quinta-feira, novembro 05, 2009

Viagem ao Mont St Michel - França

Várias vezes em viagens por terras de França passei próximo dum local que mantive sempre no imaginário das minhas viagens sem nunca o ter visitado: - O Mont Saint Michel!
Assim sendo, desta vez o objectivo primeiro, foi de passar no ''ilhote rochoso'' na embocadura do Couesnon, no departamento da Mancha, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel.
O seu antigo nome é "monte Saint-Michel em perigo do mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari).
Este  mosteiro, fortificado no séc. XIII, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avignon, sede alternativa da Cristandade (1309-1377). Estas cidades fortificadas, denominadas "bastides" marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais. Foram construídas mais de 300 só na França, entre os anos de 1220 e 1350.
Além das "bastides", foram projetadas e construídas em toda a Europa, de Portugal à Polónia, e nomeadamente no sudoeste da França, entre 1136 e 1270 aproximadamente, numerosas "villeneuves" (cidades novas), que muito contribuíram para o nascimento e consolidação de uma classe social burguesa.
Um exclusivo TSF - Tenho Sempre Fome pelas viagens
Dia 1 - 8SET09 - 3ª. Feira
BRAGA - CHAVES
Para aproveitar a acalmia da noite, partimos pelas 21h., Autoestrada A7 com a finalidade de pernoitar na simpática cidade de Chaves -próximo da zona termal.
Percorridos: 137 Km
Dia 2 - 09SET09 - 4ª. Feira
CHAVES - VERIN - LYON - BURGOS - MIRANDA DEL EBRO - VITÓRIA (La Puebla de Arganzón)
Pela manhã, partida em direcção a Verin. Pisada a AE, seguimos a dita até Miranda do Ebro, onde tencionava-mos dormir na área de serviço existente.
Acontece que a AS estava ''em pantanas'', esperemos que para remodelação.
Decidido avançar pela estrada nacional na direcção de Vitória (já no País Basco).
Estavamos já a 18km de Vitória e eis que na parte de baixo da estrada avistamos a torre de igreja antiga.
Descemos preocupados em não estacionar junto à movimentada linha férrea para Irun.
à noite a tradicional visita do povoado
Conseguimos descobrir local apropriado para pernoita, na parte moderna da simpática terreola junto a pequeno aglomerado de novas vivendas, onde pessoas jovens passeavam com os bebés e os respectivos canídeos.
Aí ficamos num local acolhedor e calmo.
Percorridos - Dia 589 km - Total 726 km
Dia 3- 10SET09 - 5ª. Feira
La Puebla de Arganzón - VITÓRIA - IRUN - BIARRITZ - BAYONNE - DAX - PERIGNAC

Pelas 10 da manhã, após visitar a simpática padaria, regressamos à estrada, Desta vez optamos por entrar na AE de Irun até Biarritz.
Prosseguimos pela EN até Perignac pois como havia informado os meus amigos franceses da nossa passagem, foi-nos ''exigida'' a visita.
E,... lá estavam 3 dos casais com quem já partilhei viagens africanas, e a minha querida amiga Jackeline a quem comprei préviamente um ramo de flores verdes - de esperança . para lhe manifestar a gratidão pelos bons momentos passados e pelo incansável apoio dela e do seu falecido marido Claude.
O jantar na bela ''mansão'', foi uma delícia.
Uma singela homenagem a Claude
Percorridos - 547 km - Total 1 273 km
Dia 4 - 11SET09- 6ª. Feira
PERIGNAC - COGNAC - ANGOULÊME - POITIERS - PARIS
Manhã agradável para viajar. Pelos imensos campos de vinha. Passagem na velha cidade de Cognac onde abastecemos no ''E. Leclerc'' - de notar que à saída da estação de serviço, dispõe de zona própria para despejos de AC.
Decidimos (mal) abandonar a EN 10 para entrar na A10 com portagem.
Pagamos € 49,70 em duas portagens que se não justificaram pois a longa distância até Paris, foi sempre feita no pára-arranca - imensos ''bouchons'' até à chegada ao Camping Paris Est já com o depósito de carburante a assustar... Os 2 GPs levaram-nos directamente até lá.
Percorridos - 537,5 km Total 1 810,5 Km
Dia 5 - 12SET09- Sábado
La Défense
Manhã cêdo, procuramos a necessária informação para a nova visita a Paris, Em viagens anteriores, ficamos no Parque do Bosque de Bolonha. Este Camping é mais procurado pelos AC que pretendem visitar a  ''Disneylândia'', mas pensamos ser também uma boa opção para a visita a Paris.
Adquirimos bilhete para 3 dias com acesso a todos os transportes de Paris, combóio incluido.
Existe  autocarro à porta do Campig que faz a ligação ao combóio para o centro da cidade.
Neste primeiro dia ''com nuvens altas'' ideal para calcorrear a cidade, saímos na estação de La Défense, que já não visitava há cerca de 25 anos.
Aqui o ''metro'' dá sempre a ajuda necessária. Descida até ao Arco do Triunfo.
A pé, fomos até à Torre Eifell.
por toda a cidade se podem encontrar estas ''bikes'' semi-eléctricas... caras!!!
Avenida dos Portugueses
Visitamos ''Os inválidos'', e a Notre Dame.

Na zona do Louvre iniciamos o regresso ao Camping.
Dia 6 . 13SET09- Domingo
PARIS
Melhor que as palavras, apresentaremos algumas imagens dos locais que revisitamos neste dia em Paris.

Aqui vão os preços...

Claro que o Centro Georges Pompidou também estava previsto no roteiro,

Dia 7 - 14SET09 -2ª. Feira
PARIS
Dia 8 - 15SET09 - 3ª Feira
PARIS - VERSAILLES
Posted by Picasa
A saída do Camping... em direcção a Versailles onde pernoitamos no Camping Utopia, que dista 3 km do Palácio.

A visita aos jardins de Versailles...

A Câmara Municipal.
Percorridos Dia 43,5 km  Total 1.853 km
Dia 9 - 16SET09 - 4ª. Feira
VERSAILLES - DEUX - ALENÇON - MONT ST MICHEL
Saída desta vez por estradas sem portagem. o percurso está recheado de lindas localidades.

Não queria acreditar... na cabeceira da catedral. uma área de serviço para AC...
Chegados ao objectivo nº1 da viagem, estacionamos no Parque 6 (as marés não chegam aqui), local destinado às AC. Preço de 24horas = € 8,00!

À noite, mesmo um pouco ventosa, não resistimos a apreciar o ''magnífico cenário'' e até subimos ao cimo...
À noite pelas ruelas, pouca gente...
Posted by Picasa
Percorridos: 311 Km Total: 2.164 Km
Dia 10 - 17SET09 - 5ª. Feira
MONT ST. MICHEL -RENNES - NANTES - POITIERS
Logo pela manhã de volta ao enclave rochoso. Nova subida para apreciar a visão diurna
Regresso iniciado com o ''Mont'' como pano de fundo

Percurso evitando portagens mas por boas estradas e autoestradas. Numa próxima viagem toda esta zona será +assada a pente fino.
Chegada ao Parque de Poitiers e estacionamento no P para AC (pernoita até 8h) custo € 2,00.
A chuva entretanto visitou-nos embora por pouco tempo.
Percorridos: 404 Km - Total: 2.568 Km
Dia 11 - 18SET09 - 6ª. Feira
POITIERS (Futuroscope)
A terceira vez que visito o Futuroscope. Francamente, nada de novo. Não justificou o custo para Séniores de € 32,00 e € 35,00 para o restante público.
Pernoita no Parque até às 8h da manhã - Custo € 8,00 (dia e noite).

Dia 12 - 19SET09 - Sábado
POITIERS - COGNAC - PONS - PERIGNAC

No percurso da EN10, avistam-se de tempos a tempos placas com a indicação de AS para AC. Ao passar próximo de um destes indicativos, saí da estrada e a 1km na pequena localidade de CHAUNAY, a uns 60 km a sul de Poitiers, ao lado da Escola e da ''Mairie'', 4 pontos de abastecimento para AC gratuitos. Ótimo local para pernoita. ELECTRICIDADE GRÁTIS!!! GPS: Long: 00º 09' 49'' E e Lat: 46º 12' 21'' N

Estacionamento de novo na bela e magnífica mansão de turismo rural do meu falecido amigo Claude. Após a chegada, fui na companhia dos meus amigos visitar a próxima cidade de Cognac .

A Praça Central de Cognac.

Visitada a catedral.
Um dos conhecidos Museus do ''Pineaux'' e ''Cognac''...

Após a visita a Cognac, uma visita às casas dos meus parceiros de viagens. Camille em Àfrica sempre me dizia que tinha saudades dos veados... Dado tratar-se de um bonacheirão, não levei a história sério...mas... constactei que eram verdadeiros!
O dono dos animais tinha partido para o Mont de St Michel. Mas a bicharada, essa estava lá...
Um charme de animais!!!
O Jantar em casa de Marie Paule e Jean Louis que deccidiram convidar outro casal que na Mauritânia me deu ''boleia'' até às Tendas do deserto para passar dia e noite num Parque Natural. Ele Gérard e a sua companheira incentivam-nos a ir ao Mali e Burkina Fasso já que quem vai à Guine, mais fácilmente vai a estes países de interior por não haver necessidade de passar rios.
Percorridos: 190 Km - Total: 2.758 Km
Dia 13 - 20SET09 - Domingo
PERIGNAC - PAU - LOURDES

Pela manhã, Jean Louis timha partido para a caça... inacreditável, ao passar numa estrada estreita, por entre as vinhas, eis que surge a passe de galope uma corsa... inacreditável a quantidade de caça em zona de vinhedos.

Aqui pernoitamos no P do ''E Leclerc'' em local apropriado. Talvez por exagêros de verão, as indicações eram no sentido de que não seria permitida a pernoita... Estranho pois o mesmo encontra-se nos guias de AS para AC-
Percorridos: 394 Km - Total: 3.152 Km
Dia 14 - 21SET09 - 2ª. Feira
LOURDES - PAU - ST Jean de Pied Port (França) - PAMPLONA(Espanha) - HARO
Mesmo não sendo ''crente'' é já a 3ª visita a este local.
Fiquei escandalizado com o incremento comercial de toda a zona do templo.
Tudo é ''negócio''... e os imensos ''peregrinos'' reconhecem-se fácilmente... italianos, polacos... etc...
Imensas pessoas ''encamadas'' pedem à ''virgem'' o milagre.
Até os fotógrafos levam a vida...

O regresso fizemo-lo de novo via PAU, sendo que após esta cidade deixamo-nos levar GPS (percurso mais curto), o que nos fez passar por autênticos caminhos rurais alcatroados.
Eis-nos chegados à lindíssima e já minha conhecida cidade de St Jean de Pied de Port nos pirinéus franceses.
Visita que recomendo.

Uma cidadezinha bem conservada
Mesmo se o estacionamento está interdito em todas as ruas, bem perto do centro existe AS para AC onde as cadeiras saltam para o exterior. Custo: € 5,00/dia.

Decidimos desviar a trajectória para  pernoita em HARO - a capital do Vinho da região de La Rioja.
Percorridos: 367 Km - Total: 3.519 Km
Dia 15 - 22SET09 - 3ª. Feira
HARO - BURGOS - PALÊNCIA - BENAVENTE - VERIN

Feita pequena incursão no centro histórico de Haro, iniciamos de novo o regresso mas pelo percurso mais curso. Antiga rota dos emigrantes portugueses. A estrada é boa e tem muitos lanços de AE sem portagem. Pouco trânsito de camiões TIR.
Pequenas paragens em Burgos, Palência e Benavente.
Pernoita em Verin ao lado de pequeno bairro de vivendas.
Percorridos: 485 Km - Total: 4.004 Km
Dia 16 - 23SET09 - 4ª. Feira
VERIN - OURENSE - O PORRIÑO - TUY (Espanha) - VALENÇA - PONTE DE LIMA - BRAGA

Pela manhã, dia soalheiro e nada outonal, regresso por O Porriño para gastar alguns € no Armazém de resquícios do ''El Corte Inglês''... Passagem na àrea de serviço (AS) para AC da fronteiriça TUY... para limpesa de cassete química, descarga de àguas residuais e abastecimento de combustível. Percorridos: Dia 246 Km TOTAL 4.250 km
A AS a 500 mts da antiga fronteira 5*
A viagem em números: Combustível: - 440,31 lts - € 424,58 - Média: 9,65 lts aos 100 km. (Na chegada a Paris os ''bouchons'' e as AE, fizeram subir o consumo para 12 lts/100) Portagens: - € 64,00 (De Braga a Chaves, na fronteira de Irun e Poitiers a Tours/Paris) O regresso foi efectuado em EN e AE sem portagens, por opção... Campings: € 174,00 - Paris-Est (€ 128,00 4 noites com electr.); - Versailhes (€ 32,00 com electr); - Mont St. Michel (€ 8,00); - Futuroscop-Poitiers ( €6 + €2,00).