De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, maio 25, 2020

N2 - Dia 5 de viagem - 25maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 49/2020) - De VISEU a GÓIS

Ponte no Rio Ceira em Góis
N2 - Dia 5 de viagem - 25maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 49/2020) - VISEU - Tondela - Sta Comba Dão - Penacova - Vila Nova de Poiares -  GÓIS
À saída, o sol já indiciava mais um dia de calor.
Assim o sentimos. Nos 20 kms iniciais, o Gps encarregou-se de confirmar o 'tablet' onde haviam sido adicionados os pontos de passagem na N2.
Acontece que a N2 acompanha em grande parte do percurso o IP3 que vai dar a Coimbra. Uma tarefa difícil de cumprir pois sempre que existe uma entrada no IP3 aí está 'ele' a teimar em nos fazer mudar de rumo.
Aconteceu já próximo de Tondela onde a tal teimosia nos levou ao engano fazendo uma meia dúzia de Kms fora dos carris, ou seja da N2.
Redefenimos de novo Tondela como ponto de passagem e as coisas voltaram a compor-se.
 Em virtude de estas localidades já terem sido revisitadas há relativamente pouco tempo, nem paramos e até Santa Comba Dão, (terra que não sei porque motivo, me cheira sempre a mofo) a Autarquia dotou a estrada de setas indicativas da N2 o que ajudou na improvável escolha caso elas não existissem. Acontece que uma vez mais a dita cuja N2 mais parece um caminho de serventia do IP3 e em grande parte do trajeto nem sequer poderíamos cruzar por outra viatura dado a sua largura diminuta ainda mais com as margens repletas de infestantes.
As setas indicativas no Concelho de Sta Comba Dão
Adicionar legenda


 Com o IP3 ao lado, não é motivador circular por estes caminhos laterais (EN2)



Antes de Penacova, nova saída inopinada do N2 para o IP3. Não é nada fácil, seguir à risca o trajeto e para nosso descontentamento após voltarmos a corrigir o percurso apontando para o centro de Penacova, o local dedicado às autocaravanas onde havíamos pensado fazer pausa para almoço, estava encerrado para obras.
Prosseguimos e para compensar tanta canseira, ao chegar a Vila Nova de Poiares, paramos para almoço e a 'box' de vinha de Serpa deu um certo alento.

 Mesmo a meia-sombra, as temperaturas no início da tarde 29ºC no exterior e  32ºC no habitáculo.

 Vila Nova de Poiares com uma meia-sombra apetecível.


De Vila Nova de Poiares até Góis, cerca de uma ventena de Kms, o Gps guia-nos a preceito sem problemas.
Ensaiamos 3 locais para pernoita optando por um parque entre a ASA e o centro e praia fluvial.

GÓIS - entre o Rio Ceira e a montanha.
Foi este o local escolhido para passar a tarde e pernoitar, neste vale encantador, com nove séculos de história privilegiado por belezas naturais que nos enchem os olhos e a alma.

A paisagem do território é ornamentada por povoações de casas brancas e por Aldeias de Xisto.
Aqui em redor do concelho os visitantes dispõem toda uma panóplia de ofertas turísticas, compreendidas entre o paraíso natural e a riqueza cultural: geologia, biodiversidade, monumentos, arqueologia, história, gastronomia, artesanato, folclore, tradição e o ''saber fazer'' das populações locais.


Curiosamente obtive a informação que em termos de gastronomia, é tradição da terra - aos domingos - os restaurantes servirem ''pito''! E mais não digo, pois se fora ontem, não o teria perdido.










 Ponte sobre o Rio Ceira em Góis.

 O Artur e a Emília foram a banhos.

O local de pernoita - entre o centro e a ASA
Com os avanços e recuos - Percorridos: 114 Kms.
N2 - Km 271

Sem comentários: