De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, maio 24, 2020

N2 - Dia 3 - 23maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (Nº. 47/2020)

Arroz de feijão vermelho com rodelas de paio
N2 - Dia 3 - 23maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante em modo de Covid19 - (nº 47/2020) - Peso da Régua - Colo do Pito - Mezio - CASTRO DAIRE.
Pelas 11 da manhã, demos início à etapa de hoje.
Pela N2, como não poderia de deixar de ser, logo após 5 kms, o Gps, dava instruções de virar à direita. Como seria uma estrada sem a designação apropriada, fiámo-nos antes no 'traking' do Gpx e afinal seria mesmo seguir em frente.


A estrada ladeada por cores de ouro provinda das flores silvestres e ainda do encarnado forte e claro das sempre apreciadas papoilas, ia-nos despertando a atenção, nos montes o verde estavam impregnados de uma espécie de recheio amarelo das espontâneas flores silvestres.
Eis que entretanto, surge a cidade de Lamego, tantas vezes já visitada que nos dispensamos voltar a parar por lá.

Lamego à vista
À entrada de Lamego, o Gps teimava em nos fazer mudar a rota o que não permitimos, mesmo se pela N2 se vai desembocar na avenida que dá de frente com o Convento dos Remédios.



Estas coisas do FaceBook tem o seu quê de interessante. mais de um Amigo nos sugeriu a paragem no Restaurante do Mezio Especialidades gastronómicas: Arroz de feijão com salpicão cozido, Cabritinho do Montemuro e Feijão com couve e carne fumada, lá bem no alto na encosta da serra de Montemuro, aldeia que dista 12 kms da sede do concelho de Castro Daire, onde a paisagem tipicamente serrana, severa e agreste nos esperava. Ainda hesitei optar pelo 'take away', contudo o espírito de companheirismo imperou e fiz companhia aos meus parceiros de viagem. 
Confesso que esperava mais do 'prato' já que quiçá ainda há dias atrás havia deglutido um arroz menos meladiço e mais solto .


Dali, prosseguimos passando ao lado do COLO DO PITO cuja advertência não me havia sido anunciada e cujo nome pitoresco me fez sorrir.

Finalmente surge a Vila pré agendada para pernoita de Castro Daire onde estacionamos primeiramente num Parque arborizado onde acalmamos a tarde de canícula nas suas frondosas sombras.

A meio da tarde, a caminhada ao centro da terra que pouco tinha para nos mostrar e ao entardecer mudamos de poiso já que o local onde estivemos não facilitava o acesso à TV (TDT ou Satélite).



Mudamos para um parque lá no alto ao lado das piscinas, com boas vistas para sul, tornando-se ventoso pela noite fora.

Percorridos: 46 Kms.

Sem comentários: