De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, maio 30, 2020

N2 - Dia 8 de viagem - 28maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 52/2020) - Parque Ecológico do Gameiro/Fluviário de Mora - MORA - BROTAS - Ciborro - Montemor-O-Novo - Escoural - Alcáçovas - Torrão - FERREIRA DO ALENTEJO

N2 - Dia 8 de viagem - 28maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 52/2020) - Parque Ecológico do Gameiro/Fluviário de Mora - MORA - BROTAS - Ciborro - Montemor-O-Novo - Escoural - Alcáçovas - Torrão - FERREIRA DO ALENTEJO
Por sugestão de Amigo destas lides, decidimos procurar com dificuldade local de estacionamento na pequena aldeia de Brotas.
De pouco serviria pois o calor já apertava e a Igreja de Nossa Senhora das Brotas, muito embora tivesse-mos pedido à Sra que lá tem acesso, foi-nos dito que não a podia abrir derivado ao 'Covid'. Este templo é do século XV - séc XVIII.
A pequena ermida dedicada a Nossa Senhora das Brotas que deu origem à igreja e ao santuário foi fundada em data incerta – é comprovadamente anterior a 1424 –, prolongando-se a construção do templo atual e do núcleo urbano que cresceu nas suas imediações pelos séculos subsequentes. Trata-se de um conjunto de elevado valor patrimonial, tendo a igreja sido classificada em 1956 como Imóvel de Interesse Público.
O santuário de Brotas liga-se, segundo a lenda, a um milagre ocorrido cerca de 1400: uma vaca que pastava teria caído ao fundo do barranco no qual hoje se ergue a igreja; um pastor achando o animal já morto propunha-se esfolá-lo quando lhe surgiu a Virgem com o Menino e lhe disse que no local construísse um templo em veneração da sua imagem. Imagem essa que miraculosamente ali talhou do osso da perna da vaca, já amputado pelo pastor; após a aparição o pastor constatou que vaca estava viva e com os membros intactos (a pequena imagem de Nossa Senhora de Brotas, em marfim, que se encontra atualmente no nicho do Altar das Almas, é popularmente identificada com aquela que a lenda diz ter sido talhada no osso da vaca).
A fama do milagre levou ao local um vasto número de romeiros (contar-se-iam milhares nos dias de grande celebração), provenientes em particular do Alentejo e da Península de Setúbal, expandindo-se essa fama para fora de Portugal na sequência dos Descobrimentos. E embora o poder de atração do santuário se tenha reduzido drasticamente nos séculos XIX e XX, com uma afluência cada vez mais escassa de fiéis (no presente o templo desempenha as simples funções de igreja paroquial), Por último, em Brotas, as Festas em Honra de Nossa Senhora das Brotas ocorrem anualmente no segundo fim de semana de agosto.
Igreja de Brotas
Prosseguimos viagem em mais um dia tórrido, impróprio para viajar no Alentejo interior.
A vida nos campos não pára e o gado pasta em inúmeros locais campestres.
Haveríamos de cruzar Montemor-O-Novo e Escoural sem efetuarmos paragem por já conhecermos e pelos motivo já invocados de canícula insuportável.
Entretanto, chegados a Alcáçovas, conseguimos uma sombra agradável.
Os meus parceiros decidiram almoçar 'fora' num Restaurante da terra.
No meu caso, optei pela volta à terra e regressar para almoço na autocaravana.
Alcáçovas
Locais a Visitar em Alcáçovas
Capela de Nossa Senhora da Conceição - sécs. XVII/XVIII
Igreja Matriz - séc. XVI
Igreja da Misericórdia - séc. XVI
Paço dos Henriques de Transtâmara
MUSEU
Oficina-Museu de João Penetra - exposição de chocalhos

Paço dos Henrriques


Alcáçovas -  Capela das Conchas



Alcáçovas
Retas de arvoredo no Alentejo



Ainda pensamos ficar no Torrão, mas a vontade de parar era nenhuma pelo que o destino do dia, seria Ferreira do Alentejo.
Ao que tudo indica, Ferreira do Alentejo terá nascido no período neolítico. Desde então, a vila alentejana foi ocupada por vários povos – facto comprovado pelos inúmeros achados arqueológicos de origem calcolítica, visigótica, romana e árabe.


Apesar da força da agricultura, há também lugar para a pesca em Ferreira do Alentejo, nomeadamente junto à Barragem de Odivelas. Já no âmbito turístico, a região é procurada não só pela história, como pelas paisagens e zonas de caça que alberga.
A Capela do Calvário é também conhecida por Capela de Santa Maria Madalena – a quem a obra é dedicada – ou Igreja das Duas Pedras. O monumento icónico foi construído no século XVI e é hoje considerada como património cultural. A planta cilíndrica foge às convenções arquitetónicas e faz com que o edifício se destaque pela diferença. As dezenas de pedras de pequena dimensão que lá encontramos são uma referência às pedras atiradas a Jesus Cristo na via-sacra.

Capela do Calvário


Média mais baixa foi de hoje
Percorridos 131 Kms
Local de pernoita em Ferreira do Alentejo
Percorridos: 131 Kms

Sem comentários: