quarta-feira, agosto 04, 2010

Dias 31 a 41 - Turquia

No jantar... olharam muito para nos... e pediram para ficar com uma foto... sao assim os Turcos...

Dia 32 - 31JUL10 - Sabado
GOREME - NEVSEHIR - KAYMAKLI - DERINKUYU - GUZELOZ - SOGANLI - CEMIL - MUSTAPASA - URGUP - GOREME
Infelizmente, nao reencontrei o meu amigo Fredy... segundo me disseram, e eu imaginava... é uma pessoa que ''não pára''... perde-se com ''as gentes'' da Capadocia, hoje nesta aldeia, amanha naquela... e de momento não se encontra em Goreme... talvez amanhã ou depois, de depois de amanhã... são assim as pessoas incomuns e interessantes... aquelas com quem até podemos não nos identificar plenamente,  mas que admiramos pelo seu saber e a sua vivência fora do comum.
Decidi não partir hoje de Goreme, conversei com o jovem do Camping a quem perguntei se seria razoável e interessante fazer o circuito que acabei de fazer... fiz a proposta aos meus companheiros de viagem: Levo a minha AC e veem comigo, deixando a vossa sossegadinha no Camping... e lá fomos...
Na cidade de Nevsehir, a capital da Capadocia, fizemos apenas as fotos na passagem.
Visitamos uma das cidades subterraneas em Kaymakli, sendo a segunda mais importante em termos de partes acessiveis ao publico, com os seus tres pisos... acho que verguei um pouco ''a mola'' tal a pequenez dos tuneis... coitados dos ''cristaos de antanho'' que para espalhar a ''doutrina'' o faziam ''na clandestinidade dos tuneis'' secretamente,  onde viviam... Impressionante...
Prosseguimos e a dez km surge a maior cidade subterranea, mas... sinceramente, ja nao tinha pachorra para andar de cocoras... Fomos antes apreciar o ''bulício'' da ''feira''... e fomos às compras...
As uvas deliciosas a € 0,50 o kilo!!!... e o melão? Idem... Idem!...
Aproximava-se a hora de almoco e decidimos parar num ''Restaurante''em Guzeloz... mãe e filha acenavam-nos da ''esplanada rudimentar'' do dito...
Hesitamos bastante... toda uma linguagem gestual para acabarmos por aceder... três pratinhos, um de salada de tomate, pepino e outras coisas mais, um de ''nao sei o quê''... e um terceiro de bocadinhos de galinha com pimentinhos e etc... fui buscar uma garrafita de verde branco fresca... e... venha a conta... coisa nunca vista... tudo tão rudimentar... e a comida vinda duma espécie de caverna,...  pediram-nos e pagamos mais que em todos os restaurantes da Capadocia onde poisamos...
Concluindo: Experimentar coisas genuínas e locais... tem o seu preço... nem sempre resulta... As aparências iludem...
Demos uma olhada à Reserva de Aves mais importante da Turquia, onde admiramos as imensas janelinhas escavadas na rocha pintadas de branco, para atrair a passarada... e duas das igrejas de ''in ilo tempori''...
Em Mustapasa demos uma olhada às abandonadas residencias de populacões gregas, trocadas por idênticas turcas (texto a inserir)... e a igreja bem sinalizada... ao chegarmos estava encerrada...
Finalmente Urgup, onde numa simpática esplanada apreciamos uma cervejola turca para iludir os 36*C de temperatura...
Regressamos a Goreme, e... amanha tentaremos ainda umas fotos das centenas de balões que às cinco da matina levantam no nascer do sol... e tentaremos visitar uma das igrejas de Goreme encrustadas nas rochas...
Percorridos: 7.663 Dia    Km
Dia 32 - 31JUL10 - Sábado
Urgup
Camping Panorama... onde ficamos... existem mais 2 em Gorême

Os pratinhos do Restaurante ''Rudimentar''...
O pratinho terceiro... franguito e outras coisas mais...
Quem vê publicidade, não imagina o que é entrar sob a parreira dum restaurante do fim do mundo...
As casas que eram dos Grêgos em Mustapasa

A cidade subterrânea de KAYMAKLI

Umas boas dezenas ou centenas de metros de profundidade para sacar água... na cidade subterrânea... escadas? Pois... sulcadas na parede...

Parque Nacional de SOGANLI

Pinturas nas janelas para atrair a passarada...

Urgup...

Todas as manhãs acordava com o ''sopro'' dos balões que sobrevoavam o Camping... as pessoas gritavam a dizer olá!...
Dia 32 - 1AGO10 - Domingo
GORÊME - AKSARAY
Acordei às 6 da manhã para ver as dezenas e dezenas de balões que sobrevoam Gorême.

Ainda equacionamos a hipótese de fazer uma dessas viagens de cerca de uma hora ao nascer do sol, mas bem pensado, os € 150,00 pedidos por pessoa, que depois passam para € 100,00 e finalmente para € 90,00... é um bocado exagerado para quem faz uma viagem de 3 meses...

Assistimos à sua passagem já que a vista aérea temo-la quando subimos os montes adjacentes...
Um espectáculo digno de registo...
Aproveitamos a manhã para fazer a visita ao coração de Gorême, ou seja o ''Museu ao Ar Livre''...
Tudo encrustado nas paredes rochosas...

A visita custa € 7,00/pessoa, o que contrasta com os € 5,00 de Parking para as Autocaravanas (mais que os mini-bus de turismo)... é das tais coisas que aborrecem e fazem sentir a descriminação que os AC vão sentindo em toda a europa... Turquia, não foge à regra...
Apontamos engtretanto os GPS para uma cidade de 425.000 hab.. onde num hotel existem instalações adequadas para AC...  (AC €4,00+ €4,00/pessoa) com electricidade, piscina, net no bar e sala de recepção do hotel incluidos... células individuais com água e electricidade e umas ótimas instalações de apoio...
Ağaçlı Tesisleri Otel

Çiftlik Mh., 68200 Aksaray, Turquia0382 215 2400

Um casal e dois filhos e ainda um amigo turco convidaram-nos para tomar um Café Turco... et voilá... ficou tremida, mas valeu a intenção! a próxima etape será na sua cidade...

Tenho andado de sandálias... mas juro que gostava de utilizar este serviço de ''graxa''...
A piscina do hotel, comum ao Camping...
Dia 33 - 2AGO10 - 2ª. Feira
AKSARAY (Turquia)
Às 7 da manhã acordei com a chegada de dois autocarros Sírio e Libanês. Tratava-se de ''peregrinos'' que fazem a viagem entre outros a Lourdes nos Pirinéus,... e... Fátima... em Portugal!
Mais mulheres que homens... fiz logo amizade com uma ''Síria'' e duas ''Libanesas''... engraçado em países muçulmanos (penso eu) haver cristãos/católicos... apostólicos romanos...
Há sempre um gato que nos visita...
As tendas dos e das Sírios e Libaneses... que vão a Fátima...
Hoje até fiz jangtar... ora vejam...
Montaram grandes tendas para 5 ou 6 pessoas e foram pela manhã fazer um ''tour'' na Capadócia... e o convite foi-me feito... mas já vinha de lá e... hoje para mim é uma espécie de ''dia do ramadão'', isto é... estendido à sombra da ''ramada'' aqui no Hotel onde temos Net e piscina...
Os meus parceiros foram pela manhã de táxi ao centro da cidade... visitaram uma mesquita e pouco mais e regressaram ao conforto ''do lar''!...
O complexo do hotel, tem ainda anexa Estação de Serviço, zona comercial e ''self-service'', tudo à ''americana''...
E para hoje... chega...

