De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quinta-feira, abril 18, 2019

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dias 1 a 7 - 23 a 29 de março 2019

Crónica de Autocaravanista Itinerante - 23mar2019 -
Dia 1 - BRAGA - Vila Verde - Freixo - Barcelos - VILA DO CONDE
O elevador do prédio carregado para abastecer a autocaravana
Com a primavera chegada haveria de fazer mais uma pequena mas desejada saída, isto após una dias passados a fazer exames de rotina.
Os resultados não foram muito satisfatórios, contudo não me surpreenderam. Colesteróis e triglicerídeos acima do desejável e como não bastasse, a tensão arterial mínima acima do normal.
Como a idade já vai avançando e não gostaria de ser atacado por situações inquietantes, há que tomar medidas:
1. Exercício - Veio comigo a bicicleta a pedal e ao despertar vou fazendo exercícios físicos de manutenção (flexões, abdominais etc);
2. Medicação - Sendo avesso à toma de ''estatinas'', decidido pela ingestão de comprimido diário à base de arroz vermelho (adquirido em farmácia - ArmoLIPID PLUS) que me dizem poder reduzir e melhorar em 20% os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Esta experiência terá à partida a vantagem de não criar habituação nem se apresentar com os inconvenientes maléficos das ''estatinas''!
Nada como experimentar.



Lá me fiz ao caminho sendo que ao passar em Tamel (Barcelos) uma nuvem densa de fumo me enraiveceu por constatar que este meu Povo, não aprende mesmo... Triste.
Rumei uma vez mais à apetecível Vila do Conde, sem antes passar no ''Outlet'' e ao chegar próximo da foz do Ave já por lá estavam uma centena de autocravanas e claro, os meus amigos ''do costume''.
Percorridos: 103 Kms
Crónica de Autocaravanista Itinerante - 24mar2019 -
Dia 2 - BRAGA - VILA DO CONDE - S. Pedro de AFURADA (Vila Nova de Gaia).
 Dia 100% de Primavera.


Na pequena caminhada pedestre, passagem num 'encontro' de viaturas clássicas. Cerca de uma centena. Todos a bilhar como se foram novos. Valeu pela nostalgia de apreciar aqueles que em tempos passados rolavam pelas nossas cidades deliciando a geração que nessa época se cruzava com eles.









No final do dia, as despedidas das minhas companhias que regressavam a casa.
No meu caso, ainda pensei passar ali mais uma noite mas a vontade de mudar de poiso levou-me mais a sul numa fila infindável de domingueiros que regressavam ao Porto.






Chegado à ponte da Arrábida, apontei à direita para a marina da Afurada onde ainda cheguei tempo de assistir ao final do ocaso.
Percorridos: 142 Kms ( Dia 39 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - 25mar2019 -

Dia 3 - S. Pedro de AFURADA (Vila Nova de Gaia) - Ponte D. Luis (bike 8 Kms) - Lavadores - Canidelo - Salgueiros - Valadares (bike 14 kms).
O despertar matinal

Havia pensado passar a noite e partir. Acontece que o local me seduziu. Noite bem passada, pela manhã retirei a bicicleta do 'pedestal' e rumei até à ponte D. Luís onde se frui a maravilhosa vista para a zona ribeirinha do Porto. Muitos turistas sobretudo Asiáticos. 










No retorno ainda pesquei autocaravanista Francês que estava no Cais do Cavaco e que me pediu para me seguir para lhe indicar uma drogaria e traduzir o que pretendia. Em vez de uma comprinha, fez 5!
Cais do Cavaco à passagem

Almoço a bordo, sempre com a paisagem de rio presente, o café ali próximo, o palmilhar as poucas ruas de casas de 2 pisos que quase todas tinham vasos de plantas à porta, uns banquinhos e até estendais de roupa. No parque onde fiquei, existe um edifício onde as locais lavam roupa que depois colocam nos vários estendais improvisados ali ao pé.

Peixe escolhido para grelhar



Dali, de bicicleta, avancei em direção a sul, sempre na orla costeira até Valadares uns 14 kms que na agradável tarde e com a ausência de vento se traduziu num belo passeio sempre à beira mar.






À chegada a 'bejeca' da praxe na esplanada defronte do rio.
Para bem finalizar o dia - Um maravilhoso Ocaso






















Crónica de Autocaravanista Itinerante - 26mar2019 -
Dia 4 - S. Pedro de AFURADA (Vila Nova de Gaia) - Salgueiros - Senhor da Pedra - Espinho - FURADOURO ( Ovar )
Uma noite bastante atribulada. Um vento inusitado e forte abanava o habitáculo. Pelos vistos aconteceu em todo o norte. Entretanto a falta de sono também se deveu a ter tido conhecimento que a garagem onde 'guardo' a AC em Braga vai encerrar pelo que terei de encarar outra hipótese alternativa. Amanhã, o sono voltará certamente.








A meio da manhã, segui pelo litoral até Espinho com paragem apenas no Senhor da Pedra que visitei.
Entretanto no estacionamento na praia do Furadouro aguardavam-me como vem sendo habitual, outros itinerantes que por lá paravam.
No final da tarde, dei uma voltinha de bicicleta daquelas a que chamo: ''de cá-cá-rá-cá''... apenas uma dúzia de Kms.

Furadouro























Desde a última vez que cá passei em que o mar invadiu as ruas, verifico agora que a intervenção de colocação de barreira de pedregulhos vai aguentar um pouco a fúria do mar. Para já, a praia foi sacrificada, no futuro, se verá.

No final da tarde centenas de pessoas colhiam as habituais fotos do ocaso.
A tensão arterial, essa vai melhorando. Estarei no caminho certo.
 
Percorridos: 181 Kms ( Dia 39 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - 27mar2019 -
Dia 5 - FURADOURO ( Ovar ) - Estarreja - CAIS DO BICO (Murtosa).

Saída no final da manhã com passagem em Estarreja para reabastecimentos diversos. Ali encontrei-me com AC de Matosinhos o Carlos que me acompanhou até o Cais do Bico.





Este local é um dos meus preferidos com a Ria como companhia e os barcos moliceiros.

A tarde serviu para umas pedaladas por entre campos verdes e amarelos, cavalos e até touros em semi-liberdade.



O pôr-de-sol que aqui prima pela 'maravilha' mesmo pedalando mais forte já o não apanhei em tempo útil.
Outro virá certamente.
 




Percorridos: 212 Kms ( Dia 31 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - 28mar2019 -
Dia 6 - CAIS DO BICO (Murtosa).

Manhã dedicada a nada fazer até à chegada do almoço vindo do Restaurante ''O Moliceiro''.





Cais da Bestida






No início da tarde retomamos as pedaladas sempre junto à Ria até ao Cais da Bestida. A ideia inicial era de irmos até à praia da Torreira, contudo solidário com o meu parceiro ficamo-nos por ali. O Carlos não está ainda calejado nas lides velocipédicas. Mesmo assim, aguentou estoicamente os 17 kms percorridos.
Este percurso é de igual modo agradável, por entre paisagem ribeirinha onde as lides dos planos campos predominam. Os animais de capoeiro e os bovinos estão disseminados ao longo do percurso.


Na Ria há locais que vão na maré baixa em busca de crustáceos e nos pequenos portos pesqueiros nesta época vão saindo os robalos e sável.
À chegada a visita/contemplação das cegonhas que no alto dos seus ninhos nos iam deliciando com os seus voos em busca do sustento.
Para terminar o dia, como vem sendo habitual, a descida do sol nos foi proporcionando o espetáculo sempre apetecível.















Crónica de Autocaravanista Itinerante - 29mar2019 - Dia 7
Dia 6 - CAIS DO BICO (Murtosa) - Braga
Manhã para acertar conversa com vizinhos Franceses enquanto uma máquina aprimorava o areal próximo para a época estival que se avizinha..

 Almoço e regresso para voltar a sair acompanhado.


Percorridos: .328 Kms ( Dia 116 Kms ) - continua -

Sem comentários: