De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, julho 01, 2009

CUBA 2009 - De 13 a 28 Junho 2009

Há já uma ou duas dezenas de anos que tinha em mente visitar CUBA e sempre com a mesma intenção: ''em vida de Fidel''. Fi-lo após a recente digressão a Àfrica pois, desta forma sabia que os contrastes e a comparação do regime cubano com outros do globo, se traduziriam por um balanço nalguns aspectos positivo, em relação a muitos países, mesmo ocidentais! 
15 dias em que comprovei o que pensava!
C U B A
A Ilha de Cuba é a maior das Caraíbas. A sua natureza exuberante oferece milhares de km de costa fabulosas, praias e cayos.
A Capital Havana, ou La Habana, como orgulhosamente os cubanos a tratam. A plataforma insular cubana possui enormes barreiras de coral e conta com fundos marinhos de grande riqueza e espectacular beleza. O clima, a música, as danças, o rum e a população alegre, hospitaleira, afectuosa e boa anfitriã, são razões para não dispensar uma visita, antes da invasão dos ''Cubanos da vizinha Miami'' onde abundam os grandes capitalistas, alguns com conotações a negócios duvidosos...

A Culinária...

A história de um povo pode ser apreciada pela evolução da sua culinária. O que comemos, como preparamos e servimos os alimentos revelam os nossos costumes e tradições. Quem chega em Cuba vê na gastronomia da ilha traços marcantes da identidade de seu povo, como a miscelânia racial.
A cozinha típica cubana, conhecida como cozinha crioula, é uma combinação das tradições culinárias da Espanha – colonizadora da ilha – e da África – continente do qual vinham os escravos. Nela encontramos também traços dos aborígenes que já habitavam a ilha antes da chegada de Colombo, em 1492, e dos chineses que migraram para trabalhar nas lavouras.
Ao contrário dos europeus, que fazem das refeições sofisticados rituais divididos em várias etapas de pequenas porções, os cubanos preferem um farto prato único, como na cultura africana.
A parte sul da ilha costuma apresentar temperos mais fortes, picantes e utiliza mais especiarias. Os pratos cozidos e ensopados predominam em toda a Cuba. A maioria deles é servida com arroz branco.
O solo da ilha é fértil e nele nascem diversos frutos e legumes subtropicais. A banana, o ananás, a laranja, a goiaba, a manga e o mamão são facilmente encontrados em qualquer estação do ano.
Os mares têm abundância de peixes e crustáceos, mas os cubanos médios não consomem muito esses alimentos. As carnes mais utilizadas são de porcos e frangos. Geralmente são temperadas com suco de limão e alho várias horas antes do preparo para apurar o sabor. A banana também é consumida largamente, em receitas doces ou salgadas.
Dia 13JUN09 - Sábado
BRAGA-VIGO-MADRID-HAVANA

Saída de Braga às 7h da manhã... para o pequeno aeroporto de Vigo. Às 11,40h (de Espanha) saída da porta 5 no voo UX 7313 para Madrid (num Boing 737-800 Air Europa). Transfer para o terminal de voos intercontinentais de onde partimos pelas 15,30h. no Airbus A330-200 para Habana em CUBA.
Idêntico ao que caíu da Air France... (Air Europa)
Chegada a Cuba às 19,30h (hora local - menos 5 horas de PT). Céu nublado e solo com vestígios de ter chovido muito. A chegada ''às boxes'' da emigração constatamos que todo o pessoal estava munido de velhas máscaras para ''prevenir'' a H1N1...
Uma enorme confusão na recepção de bagagens...
Feita a foto individual de entrada no país, seguimos para a recolha das bagagens... local pequeno, tudo ao monte... uff... que faz calor... lá saímos tendo um ''bus'' encaminhado os clientes para os hotéis respectivos. Fomos para o ''velho'' 5* - Trip Havana Livre. A noite já avançava e... nem saímos para a semi-escura cidade.
Dia 14JUN08 - Domingo
HAVANA 

 
O capitólio e os belos carros... são às centênas um pouco por todo o país... os mini-taxis...a beleza das inúmeras preciosidades ''rolantes''... no museu do rum

Às 9h da manhã, uma guia e um minibus, aguardavam-nos à porta do hotel. O pequeno almoço - daqueles de ''encher'' o corpo e a alma... completíssimo deu novo alento ao dia quente. Logo no hall um calôr húmido... 
Visita ao centro histórico de Havana. 
Entrada no Museu dos Capitães Generais, visita à Praça da Catedral, Praça de Armas, Praça Velha, Feira de Artesanato, Fundação Havana Club e Praça da Revolução. 
Almoço num Restaurante da zona.
o Centro Histórico... reabilita-se timidamente...
a música sempre presente... Siderado com a beleza destas: ''Framboyàn Rojo - delonix régia''!??
A minha homenagem ao ''Comandante Che''!!!

A Praça da Revolução
As bebidas
Rum elaborado a partir do extrato da cana de açucar. O processo de envelhecimento é natural feito em tonéis de carvalho branco em ambiente com umidade e acidez controlados. O de maior prestígio internacional é o Havana Club, antes chamado Bacardí, fundado em 1878. Tem diversas categorias: Silver Dry, Anejo 3 años, Añejo 5 años, Añejo 7 años e Añejo Reserva.
Cerveja as mais famosas são Bucanero e Cristal.
Daiquiri feito com açúcar, suco de limão, gotas de marrasquino, rum branco, gelo picado. É servido em copo de champanhe.
Mojito drinque feito de rum branco e seco, suco de limão, açúcar, gelo picado, soda e yerbabuena, uma erva parecida com hortelã (para decorar e dar sabor ao ser amassada). O escritor norteamericano Ernest Hemingway tornou a bebida famosa e a maioria dos turistas não deixa a ilha sem saborear este drink no bar preferido do escritor: La Bodeguita del Medio.

Cuba Libre rum branco, cubos de gelo, refresco de cola, gotas de limão.
 
um bar de visita obrigatória... música, dança e... ''monjito'', ''cuba livre'' ou outros...
um sorriso rasgado com charuto... uma delícia...
 
o sorriso... é um bem salutar...
 
''guapa''!!!
El Floridita, em Havana Velha, é um dos restaurantes mais famosos de Cuba. Fundado em 1817, serve os Daiquiris mais tradicionais da ilha. Entre os seus frequentadores ilustres conta-se o escritor norte-americano Ernest Hemingway, que também era visto assíduamente no La Bodeguita Del Médio.
Conhecido internacionalmente pelos seus Mojitos, a Bodeguita é uma visita quase obrigatória para os turistas.
A ''Bodeguita DEL MEDIO'' - visita a não perder... a cubana de charuto está sempre a ''posar'' defronte... o charuto, esse, é sempre o mesmo...
 
 Da janela do Hotel Trip Havana Livre
 
Não se trata de NY... é em Havana!!!...
Dia 15JUN09 - 2ª. Feira  
HAVANA - SANTIAGO DE CUBA Circuito Colonial - de avião de Havana a Santiago de Cuba, cerca de 900 km
Alvorada às 3 horas da manhã... Pequeno almoço no Bar do Hotel. Saída para o aeroporto às 4,30h da manhã. Voo CU984 às 7 h da manhã num avião de fabrico soviético com destino a Santiago de Cuba no extrêmo nascente da ilha, muito próximo de Guantánamo. Chegada às 8,15h e transfer para o Hotel Mélia. Após as boas vindas, partimos de mini-bus 12 participantes no circuito adquirido na hora com destino à região próxima da Sierra Maestra e Guantánamo. ''Molha pés no Mar de Caribe'' - água quente apetecível. Almoço e visita ao Parque Jurássico e ao Museu do automóvel.

O avião soviético à chegada a Santiago de Cuba e o sobrevoo da ''Sierra Maestra''...

Santiago de Cuba... Um olhar do hotel Mélia...

sim... este é 5*

os transportes...
 
uns atrás dos outros...
sim... é um Táxi...
dizem ter sido esta casa um dos refúgios de Fidel... Almoço, no Restaurante ''LA RUEDA''... próximo de Guantánamo As ''pioneiras''... O Ensino em Cuba é grátis. O acesso às Universidades também. O Governo paga um salário/bolsa para que o estudante se desloque e pague a estadia. O material de apoio escolar é grátis...

há que relembrar... ''Pátria ou Morte!'' a temporização dos semáforos... modernices...
Parque Jurássico... próximo de Guantánamo
portou-se mal? porrada e terra por cima...
o museu do automóvel...
as flores locais...
a praia de águas ''quentes'' e os chapéus típicos de folha de cana... Início do regresso até Varadero por estrada com paragens assinaladas no mapa
Dia 16JUN09 - 3ª. Feira  
SANTIAGO DE CUBA
Saída do Hotel pelas 9h. da manhã. Circuito organizado para o dia livre. Cerca de € 40,00/pessoa. A visita ao Quartel de Moncada (hoje escola e museu) e ao Museu Diego Velasquez, ida ao ''Morro'' e Museu da Pirataria e ainda ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre (padroeira de Cuba), junto às Minas de Cobre. O almoço na pequena ilha de Cayo Granmo para onde nos dirigimos num pequeno barco a motor. Visita ao centro histórico de Santiago, desde a Praça da Catedral, Parque Central onde se situam palacetes e ruas mais importantes.
O histórico ''Quartel de Moncada''
Dia 17JUN09 - 4ª. Feira 
SANTIAGO DE CUBA - BAYAMO - CAMAGÛEY
Logo após o pequeno-almoço, saída num dos mini-bus ''de leste'' pela Auto-Estrada (com pessoas a caminhar a pé, carroças, bicicletas...) tendo que no final da mesma a 25 km, o ''bus pifou''... mais meia hora e chega um idêntico com cerca de ano e meio de idade... segundo disse o ''guia'' é o combustível mal refinado que os faz ''engasgar''...
Eis o Mini-Bus parado na AE a aguardar o ''Chinês'' ...
À sombra matinal, uma coluna de viaturas blindadas segue para a zona de Guantánamo...
À boa maneira africana,... carroças, e... peões servem-se das AE!!!
Visita à cidade de Bayamo (2ª. mais antiga de Cuba), fundada em 1513 por Diego Velázquez.
Cidade de Bayamo
Praça central e igreja...
Visita a um bar onde saboreamos um sumo de frutas tropical.
APANHADO _ ''sumo de frutas'' com ''rum''... e música cubana... delícia matinal
Comandante Che... sempre presente!
Almoço em restaurante local e continuação da viagem para Camagûey cidade Património Mundial, onde ficamos no Gran Hotel Camagûey que data de 1939... Um espanto!!!...
O ''quadro'' de comando do ascensor...
Elevador semi-automático...

Dia 18JUN09 - 5ª. Feira  
CAMAGÛEY - TRINIDAD
Fundada em 2 de fevereiro de 1514 como Santa María del Puerto del Príncipe e hoje é a terceira cidade mais populosa do pais com 301.574 habitantes (censo 2002) -  Camagüey é uma cidade de Cuba, capital da província de Camagüey.

Percurso pedestre pelas ruas da cidade. Cidade das Praças e Igrejas barrocas, visitando a Praça e Igreja de San Juan de Dios.
amigos em todo o lado...
a caminho do Restaurante
Almoço no percurso para Trinidad no Restaurante Rio Azul.
O CENTRO DA CIDADE

há que fazer uma foto artística... ''janela''!
A Sra do Cobre é a padroeira dos cubanos
o ''futuro''
A linda praça de artesanato
charutos há muitos
lindas janelas...

bizarros os autocarros...
e os maravilhosos carros americanos...
a carne tal como em áfrica, não vai ao frigo...
aqui o regime tem de repensar...
as filas para trocar as ''senhas''...
mais um dos meios de transporte populares
o ''comandante'' CHÉ
Alojamento no Hotel Trinidad del Mar junto à praia no Mar Caríbe.
a praia do ''resort'' em Trinidad...
Dia 19JUN09 n- 6ª. Feira  
TRINIDAD
Saída para Trinidad a chamada cidade museu, a uma vintena de km - mais uma cidade Património Mundial.
um ''bichinho'' de Trinidad...
um saltinho ao ''artesanato''


















Visita ao Museu Romântico, cocktail musical na ''Canchanchara'' e visita à Igreja da Santíssima Trindade.


as janelas do ''cochicho''...
O belo centro histórico...
Património da Humanidade
comentários?
a toda a hora ouvem-se pelas grades as telenovelas brasileiras... adoram!
Almoço no Restaurante Plaza Mayor.
plantas apenas...

uff... cansado...
Regresso ao hotel e mergulho nas quentes águas do Caribe.
Dia 20JUN09 - Sábado  
TRINIDAD - CIENFUEGOS - VARADERO
a recepção do Hotel de Trinidad na despedida...
Saída com visita à cidade de Cienfuegos, cidade que no Séc XIX esteve muito influenciada pela presença de colonos franceses.

uma cubaninha linda...
a Câmara Municipal de Cienfuegos
Visita obrigatória ao Teatro Terry, o seu parque central e as suas ruas apinhadas de gente.
Teatro Terry
o centro de Cienfuegos

vi muitos cubanos felizes...
presidente Obama, vá, liberta lá os homens...
Cienfuegos


A equipe do Circuito de Havana até Varadero.... 10 espanhóis e 2 portugueses

o ''Guia''
Dia 21JUN09 - Domingo  
VARADERO

Dia 22JUN09 - 2ª. Feira 
VARADERO



Dia 23JUN09 - 3ª. Feira  
VARADERO

Dia 24JUN09 - 4ª. Feira 
VARADERO

O Bar da piscina...
interessa é vender
o artesanato na praia
a praia
Dia 25JUN09 - 5ª. Feira  
VARADERO
o jantar/ceia... num dos restaurantes do resort  
Dia 26JUN09 - 6ª. Feira  
VARADERO Dia 27JUN09 - Sábado  
VARADERO - HAVANA - MADRID Dia 28JUN09 - Domingo  
MADRID - VIGO - BRAGA O sobrevoo de Vigo antes da aterragem
F I M

3 comentários:

Viagens Lacoste disse...

Excelente foto reportagem sobre um país fantástico. Quando for a Cuba farei algo parecido.

Fanny disse...

Parabéns pelo extraordinário e sincero trabalho aqui deixado. Eu, à muito que digo que gostaria de visitar esse País com Fidel ainda vivo. Esta reportagem faz-me pensar..
Coutinho

Tanque Silva disse...

Cuba é de facto um país que marca quem visita. E temos, ao visitar o país, oportunidade de ver que nem tudo é mau, como se pinta por cá.
www.cocotaxi.blogspot.com