De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

sexta-feira, julho 25, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France 2014 - ( V )

Dia 11 de viagem – 23jul14 – 4ª. feira
GARIN – Col de Peyresourd – ARREAU
Uma noite bem dormida a temperatura amena com um amanhecer de céu limpo e sol radioso uma vez mais agradável  graças à neve que jazia ainda nos picos em redor.
O almoço ocorreu com o grupo de Portugueses que gentilmente me convidaram para almoçar com eles.


Fomos para a ‘estrada’ em busca dum local mais elevado e com pouca gente sem antes no percurso sermos saudados efusivamente pela abundante assistência pois terão achado que aquele pequeno grupo deveria ser incentivado a voltar… uma autêntica festa que continuou a merecer elogios pelos passantes na ‘caravana publicitária’ que ao passar por nós nos forçavam a agitar as nossas pequenas bandeiras e cachecóis.



O Bar dos Belgas
O almoço dos meus compinchas a seu convite
Chegada a hora da passagem dos ciclistas, desta vez quiçá por ainda estarem distantes da meta, já vinha menos espaçados desde o fugitivo levando apenas uns dez minutos até ao último que por nós passou.
a etapa de hoje























um fã do nosso grupo que quer visitar Portugal

o início da passagem dos ciclistas





No final haveríamos de ir junto da autocaravana cantar ‘os parabéns’ ao mais novo dos sete que hoje perfazia 61 anos com direito a bolo e ao champagne!
Pelas cinco da tarde decidimos juntamente apontar como destino o alto da ‘Mongie’ ou mais à frente o ‘Col du Tourmalet’.

O Aniversariante e o 'Parabéns a Você!
À chegada a ARREAU, decorridos 27 kms… a fila morosa fez-nos alterar os planos pois era uma encruzilhada onde entrecruzam as viaturas vindas da meta e a polícia ter dado prioridade à passagem para os hotéis das viaturas oficiais do ‘Tour’ que serão uns três milhares.
Apontamos para o Camping Municipal onde no curto percurso de 800 mts, ‘raspei' com a autocaravana num pára-choques duma viatura saída do estacionamento… nem parei até porque o prejuízo apenas me coube a mim, mas óbviamente que fiquei triste pois terá sido a primeira 'mazela' infringida à minha ''Africana'' mesmo se os cuidados na condução tem sido enormes.
Fiquei num enorme espaço de estacionamento a 500 mts do Camping onde já outros estavam.
Gps _P_ - N 42º 54’ 10.7’’   E 0º 21’ 27.3’’
Percorridos: 1.179 Km ( Dia 27 Km )
Dia 12 de viagem – 24jul14 – 5ª. feira
ARREAU - CAMPAN - Bagnères-de-Bigorre - TARBES
Para mim teria dado como finalizada a assistência à 3ª. etapa do 'Tour', mas o grupo de amigos Portugueses manifestou interesse em arriscar na manhã seguinte a subida do 'Tourmalet'... coisa em que o meu pessimismo não acreditava.
Assim o pensei, assim aconteceu... às sete da manhã já íamos a caminho do objetivo, subindo a serpenteada estrada até ao 'Col d'Aspin' mas não fizemos mais de 33 Kms pois na bifurcação para a 'Mongie' e para o 'Col du Tourmalet' a polícia já não deixava passar autocaravanas.

Haveríamos de estacionar à entrada de uma propriedade privada com o consentimento dos seus simpáticos proprietários.
O local ainda longe da meta, permitia ver a passagem do 'Tour' sem aglomerações apenas o inconveniente da sua passagem ocorrer mais cedo e a grande velocidade.



Uma vez mais o convite para almoçar com o grupo surgiu. Daqui o meu muito obrigado à simpática equipa de Sintra com quem partilhei a etapa de ontem e mais esta.






Assim aconteceu. Dois grupos de ciclistas ainda frescos terminando o desfile com um atrasado como já vem sendo habitual.



Feitas as despedidas dos amigos Portugueses que iriam ainda visionar mais duas etapas e também dos 'Bascos' e de alguns Franceses com quem tagarelei e prossegui indo estacionar na já conhecida AS de Tarbes não sem antes haver parado em Bagnères-de-Bigorre para na RTP2 ver o final da etapa.
Uma vez mais, saio deste périplo em 'boa forma' com o meu 'Francês', sendo que apenas um dia tive uma dificuldade numa padaria... não sabiam o que significava - pão integral -... valeu uma jovem que com o seu 'smart phone' rapidamente me ajudou dizendo que em França as padarias o vendem como 'pão biológico'...
A chegada a Tarbes próximo do quartel dos 'pára-quedistas'.
Percorridos: 1.250 Km ( Dia 71 Km )
Enviar um comentário