As minhas amigas Sírias... gordichitas, mas super simpáticas
Dia 35 – 3AGO10 – 3ª. Feira
AKSARAY – KONYA
Às 6 da manhã, o ‘’chefe’’ da peregrinação Libanês, dá um grito para despertar os ‘’crentes’’ Sírios e Libaneses… Não dei importância a tal facto, contudo, passada uma meia hora, eis que surge uma cantilena suave e uns ‘’trálárás’’… que me levaram a espreittar pela ‘’escotilha’’ da minha cama… então vi que no enorme alpendre de apoio ao Camping, viraram as cadeiras para um dos lados e… um deles peregrinos, ‘’paramentado’’ à rigor, dizia a ‘’missa’’…
Oh my God!... pensei cá para mim…
Já pelas 8 horas da manhã quando fui às casas de banho, e me preparava para abalar (eles iriam para Istambul), tirei uma foto com as vizinhas da tenda do meu alvéolo… foi um ver se te avias… era chamado por vários grupos pois todos queriam ficar com o primeiro português que encontraram e com quem tagarelaram…

São estes momentos de uma viagem que enternecem a ‘’alma’’ dum não crente… Até o Pierre (julgo que já foi franciscano, e fala espanhol, inglês e francês) me pediu para ‘’casar’’ pois não fazia sentido vir para tão longe sozinho!!!...
Muitos ‘’adeuses’’  mesmo sem lágrimas nos olhos, lá seguimos apontando o Gps para um hotel no centro de Konya… às voltas nas ruas cobertas a toldos… faziam uns 40ºC (já sabemos que na costa mediterrânica a temperatura subirá…) acabamos por estacionar num ‘’OtoPark’’ nome popular dos parques de estacionamento e, fomos a pé…dar uma voltinha de reconhecimento.
Uma das muitas mesquitas antigas...
Foto? pode... pode...

TÁKSI

Em Braga? Não! Na Turquia,,,

Sorte das sortes, como não havia qualquer referência a ‘’campings’’, vimos uma placa a anunciar um parque para caravanas a 4km do centro… e lá seguimos as placas estrategicamente colocadas ao longo das vias ‘’sempre a direito’’... até que encontramos um guarda à entrada dum enorme terreno com parcelas alugadas aos munícipes para fazer mini-hortas… e nos disse que a AS para AC anexa… poderia ser utilizada por nós… graciosamente… decisão do município… wc, água e luz individual em cada alvéolo…

Um dos ‘’agricultores’’ viu que procurávamos autocarro para o centro e prontificou-se a levar-nos… visitamos de novo a cidade e as suas mesquitas seculares…
As hortas camarárias... muitos turcos passam lá os tempos livres... uns bons hectares...
A mesquita Alaeddin, com o seu mihrab adornado por alguns dos melhores azulejos seljúcidas…

Na vinda… optamos pelo táxi.
Eis a AS para AC com guarda 24 horas... grátis... só na Turquia,,,
AS também... nem é necessário abrir mesas...
À chegada já tínhamos como companhia um ‘’jeep/camping’’ de casal italiano, com quem conversei após o jantar… sinto-me  um ‘’zé ninguém’’ em termos de viagens ao pé destas pessoas que do Cabo Norte, à Austrália e Àfrica até à África do Sul… já tudo fizeram e chegam agora de mais uma visita à Síria… Gostam da Etiópia e já bem conhecem o Egipto, o Niger e a Líbia… enfim…
Deitei-me às 23h. e após isso ainda chegou outra AC de italianos… sempre os italianos…
Adicionar legenda
Pernoita: Karatay Belediyesi – HOBI BAHÇELERI - CARAVAN PARK
Gps: N37º52’113’’  /  L 32º33’0.8’’ – Custo € 0,00!!!
Km percorridos:   7.917Km -  Dia: 164 Km
Dia 36 – 4AGO10 – 4ª. Feira
KONYA – KISILOT KÖYÜ (Manavat)

Hoje pela manhã uma névoa tipo nevoeiro e algumas nuvens altas, atenuam os 30º a 4OºC de temperatura… metade da viagem foi feita em via 2x2 em bom estado e muitas rectas, ou não fora um planalto a 1.000 mts altitude. A segunda parte da viagem, fez-se em boa estrada sinuosa a altitudes a rondar os 1.800 mts. até à costa do mediterrâneo, onde chegamos a ‘’camping’’ sobranceiro à praia…
Pelo caminho, após o planalto, vários automóveis capotados (isolados) ainda de fresco já que a ‘’Polis’’ tomava conta das ocorrência… mais à frente… um camião T.I.R. tombado… será sono? O calor? O releve da estrada? A nós tem-nos valido a protecção dos ‘’deuses’’, mesmo não sendo crente… eles vão olhando por mim… e vou passando incólume.
Paramos numa das muitas bancas de fruta e mel que ladeiam as estradas… uma curiosidade: Os tomates são idênticos aos nossos, o mesmo não acontecendo com os pepinos que são saborosos mas muito pequenitos… 1/3 dos nossos…
Um jogo para velhos e novos... popular na Turquia
O mar aqui a 20 mts... do Camping
Esta tarde,,, já no Mediterrâneo... águas quentes...
Chegada ao camping indo de seguida mergulhar nas muito quentes águas do Mediterrâneo... e no final jantar uma salada com umas espetadas de cordeiro, no Restaurante do camping.

Percorridos: 8.167 Km – Dia: 250 Km
Pernoita: Camping OSAY -  dos Turcos Ibrahim e Osman
GPS: N 36º42’40’’ /  E 31º34’14’’

Dia 37 – 5AGO10 – 5ª. Feira
KISILOT KÖYÜ (Manavat)
Mais um dia dedicado à ‘’pastorícia’’, ou seja, um camping sobre a praia, é um convite a nada fazer… ir ao mar…, comer, beber… e calor… muito calor…
A electricidade do camping mais parecia uma vela ao vento… ora vinha uma luz forte, ora mirrava a bom mirrar… optei por ligar o frigorífico ao gás…
Ao fim da tarde, os meus amigos foram a banhos e eu ‘’saquei’’ da bicicleta e fui estrada fora para nascente, na via marginal 2x2 vias mas com uma larga faixa contígua à faixa de rodagem.
Os fatos de banho das senhoras ortodoxas turcas,... não é barato... calça, casaco, touca... e bóia... uma pipa de massa...
Praias bem tratadas para as gentes do Leste com dóçares... muitos Ukranianos...

Resorts e Spa's aos molhos...

Km e Km de praias...
Saidinha da água... a bóia é do tipo ''chouriço''!...
Que me dizem das turcas na praia?!...
Fiz 20 km… deu para entender que passavam por mim centenas e centenas de autocarros e mini-autocarros  com turistas. Ao longo de toda a via, passei por várias praias de hotéis e quando os hotéis por serem enormes ficavam do outro lado da via, o acesso à praia fazia-se por túnel.
Fora dos espaços hoteleiros… lixo, muito lixo… algo mais que nas estradas portuguesas…
Cheguei já anoitecia… um agradável mergulho nas quentes águas assentes em pequenas e redondas jogas…

Dia 39 – 7AGO10 – Sábado
BELDIBI – ANTALYA – BELDIBI
A noite foi agradável. Não corria grande fresca mas deixei todas as janelas abertas e dormi sossegadamente, nem dei pela música das discotecas…
Um instrumento musical? Não!... uma Caixa de Graxa... ainda maior que as anteriores...
Antalya
Propusemos ao jovem do ‘’camping’’, deixar as AC até ao meio da tarde e de ‘’mini-bus’’ fomos até ANTALYA, uma espécie de Albufeira com um milhão de habitantes…

No velho porto entramos num barco para uma volta de uma hora em redor…
O almoço foi numa rua estreita, uma ‘’kebab’’ com salada…
Voltamos a Beldibi e ao prepararmos a retirada, somos convidados a ficar mais uma noite… boa ideia, sobre o mar…
As temperaturas andaram pelos 33ºC a 35ºC… coisa a que já nos habituamos…

