De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Fugir ao ''Alerta Amarelo''

Dia 5.DEZ.09 - SÁBADO
BRAGA - AVEIRO
Os ''média'' não se cansaram de anunciar que a méteo complicaria a vida às regiões de entre Douro e Minho.
Como já estava um pouco cansado da ''prisão domiciliária'' originada pelo mau tempo (chuva, vento e nevoeiro), decidiu-se pela descida de AC com o objectivo de em 5 dias atingir o objectivo de visitar uma aldeia portuguesa bem conhecida - Monsanto - para os lados de Castelo Branco. 

Do lado de cá do Cais dos Remadores Olímpicos
GPS N 10''38.6954' / w 8º 39.3336' 
Para lá de Espinho a verdade é que o ''tecto'' de nuvens carregadas de chuva, desvaneceu e ao chegar a AVEIRO, estacionamos no belo parque de estacionamento contíguo à Ria, local a dois passos do centro da cidade. 
Percorridos: 140 Km
Dia 6.DEZ.09 - DOMINGO
AVEIRO - NELAS - SEIA - SABUGUEIRO - TORRE - MANTEIGAS
Ao amanhecer, mesmo com o dia a fazer caretas,... havia quem de canoa percorresse a ria...
Pela manhã, reabastecimento nos hiper próximos de Aveiro e prosseguimento da viagem - com alguma chuva antes de Nelas - coisa habitual naquela região.
Até próximo do Alto da Torre o nevoeiro alto facilitou-nos a vida... Lá no alto, contudo o vento forte trazia um frio cortante e ainda se vislumbravam resquícios de neve nas bermas da estrada.
O local de pernoita escolhido foi o pequeno parque camarário mesmo no centro da vila.
Ao chegar liguei aos meus amigos de outras viagens a pedir-lhes para nos darem uma olhada à viatura WEBCAM AQUI e até lhes acenamos para a ''WebCam''... já que fomos jantar no ''Restaurante Serradalto'' ali mesmo ao pé.
Não obstante a rampa de paralelipípedo, a noite foi calma e o local abrigado convida a voltar.
Percorridos: Dia 188 Km - Total 328 Km
   Dia 7.DEZ.09 - 2ª. Feira
MANTEIGAS - PENHAS DA SAÚDE - COVILHÃ - FUNDÃO
Sempre rendido à grande beleza do Vale Glaciar do Zêzere... Lá ao fundo... Manteigas.
Prosseguindo viagem, subimos às Penhas da Saúde. Muita gente a sair das ''tocas hoteleiras'' desiludidas por haver sumido a neve... descemos à serrana Covilhã e fomos ficar no Fundão, ''num larguinho de vivendas lá no alto''. À noite descemos ao ''povoado'' por debaixo das ''latadas'' luminosas de natal.
Percorridos: Dia 69Km Total 387 Km
Dia 8.DEZ.09 - 3ª. Feira
FUNDÃO - GUARDA - VISEU - ESTARREJA - BRAGA
O Regresso antecipado indesejado!
Numa viagem, tenho para mim que duas situações serão sempre indesejáveis:
1 - > Doença;
2 - > Acidente rodoviário.
Quando o evento é de outra natureza, é sempre aborrecido, mas... solucionável.
Ao sair com destino ''ao objectivo de viagem'' - a aldeia de Monsanto - no início da subida, a AC começou a ''gaguejar''... antes ela que eu próprio... parei mais adiante, e reparei que o quadrante tinha uma luzinha encarnada acesa com o formato do motor... assustei-me, claro - manti a calma - e após a leitura do ''LIVRO'' vi que havia um problema no sistema de ejecção... que podia prosseguir viagem, sem ''forçar'' a viatura...
A decisão foi adiar a ida a Monsanto mesmo se distava uns 30 km!...
Ao passar na Guarda... ficamos?
Tá friooo... Nã! e em Viseu? Talvez, vamos procurar ''poiso'' e de imediato surgiu a 1 000 mts do centro. Um pequeno largo ladeado por vivendas... sossegado mesmo se próximo do Hospital. 
Local para estacionamento e pernoita: GPS N 40º 39' 11.99''  // W 7º 54' 20.12'' (Recomendo)
Demos um arejo às pernas pelas ruas atapetadas e iluminadas de Viseu. Lanchamos numa centenária pastelaria os conhecidos e apetitosos ''Viriatos''... e... regressamos...
Mas... são ainda 18,30h.. Que fazer? Ver TV? Nã...
Vamos para a Ria de Aveiro... mas nem isso... a vontade não era muita pois uma avaria é sempre coisa para aborrecer o mais paciente dos viajantes... Chegamos a casa pelas 21,30h - Um dia antes do previsto!!!
Moral da viagem: Para fugir ao ''Alerta Amarelo'' esbarramos numa ''avaria'' da viatura! Coisas da vida.
Percorridos: Dia 343Km Total 730 Km

Sem comentários: