De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

segunda-feira, maio 23, 2011

O Antes e o Pós de uma VIAGEM

Dia 21 e 22.MAIO,2011 - Sábado e Domingo
ALGURES AO PÉ DO OCEANO
Uma vez mais no fim de semana fui em direcção ao Atlântico.
Havia que arrumar ideias sobre pequenas viagens passadas e projetar as futuras.
O dia acordou nublado mas terminou com um lindo sol no final da tarde.
As inúmeras gaivotas esvoaçavam até que um vento algo desagradável mas suportável as obrigou a rumar a ''terra''... fazendo as mais afoitas, aterragem sobre as viaturas que por ali aparcavam.
Na última viagem à Andaluzia, em Punta Umbria, conhecemos vários casais de partes diversas de Espanha. Um dos autocaravanistas, pela sua vivacidade, simpatia e alegria, deu nas vistas ao ponto de entender que estava perante um habitante de Tarragona daqueles de se lhe tirar o chapéu.
Fomos em grupo pelas ruas de Punta Umbria às compras ao mercado. Pelo caminho trocamos impressões de viagem.
Enviou-me uma ''compilação fotográfica'' com todos os que pernoitaram naquele lindo local junto ao mar.
Está mais que provado, que uma viagem começa nos preparativos e em acabando, ficam as recordações e as novas amizades que são alento para futuras viagens.
Um ''Bem~Haja'' ao Paco e a todos os outros amigos do País vizinho que tão bem nos trataram.
 Por cá, deu tempo para uma caminhada junto ao mar, para o lado norte.
 Conversei com as gaivotas que iam aterrando sobre os automóveis.
 Fui constatando que as pessoas começam a estender-se nos areais e até já houve qquem entrou mar adentro.
Quando o vento foi chegando, logo após novo percurso para os lados da Póvoa de Varzim, uma nova pausa para ler o livro que me foi oferecido na última viagem a Barrancos : ''FILOLOGIA BARRANQUENHA'' de J. Leite de Vasconcelos, editado antes de eu ter nascido.
Imperiosa a sua leitura, para entender melhor aquele hospitaleiro povo que visitei, terra esta que há uns anos tinha curiosidade em conhecer. 
Passei os olhos na parte que dá nota sobre ''a fala de Barrancos'', informação geográfico-histórica - influência ''hespanhola'', gramática... contos... etc.
Engraçadas as cantigas populares:
Uzólhu requere ólhu
I u curaçõi,
I u meu riquerê uh teu
Em certa ucaziõi

Barrâncu, pu sê Barrâncu,
Tambêi têi çérrah de pãu,
Tambêi têi moçah bunita
I preta cumò carbão.
Já entendo também como lidar com com os animais... ahahah
Chamar os gatos: miçu, miçu, miçu,ç,ç,ç,...
Os cães: bôju, bôju, bôju. E buxe,xe,xe,...
Afugentar as galinhas: ôx, ôx,ôx...
Os Contos
Uma bêh era um negucianti, i tinha tre' filha': a' dua' mai' belha' erom muntu baidoza', i a mai' nóba era mai' çuçegada, i çe xamaba Belhita....
Por certo que voltarei a Barrancos e... a Tarragona.
Enviar um comentário