CABO DE PALOS – CARTAGENA
Curta a viagem de hoje.
Chegados a Cartagena, cidade que no seu redor conta com cerca de 200.000 habitantes, estacionamos no local central não muito distante do Centro Histórico (ao pé de algumas instalações da Universidade Politécnica de Cartagena).
Um Anfiteatro Romano que virou Praça de Touros e agora esperemos volte às origens,
Com o dia soalheiro, visitamos a parte central da cidade. Após o almoço, a decisão de por cá continuar imperou.
Fizemo-nos de novo à cidade e perante a informação de que pelas 21 horas haveria procissão, para lá voltamos.
O porto natural de Cartagena segundo rezam os livros, foi construído no ano 223 a.c. pelos cartagineses, que o chamaram ‘’Quart Hadas’’ (Cidade Nova). Depois de conquistar a cidade no ano de 209 a.C., os Romanos rebatizaram a cidade de ‘’Carthago Nova’’.
Cartagena terá perdido importância na Idade Média, contudo, o prestígio voltou no séc XVIII ao converter-se numa importante base naval.
Logo a seguir ao belo edifício do Ayuntamiento, termina a rua mais importante da cidade, a ‘’calle Mayor, bordeada de edifícios majestosos com varandas de ferro trabalhado.
O percurso para a procissão. Quem quer cadeira, paga!
As escavações efetuadas na cidade deram à luz do dia uma rua romana e a muralha Bizantina que foi construída entre os anos 589 e 590.
Na maior parte das ruas e ruelas encontrei dezenas de prédios apenas com as fachadas levantadas. Dizem-me que alguns caíram por vontade dos proprietários mas que outros ainda serão vestígios da Guerra Civil Espanhola.
Nos estaleiros do Porto deparei-me com um ‘monstro’ que mais parecia um edifício ou armazém modernista.
Puro engano – um veleiro com 3 mastros modernos e enormes – propriedade de um cidadão Russo, que não tendo aceite o valor pedido pela sua reabilitação entrou em litígio com os estaleiros e por ali tem ficado tempos sem fim.
À noite, a procissão menos importante das que se realizarão até domingo, passou e primou pelas diferenças entre outras a que assisti noutros Países.
Entremeadas em partes várias da procissão, famílias inteiras distribuíam sobretudo pelas crianças da assistência, rebuçados.
Os andores bem iluminados seguiam sobre rodas puxadas por dentro da estrutura pelos participantes.
No final, o andor da ‘Santíssima Virgen de la Piedad’ em ombros de dezenas de homens dava por finalizada a procissão.
Gps:
Percorridos: 2.065 Kms ( dia 34 Kms )
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