De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, agosto 15, 2011

Interior de novo!

Pernoita em Manteigas
Dia 13.AGO.11 - Sábado
BRAGA - MANTEIGAS
Com a manhã a acordar algo nublada, decidiu-se voltar à Serra da Estrêla.
Feitas as contas, chegamos à conclusão  de que não conseguiria-mos passar para Manteigas já que a ''Volta a Portugal'' em bicicleta a partir do meio dia, ''fecharia'' todo o ''miolo serrano'', e assim aconteceu.
Do que me havia de lembrar ao ver esta escultura em Mangualde... na viagem à Guiné-Bissau, os colaboradores da Soares da Costa, pediam ao padeiro para trazer ''Cu Duro''!... (nome do pão) - claro, não se trata de pão, mas... que é duro... ai é!
A via encontrada para contornar o problema, foi encostar em Mangualde a uma frondosa sombra para saborear o almoço.
O edifício da Câmara de Mangualde
Uma ''bica'' na Praça Central da terra, e de novo a caminho de Gouveia, onde como já se esperava, havia que aguardar pela passagem da ''caravana ciclista''.
Nem a vontade nos aflorou para ver o acontecimento... é que a ''PSP'' (pelos vistos ainda existe ali), ''barrou'' a rotunda, deixando a entrada da via a descoberto, empacotando todo o tráfego automóvel.
A ajudar à ''desgraça'', ligada a TV, apenas captava-mos ATV, já que a TDT ainda não estará a ser receccionada na terriola... coisa que não incomodará o autarca pois assim mais ''o cabo'' dará ''cabo'' dos munícipes.
Sem uma sombra para encostar, tivemos de ''secar'' ao sol uma boa hora e meia.

Melhor local para pernoitar? Em Manteigas... até poderá ser... há mais.

Parque de 26 lugares... plano, central, calmo. Raramente encontro aqui AC a pernoitar... nem em Agosto! Magnífico!
Lá subimos estrada acima em direção à Pousada e de novo a descida tendo como pano de fundo o Vale Glaciar do Zêzere.
Uma vez mais estacionamos para pernoita no pequeno parque de estacionamento no coração da terra, sob o olhar atento da Web-Cam de Manteigas.
Uma brisa suave entretanto foi-nos sempre acompanhando tornando a tarde e início de noite agradável.
A net? Como já vem sendo habitual a 50 mts no Café/Restaurante ''A_Cascata''.
e UMA VEZ MAIS, fiquei num Parque único no país, já que permite ser avistado a cada momento em todo o mundo cibernético... E esta???
Dia 14.AGO.11 - Domingo
MANTEIGAS
Almoço? Bacalhau Assado na brasa e outras coisas mais.
Dia dedicado a tarefas de manutenção da ''casa das lameiras'' no Vale Glaciar do Zêzere, respirando os belos ares da Serra da Estrêla.

Com duas casas no mesmo local, optamos pela ''rolante''.
A ''tramaseira'' no seu esplendor... o ''fruto'' em Agosto.
No final de dia, descida a Manteigas onde ficamos, desta vez num outro local (este já conhecido de AC nacionais e estrangeiros), mais propriamente no largo sobranceiro às Termas e instalações do Inatel. Local calmo e seguro.
A alternativa de pernoita em Manteigas
Dia 15.AGO.11 - 2ª Feira
MANTEIGAS - VALHELHAS - BELMONTE - GUARDA - MANGUALDE - BRAGA

O habitual regresso, desta vez por Valhelhas e em Belmonte mesmo se a ''Scut'' ainda não cobra portagens, optamos pela estrada nacional até à cidade da Guarda.
Prosseguindo, havia que almoçar. Decidimos sair da AE para em Mangualde estacionar na agradável e fresca sombra já conhecida.
Uma das rotundas de Mangualde... um ''canhão'' e bastantes lápides apenas legíveis para quem trepe à rotunda...
Nesta paragem em Mangualde assisti na TV a ''diferendo'' entre a Câmara de Gouveia e Viseu relativamente à recém criada ''praia de areia'' em Mangualde. Vi também que o ''novo'' ministro da Educação estaria de visita a Gouveia.
Entendi que a Câmara de Mangualde é do PS - razão do recente crescimento de rotundas ''monumento'' . ... e a de Gouveia é do PSD, entendendo de igual modo que quando uma autarquia é ''governada'' por ''dinossauros'', é uma das escolhidas para visitas ministeriais, pelo que depois ''os favores'' terão ''retorno''.
Pobre país o nosso. Mudam-se as pessoas no poder, mas... nada muda efetivamente... tudo como d'antes... que ainda temos ''quartel em Abrantes''!

2 comentários:

david estrela disse...

INFELIZMENTE TENS RAZÃO,NADA MUDA NESSE POBRE RECTÂNGULO........
POR ISSO CADA VEZ MAIS AS PESSOAS O ABANDONAM !
UM ABRAÇO DESDE A TAILÂNDIA.
DAVID ESTRELA

Graça Moreira disse...

Amigo, já vi a segunda parte de Campo Maior e adorei. Continuação de boa viagem. Beijinhos