Dia 38 – 6AGO10 – 6ª. Feira
KISILOT KÖYÜ (Manavat) – SIDE – KUMKöY – ANTALYA – BELDIBI
A noite? Uma caloraça do arco da velha,… mesmo com ‘’todas as escutilhas  abertas’’ … suei as estopinhas… Valeu o duche matinal de água fresca…
Ao limpar a face, fiquei ‘’num oito’’… já há uns dias tinha um certo pressentimento…
O meu ‘’Carcinoma Vasocelular’’ recidivou… já encaro a situação com uma certa acalmia, mesmo se o nome popular que é dado a esta coisa é preocupante  – cancro de pele – gostaria de evitar… mas, evitar o sol numa viagem destas?
Penso nada alterar no plano de viagem pelo facto, lá para Outubro lá me submeterei a nova pequena cirurgia… aborrecida… mesmo na ponta do nariz… e já vai ser a 5ª. vez que ‘’vou à faca’’ e sempre com esperança de que todas as células malignas sejam retiradas…
De novo a caminho, paramos para visita a cidade com história e uma grande procura turística pelas suas águas agradáveis e cristalinas: SIDE.
Estivemos lá entre as 10h e o meio-dia e o calor era tanto que escorria água pelo corpinho abaixo… um dos termómetros marcava mesmo 50ºC!... não acredito… mas que eram mais de 40ºC, ai isso eram…
Percorremos toda a costa antes e depois de ANTALYA, um mar de gente… a cidade terá 1 milhão de habitantes e o turismo ao longo dos 100km é aos montes… sobretudo dos ex-países de leste onde não existem praias, como a Ukrânia.
Antes de chegar ao camping assinalado no GPS (    ) , passamos junto a um camping estatal. Por estar sobre a praia pedimos para ficar,… sim, mas apenas uma noite… como não nos foi dada explicação entendemos não ser um espaço aberto… só não temos wifi… e ao entrar na agradável praia de sandálias, há que mergulhar desde logo pois o fundo é composto de enormes jogas de 5 a 10 kg cada…
Ficamos a 28 km de Antalya. A estrada é ladeada de enormes picos montanhosos, um belo contraste, pelo que pensamos passar uma noite mais agradável.
Após o jantar, a já habitual digressão pedestre pelas centenas de lojas e lojecas, com casacos em pele, bujigangas, calçado, ‘’souvenirs’’ e… os preços indicados em Dólares Americanos!... Motivo: 99% dos veraneantes são de países de leste muito especialmente da Ukrânia.
Antes de adormecer, ou não fora fim de semana, as discotecas em redor vomitavam estridente música…
Camping: N 36º.72122  /  L 30º.56388
Percorridos: 8.327 Km – Dia: 160Km

À chegada,... mergulho no mar e duche... net e jantar... e o ''puto'' espanhol que atirava pedrinhas para a mesa...
Dia 40 - 8AGO10 - Domingo
BELDIBI - PHASELIS - OLYMPUS - MYRA - KäS
Reabastecemos de água a AC. O frigorífico com dois dias de boa ''corrente'' já retomou o normal funcionamento...
Prosseguimos junto à costa, com paragem em Phaselis - um Parque natural com vestígios arqueológicos - e uma bela marina, tendo como fundo o ''pico'' de 2.300 mts...
Um mini-bus com turistas espanhóis... entrada paga, mesmo assim muitos turcos vão lá para merendar e fruir das praias super agradáveis, com veleiros à ilharga...
Seguimos para Olympus, umas estradas estreitas e danificadas pelas chuvas de inverno. catadupas de gente hospedados em pequenas cabanas de madeira... andamos a pé umas boas centenas de metros por entre ''restaurantes'' e bares de construção rudimentar em madeira... e finalmente, nova ''portagem'' para aceder à praia encravada em picos rochosos e uma cidade destruida...
Havia que almoçar,... assistimos à preparação da encomendada ''panqueka turca'', umas boas azeitonas, e outras iguarias...

O almoço...
Em Myra já nem entramos... duas fotos cá de fora... já não há pernas para trepar a tantos monumentos arqueológicos...

AQUI -
Finalmente a chegada à idílica paisagem de Käs, onde apontamos ao primeiro camping que nos se deparou, bem em cima do mar... aqui, já nos amontoamos numas vinte AC, italianas, francesas e um jovem casal de Barcelona como vizinhos...

Não conhecemos em Portugal nenhum camping com identico posicionamento paredes meias com bela praia...
No final de dia, oa fresca brisa do mar deu-nos novo alento.
Percorridos: 8.523 Km Dia: 396 Km
Gps: N 36º.19843 - L 29º.63257

As ''entradas''... de hoje...
Dia 41 - 9AGO10 - 2ª. Feira
Kas - FETHIYE - Ölüdeniz - Sugar Beach Club (Turquia)
Como já vai sendo habitual, às seis horas da manhã, o sol brilha e o calor acorda cêdo... e não dá para dormir mais... resta-nos dar um mergulho a dois metros de distância... infelizmente não acompanhei os meus parceiros para não incomodar o meu ''carcinomasito''...
Tagarelamos com o jovem casal de Barcelona que entrou connosco. Uma odisseia, viajar neste calor com dois lindos ''bébés'' de 2 e 3 anitos...
Trocamos dicas de viagem já que eles vão fazer o percurso até Istambul idêntico ao nosso.
Sugeriram-nos um dos três campings de Ölüdeniz inseri no meu GPS o nome do local e campings próximos... et voilá... foi à primeira... 3 campings encostadinhos a um magnífico lago...
Autocaravana... Restaurante-Bar e... praia 5*
Não sei se deva dizer que é um local ''idílico'' ou ''paradisíaco'' - venha o diabo e escolha... nem deu vontade de confeccionar o almoço... uma ''pancake'' de salmão e umas ''calamares turcas''... e duas ''bejekas''... ai que nem posso...
Com electricidade e net incluidas, custa-me a coisa... 22TL (Liras Turcas)... uns € 10,50 - campings assim dá gosto... muitos italianos, ingleses... e... nos ''bungalows'' algumas pessoas de ''leste''...
No restaurante à chegada... sobre a lagoa/mar... O casal que me acompanha na sua nova AC... são uns ''chatos'' mas meus amigos!
Percorridos: 8.641 Km -   Dia:      118 Km
GPS N36º33'10,7'' - L 29º6'57.5''
Ölüdeniz is located on the turquoise coast in the South West of Turkey and is boarded by the Mediterranean Sea and is also a known for the exceptional Paragliding from the adjacent Babadag Mountain standing at 6500ft.

A lagoa de mar onde estamos... à direita... aquela ''ponta'' à esquerda... uma praia para os dois lados... reserva natural, com entrada paga...
Como não tenho tido muita disponibilidade para incluir fotografias nos percursos diários e estamos num dos sítios de fazer inveja a qualquer país do mundo, aqui vai mais uma ajudinha para entenderem a razão do meu bem-estar...
O bar de praia... aqui a 10 metros...
Aqui na praia do camping... Ingleses negros e brancos...
Ao fim de tarde, a praia fica sem gente que vai passear na cidadesinha super turística...
Pois... há gostos para tudo...

Mais praia...
Mas a vida dum autocaravanista passa também por tratar da ''logística''... para não trazer ''malas'' com imensos trapos para vestir, toca a lavar e colocar a secar os ditos... e... ''não me caem os parentes na lama''...
Tarefa cumprida, pés ao caminho... uns 500 metros adiante... as ''ruielas'' para turistas, os hotéis, os barcos para os habituais ''tours'' e praia... muita praia...