Percorridos: 160 Km (Dia 40 Km)
Dia 3 de viagem - 2.NOV.12 - 5ª. Feira
CHAVES - VINHAIS
Uma manhã de um outono cheio de sol e pouco frio levou-nos para fora da cidade de Chaves, não sem antes apreciarmos uma vez mais o meio onde ficamos repleto de luz e cor.
Fizemo-nos de novo à estrada que é sabido ser uma das mais sinuosas do país, contudo o piso satisfaz pelo seu bom estado. As velocidades rondam os 40 a 60 km pelo que não será o melhor percurso para quem não disponha de muito tempo para a viagem.
|
e lá vão os meus amigos a fazer-se a mais uma curva |
Avançando no mapa, com Vinhais no horizonte, deparamo-nos com uma daquelas surpresas que se apanham quase sempre quando percorremos estradas transmontanas nesta época, sem sombra de dúvidas belos coloridos transmontanos conjugados em harmonia.
Há momentos e fases do percurso que nos fazem morrer por momentos e nos levam ao céu... nem nos dando discernimento para fazer uma pausa e fotografar o que de belo vemos, tal a diversidade de beleza porque vamos passando.
Eu sei que o outono traz com ele o frio, a chuva, e os dias pequenos, tornando as viagens melancólicas e aborrecidas, contudo, até ver a chuva tem caído apenas enquanto dormimos, permitindo momentos de magia com o realce das cores e a poesia dos dias.
|
já na nova AS para AC de Vinhais |
Claro que nas cidades, entre o betão e o empedrado, não podemos viver esses momentos únicos de outono e da magia das cores, onde os verdes velhos, o amarelo, o vermelho, o ocre e às vezes o azul, são reis e senhores.
Chegada a Vinhais com o céu cinzento e a chuva a visitar-nos amiúde.
Esta vila transmontana há muito conhecida como a Capital do Fumeiro, já foi por nós visitada aquando da Festa da Castanha que ocorreu há cerca de uma semana.
Visita obrigatória nas digressões por terras transmontanas, tem sido de igual modo o nosso local de pernoita.
|
área de serviços para AC |
Procuramos a AS para AC inaugurada há cerca de um ano onde estacionamos.
Os nossos parabéns à Autarquia pelo espaço proporcionado dispondo de bom equipamento e ótima localização. Uma razão mais para revisitar a pequena mas simpática Vila.
Um pequeno reparo que pensamos com tempo a Autarquia poderá corrigir, permitindo uma melhor utilização do espaço... é que quem desenhou o espaço, esqueceu um pormenor importante a saber:
Uma autocaravana necessita de estacionar em local plano sob pena de o frigorífico não funcionar corretamente, não facilita o duche e obriga a durante a noite a um reajustamento do corpo pois escorrega-se na cama...
Ainda metemos os ''calços'' que normalmente ajustam e nivelam só que não foram suficientes.
A obra de reajustamento não será muito dispendiosa pois bastará retirar o paralelo e uma máquina retirar a terra até nivelar voltando a recolocar os paralelepípedos.
|
a panoramica da AS para AC |
Endereçaremos o pedido à Autarquia, na esperança de que dentro do possível sejamos ouvidos.
O que fizemos então na localidade?
Aquilo que os locais desejam ou seja... tratamos de reabastecer a casa rolante com produtos da terra... fomos ao talho (vinho, azeite, castanha e enchidos), ao supermercado, e claro... a gastronomia já experimentada noutras visitas, uma vez mais no restaurante que conhecemos e recomendamos: ''O Silva''... O Sr. Silva revela-se um excelente anfitrião, cara alegre e bem disposta, onde desta vez optamos por uma posta bem servida regada com um encorpado tinto da terra.
Era suposto no final do almoço visitarmos o Parque Biológico de Vinhais, mas a chuva que entretanto recomeçou fez-nos adiar a visita.
A AS situa-se paredes meias com a magnifica piscina municipal.
Houve quem a utilizasse utilizando para o efeito a touca gentilmente cedida pelo funcionário da piscina.
|
o anoitecer não mostra o declive do parque |
|
o Artur entra triunfalmente na piscina municipal |
Antes de jantar, nova incursão na vila para descomprimir.
E o jantar? Pois... num interregno da chuva o fogareiro deu para nos aquecermos e confecionar os produtos da terra.
Percorridos: 228 Km ( Dia 68 km)
1 comentário:
se precisares de pernoitar na aldeia da Marilia é só dizeres....
um abraço e bons passeios
david+marilia
Enviar um comentário