De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, julho 24, 2011

TOUR DE FRANCE - Dias 15 a 17 - Parte 3

Dia 15 - 22.JUL.11 - 6ª. Feira
Uma unidade militar no centro da cidade
VALLADOLID - TORDESILHAS - BENAVENTE - PUEBLA DE SANABRIA - VERIN - CHAVES
A margem esquerda do Douro, bem aproveitada como espaço de lazer citadino
A parte ''velha'' da cidade fica na margem esquerda 

A parte da manhã foi utilizada na visita pedestre ao Centro Histórico, que dista 1,5 km da AS para AC.

Uma igreja fora do comum
O antigo mercado restaurado. O interior moderno dá-lhe funcionalidade 
Uma cidade agradável e harmoniosa.

A magnífica Praça Maior 

Magnífico

Mais uma igreja fora do comum,... e o mercado da fruta e flores



A ''porta de armas'' e um desfile das tropas no interior com banda de música... 
Mais uma cidade de interior, com muito ''charme'' que irá merecer uma nova visita. 
Havia que continuar viagem. Pequena paragem na AS para AC de Tordesilhas (junto à estação de CF e de Autocarros) para ''descarregar'' cassete e abastecer de água.
O restante percurso, mereceu apenas uma nova paragem ''técnica'' para na rádio ouvir a animada reportagem do ''Tour'' pois o Alberto Contador ensaiou nos Alpes uma fuga, finalmente gorada...
Subimos sempre por AE a Benavente, até Verin, já próximo de Chaves.
Uns 10 km antes de Verin, em plena curva em viaduto surge viatura de matrícula portuguesa com 2 jovens ''barbudos'' a pedir auxílio... hesitei, mas parei mais adiante numa berma ''rés-vés'' com a proteção do viaduto. Um dos jovens ''desesparado'' por ninguém os ajudar... questionou-me se tinha ''cabos'' para fazer ligação à sua viatura... claro que tinha... mas como fazer para virar ''frente-a-frente'' as duas viaturas... e o Seguro? Não sabemos sequer qual a Companhia???... Assistência em Viagem? O que é isso... enfim... prometi que pediria ajuda a 10 km próximo de Verin.
Liguei para a Guardia Civil que enviou patrulha para ''os ajudar''... que loucura,... virem de França sem seguro... ansiavam por chegar à Póvoa de Varzim... duvido... que hoje o consigam...
Dever cumprido, saí antes de Verin na nova AE (scut) Espanhola até Chaves.
Aí, junto às Termas, já lá residiam uma dezena de AC - 2 de PT e as restantes Francesas...
Adormeci após o ''café'' na esplanada próxima sendo despertado às 3 da manhã com a ''rega'' automática a bater na parte traseira que estava sobre a relva... nada que não tivesse solução... mudar de lugar 4 metros adiante...
Percorridos: 2.744 Km (dia 332 Km)
Dia 16 - 23.JUL.11 - Sábado
CHAVES - BRAGA - V.N.FAMALICÂO - VILA DO CONDE
O despertador fez-me levantar às 8h da manhã. 
Às 9 já estava a caminho pela EN, que acabou de me despertar com as suas curvas constantes.
Barragem dos Pisões

Passagem na Barragem de Pisões e após esta, na de Venda Nova. Nesta última, surpreso por constatar que a Barragem se encontrava ''despida'' de água, claro...
Reparações? Inovações? Não sei...
Não sei, sei que nunca a havia visto neste estado...
Na subida da ''Serra do Carvalho'', já a 12 km de Braga, passo por 3 ciclistas meus parceiros destas andanças... 

Esperei por eles lá no alto... havia que registar o fato com uma foto.
O Jorge Mota, O Je com o ''souvenir do Tour'', o Paulino e o Ricardo
Na próxima semana, prometi que voltaria a partilhar as suas ''corridas''...
Aos Sábados... fácilmente estaciono as duas casas uma ao lado da outra...  mas... não foi sombra de muita dura...
À chegada a casa, um duche que me tornou rejuvenescido, ainda confecionei o almoço e prossegui... claro, em direção ao Atlântico... já precisava escutar o ''Oceano''.
Entre o Rio e o Mar 
Percorridos: 2.921 Km (dia  177Km)
Dia 17 - 24.JUL.11 - Domingo
VILA DO CONDE - BRAGA
Um dia de ''acalmia'' mas com vento desagradável.
Claro que deu para visionar a derradeira etape do ''Tour de France'' na sua chegada a Paris...
E com o fim do Tour 2011 dei por encerrada esta viagem de 17 dias que reputo de interessante, já que assistir a todo este ''espetáculo in loco'' é deveras agradável e inesquecível.
A prova em si, está repleta de sacrifício, dôr, esforço, privações, luta, enfim, um desporto cheio de dignidade. Uma autêntica Festa do Ciclismo!
Siderado com a espetacular beleza do ambiente que percorri em redor do ''Tour'', as florestas, as montanhas, o canto dos riachos que passam, o céu azul por vezes coberto de neblinas ou castelos de nuvens brancas, toda aquela harmonia e quietude, mas também os pensamentos que me assolam a mente e desvanecem e perdem a forma... tudo terminando num ponto de aconchegadora calma.


Num próximo quem sabe assista ao mesmo nos Alpes Italianos... a ver vamos.
Percorridos: 2.975 Km (dia 54 km)