De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

terça-feira, dezembro 31, 2013

dezembro entre o oceano e a mina das sombras


Dia 7 e 8 dez13 
O Mar
um almoço na 'Casa dos Frangos' de Aver-O-Mar, que não deixa saudades pois já foi mais agradável por lá passar...nem mesmo as 'rabanadas' características da zona poveira se tornaram apetitosas... 
Ainda não é desta que este blog (espécie de pequeno diário pessoal) ficará a hibernar na net...
A crise para onde os 'governantes' nos remeteram, de certo modo vai-nos tolhendo os passos e a vontade de sonhar e de ir concretizando alguns pequenos desejos de viajar.
Fruindo ainda do bom tempo deste outono, repetimos nova ida ao mar aqui tão perto, caminhando ao longo da praia com o dia a cair num instante...
A manhã de Domingo, levou-nos de novo até para lá da Póvoa, onde grupos de aposentados aproveitavam o agradável sol para nas mesas do jardim à beira mar jogar 'às cartas´ com a melodia das ondas como pano de fundo.
A hora do almoço chegando, há que fazer pela vida, e nada melhor que com o 'fogareiro especial' acicatar os sabores dum chouriço caseiro comprado na feira vizinha em Aver-O-Mar...
um aperitivo sempre apetecível... 
a meio da semana, uma ida à Albicampo em Angêja, para substituição de componentes que tinham se der substituídos
12 e 13 dez 2013
entre Estarreja e Angeja
existem espécies cujo colorido me atrai
14dez13
de Braga à Serra do Xurês (Espanha) - mina das sombras
meia dúzia de NATUREZAS
Monasterio da Senhora do Xurés - local de partida
Uma visita a ''Os Banõs'' - Lobios - na Galiza de AC, é sempre recomendável, mesmo se as placas de proibição de estacionamento já surgiram junto à 'piscina termal aquecida'. 
A apetecível caminhada num dia frio, com uma nuvem a soltar-se das quentes águas da piscina pública... iniciou-se junto ao 'Monasterio', serra acima até às Minas das Sombras ( a 500 metros da fronteira Portuguesa ), a versão Espanhola das nossas Minas dos Carris. 
Uma manhã e princípio de tarde que sob a capa do céu aberto de sol, fizeram debelar o frio que grassava.
a desativada 'cabine elétrica' da mina das sombras
Para lá... por trilhos bem sinalizados, trepamos sempre até ao objetivo que dista uns 9 km desde a igreja (monastério). Os cerca de 18 km foram palmilhados numas 6 horas.  
naquela a que chamam a 'rota de Vigo', há gente que vai lá no alto e não nos vê... mas nós olhamos para o alto para os saudar...
quando na infância, adorava brincar com os 'bogalhos'...
 Já com a tarde a meio, ainda passamos em 'Os Baños' para constatar que dois casais (portugueses) se banhavam nas quentes águas da piscina das termas.
um casal cá fora... outro dentro,,, vão ao banho desafiando o frio que faz cá fora de água
já fumega

28dez13 
O mar de novo
pernoitar em Vila do Conde - junto â Foz do Ave... 
em dias de 'vento' nada melhor que ficar neste simpático _P_ à beira rio na foz do Ave...
antes de regressar a casa... 'uma olhada' ao tão agradável espaço de Aver-O-Mar


1 comentário:

Tânia Barreira disse...

Esses banhos são maravilhosos, eu que o diga!