De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Ponte da Barca aqui tão perto

7 e 8fev15 - sábado/domingo
PONTE DA BARCA
Ponte da Barca é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2 300 habitantes.
Na pequena Feira do Fumeiro e do 'Vinhão' em Ponte da Barca
É sede do concelho de mesmo nome com 12 061 habitantes , subdividido em 17 freguesias.2 O concelho é limitado a norte pelo concelho de Arcos de Valdevez, a leste pela Espanha, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima.

Deve o seu topónimo à "barca" que fazia a ligação entre as duas margens do Rio Lima, muitas vezes peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, sendo a "ponte" construída em meados do séc. XIV que lhe vai dar o nome de S.João de Ponte da Barca (1450).

O ponto mais alto do concelho situa-se em plena Serra Amarela, no alto da Louriça, com 1 359 metros de altitude, na freguesia do Lindoso.
Desta terra é oriunda a mãe de Santo António de Lisboa, Teresa Taveira, nascida na Casa do Paço, freguesia de Lavradas; bem como o navegador Fernão de Magalhães, da nobre família do Paço Vedro (freguesia de Magalhães).
 Em 1917,aconteceram no sítio do Barral, as famosas Aparições de Nossa Senhora da Paz. Hoje em dia local importante de peregrinações.
As nossas AC no largo fronteiro ao Rio Lima
Mais um fim de semana de tempo frio mas soalheiro, decidimos rumar a Ponte da Barca.


A Matriz
Um fontanário fora do comum

Uma jovem bom bom gosto - leitura ao som estridente das águas revoltas do Rio
Ei-la aproveitando a natureza



Cascata do Rio Vade, antes da confluência com o Rio Lima aqui a 50 mts



Os Municípios do Vale do Lima - Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, juntamente com a Comunidade Urbana Valimar, criaram os Projetos Caminhos do Lima e Guarda-Rios.
Estes projetos visam uma intervenção na área ambiental, com diversas iniciativas aos níveis da preservação dos habitats, sensibilização das populações para a preservação da natureza e o fomento do ecoturismo.
De entre as diversas intervenções, destacam-se a criação de trilhos à beira-rio, nomeadamente com a construção da Ecovia do Rio Lima ao longo das duas margens do rio, bem como de outras ciclovias de ligação entre si.
A Ecovia do Rio Lima é constituída por 5 Troços: o Troço dos AÇUDES entre Ponte de Lima e Ponte da Barca; o Troço da LARANJA entre o Ermelo (Arcos de Valdevez) e a Albufeira de Touvedo; o Troço das LAGOAS entre Ponte de Lima e a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos; o Troço das VEIGAS entre Deão (Viana do Castelo) e Ponte de Lima e, o Troço de Refoios entre Ponte de Lima e Refoios do Lima.
O almoço, ocorreu ali a 2 metros do local de pernoita no simpático Restaurante Varanda do Lima. Não... não fomos à lampreia, mesmo se havia... não apreciamos... mas gostamos do serviço e do preço.

Sem comentários: