismo.
Amanhã, veremos o que fazer.
_P_ - N 43º 17' 58.9''  -  W 0º 22' 35.1''
Percorridos: 1.300 Km - ( Dia 50 Km )
Enviar um comentário