De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

sexta-feira, julho 25, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France' - 2014 ( IV )

Dia 10 de viagem – 22jul14 – 3ª. feira
PORT DE BALÈS – Lieu-Dit Saint Tritons – GARIN
Depois de uma noite fria e alguns grupos de jovens nórdicos  animados pelo excesso de álcool ingeridos durante a tarde e início da noite iam incomodando a vizinhança  entoando canções sabe-se lá de quê…, o amanhecer entretanto surgiu com um sol esplendoroso mas pouco quente ou não se vislumbrassem os picos ainda com enormes franjas de neve.
Os Noruegueses bem instalados... luz à frente... debaixo... e dentro...
No final da manhã, através da TV satélite, soube da decisão de Rui Costa abandonar o ‘Tour’… fiquei triste por ter já preparada a bandeira para o incentivar no cume.
Pensei alterar planos acerca das próximas duas etapas… deixei a decisão para o final da tarde.
Ao meio dia local já preparava o almoço para logo a seguir procurar um local onde não tivesse toneladas de gente.
a etapa de hoje e a passagem no Port de Balès


Após o almoço e preparado um pequeno lanche, fiz-me à descida da encosta sabendo que no topo seria melhor assistir na Tv de tanta gente lá poder estar.
Desci uns mil metros junto a uma curva.
a descida para assistir lá no fundo com menos gente...



Há hora prevista começou a passagem da ‘caravan’ ou seja cerca de uma centena de viaturas animadas pela publicidade que iam atirando para a assistência pequenos ‘souvenir’… tocando-me a mim uma dúzia de bonés e chapéus e até uma amostra de um detergente para máquina de lavar roupa… uma autêntica festa muito animada. A sua passagem demorou cerca de uma hora.












































Um pouco mais de espaço de espera e os ‘hélis’ iam-se aproximando. Eis que surge um pequeno grupo de fugitivos e após ele um sem número de pequenos pelotões, passando a meio os nossos compatriotas juntos. Desde a passagem do primeiro até ao último decorreram 25 minutos.
























após a passagem... o pára-arranca...
há viaturas que sempre correm riscos enormes de deslizar encosta abaixo...

Pelas 6 da tarde os ‘gendarmes’ não tinham ainda aberto a circulação em direcção à meta sendo que era esse o caminho que pensava fazer para assistir à etapa de amanhã mais concretamente no alto do Col Vale de Louron.
Mesmo se o tempo se apresentava soalheiro entremeado com algumas fugazes nuvens, fiquei que nem um tolo no meio da ponte. Que fazer?
Após 2 horas da passagem do ‘Tour’ saí do estacionamento ainda com algum pára arranca… e ao parar junto a um grupo de uma boa dúzia de Franceses, deram vivas ao Português que passava… aproveitei a gentilieza para os questionar sobre a minha hesitação de prosseguir à esquerda ( rumo à nova etapa) ou à direira de volta à AS onde passei dias antes pois não pretendia entrar em stresses desnecessários…
A resposta saíu de pronta… à esquerda… e lá iniciei a descida que os ciclistas haviam feito antes.
a descida de Porte de Balès até aos 600 mts...
 Rápidamente passei dos 1750 mts para os cerca de 800 mts onde uma fila de espera media uns 2,5 Kms. Pacientemente fui avançando lentamente, até que na encruzilhada que dá para Bagnéres-de-Luchon (onde terminou a etapa) e para os ‘Cols’… decidindo subir até onde visse que tinha local para estacionar sem passar o final de dia.

Chegado a Garin e após mais 1 km vi dum lado e do outro da estrada enormes parques relvados onde estavam cerca de duas a três centenas de autocaravanas.
Vi que ainda sobravam em terceira fila uns dois espaços e para aí me dirigi já que a noite se aproximava não querendo correr riscos de fazer a subida para o Col Val de Louron onde havia inicialmente pensado ver esta etapa.
Acabei por estacionar ao pé de uma autocaravana Portuguesa onde viajavam seis maduros que vivem na região de Sintra.
Um grupo de amigos animados e bem organizados para a ida ao ‘Tour’.
Até cerca da meia noite local ocupamos o serão numa troca de conversas interessantes.
_P_ - N 42º 48’ 25.3’’   -  E 0º 30’ 33.4’’
Percorridos: 1.154 Kms ( Dia 23 Kms )
Enviar um comentário