De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, fevereiro 21, 2015

Apoios recebidos

Até na Galiza há sempre alguém que nos segue.
''Caro Antonio Resende, não me conhece é claro. 
Sou mais um dos anónimos que o inveja, admira e respeita e que segue irregularmente o seu blog. 
Por vezes não me agrada a sua exposição publica, e é um assunto que só a si diz respeito, mas o bem que faz a outros viventes com a sua corajosa atitude modera-me esse desagrado. 
E continuo a espreitar para a sua janela.
Constato que não atualiza o blog há algum tempo. Doença, desalento, descanso, está farto? 
Sabe que a sua ultima exposição não foi muito, como direi, otimista.
Presumi alguma apreensão. 
E esperei por um escrito mais positivo. Que não apareceu.
Daí esta duvida. Que terá acontecido. Para qualquer situação o meu obrigado e reconhecimento pelo tempo perdido (ganho) com o blog, saúde e tudo a correr pelos seus desejos, sonhos.''
Caríssimo 
Grato pelo seu cuidado.
O Blog tem andado num 'marasmo' por motivos vários.
Felizmente que saiba, a saúde física e mental tem estado bem.
Acontece que em função do 'mundo' que nos rodeia estar no estado em que está, tendo já percorrido nestes 10 anos de reforma tudo o que 'era' possível fazer de AC ( do Cabo Norte à Irlanda, Capadócia e Guiné-Bissau ), vejo que agora com as condicionantes da 'Crise Financeira e de Valores' que grassa por cá e lá por fora... fico entristecido, razão pela qual este princípio de ano nem para Marrocos fui e a vontade de escrevinhar vai sumindo.
Óbvio que penso continuar a fruir do prazer de viajar de AC (ainda que cá dentro percorrendo tantas aldeias acolhedoras que ainda vamos tendo ), mas o 'blog' fiz uma pausa pois comecei a pensar que tendo entrado numa fase 'repetitiva' de pequenas viagens não interessaria 'aos meus muitos leitores'...
Verifico que como o Sr. outras pessoas me tem questionado de tal 'adormecimento' pelo que sinto a necessidade de lá voltar para pelo menos dizer QUE ESTOU BEM felizmente.
Mais sabendo que outras pessoas de idades várias me tem pedido 'dicas' para irem a Marrocos e a alguns países Europeus e tenho conseguido alimentar-lhes a chama para avançarem sem medos não descurando a prudência necessária...
Faculto o meu telf fixo... et voilá... Tudo o que sei e vivenciei transmito.
Como exemplo um casal aí da zona de Setúbal que conheci na Hungria há um bom par de anos (são um pouco mais velhos que eu)... convenci-os a irem este mês a Marrocos... e vão mesmo.
Ontem já meti mais uns pequenos textos da viagem de fim de ano. Tenciono acabar esta semana. (Prefiro 'rolar' que passar horas na net)
Assim sendo, uma vez mais grato pelo seu 'alerta' que junto com outros me farão despertar para esta vivência salutar que retomarei em breve.
Bem haja e o meu abraço.
António Resende
Nota: O seu comentário : ''... por vezes não me agrada a sua exposição pública...'' até para ter a noção do alcance da sua opinião - sempre achei que estamos sempre a tempo de aprender e corrigir, não me quer exemplificar melhor?  
''Fico feliz. Por dois motivos: não se passa nada (consigo) e resposta pronta.
Roubando algum tempo à profissão e para responder à sua questão.
A exposição refere-se a informação pessoal e familiar, intima ( e… ?) que
segundo o meu raciocínio não deveria ser exposta a entidades, públicas ou privadas e a leitores potencialmente mal intencionados ( boa parte da internet das boas intenções já foi enterrada à muito).
A vida privada pertence-lhe a si, aos familiares e amigos. Não pertence ao
blog. Porque ficará ad eternum na net. Sujeito a todo o tipo de olhares.
Continuando o raciocínio (bem ou mal), não será o conteúdo do blog
(deslocações em autocaravana, parceiros, comentários políticos, sociais,
gostos pessoais)  já uma exposição de temas privado (íntimos). E não foi
isso que me motivou a segui-lo?
Suponho que o que me incomoda é o facto de tratar os leitores como pessoas
de bem. Gente boa. De confiança.
Daí fotos familiares, de ocasiões e situações festivas ou nem tanto. Confia
e transmite isso mesmo. Os humanos são seres sociais e solidários.
Mas a experiência (tenho 55 anos) sopra-me outros receios. As entidades que
controlam a net (o estado, empresas (google, Microsoft, ebay, amazon) cia
etc…) não são reguladas  por ninguém de fato.
O abuso (descobri que o Google tem uma coisa chamada histórico de
deslocações onde até as viagens ao supermercado ficam nos servidores da
Google…), a idiotice, o desprezo pelo humano das entidades e na raça humana
a falta de respeito (reconhecimento) pelo esforço dos outros, a incapacidade
de admitir a sinceridade, a inveja destrutiva para além de muitos outros
valores trocados, são inatos da personalidade de muitos humanos.  Por isso
receio por si que hipoteticamente irá levar pela certa com algum retorno
menos simpático senão de entidades possivelmente de um humano mais símio.
Para terminar este monologo: o caro António é adulto e conhece melhor que
ninguém as linhas com que cose a sua vida. E de comentários bem intencionado está o inferno cheio. Caro António é a sua vida. E quem sou para estar a mandar bitaites sobre a forma como deve gerir o blog?
Mudando de assunto, e uma vez que conheço algo da sua vida mas sou para si
um desconhecido.
A autovivenda dos ---- ... é o meu carro do dia a dia que se transforma aos fins de semana. Infelizmente demasiado poucos .../...s portugueses, e resta-me o humor desencantado. Odeio esta estranha e sistemática transferência de dinheiro dos mais pobres para os mais ricos com o apoio do nosso primeiro, e como pertenço à casta dos que repudiam o fascismo financeiro reinante compreendo o António muito bem quando aborda questões politicas e sociais.
Desde há um ano que ando a iniciar-me nesta vida ambulante. Deslocações
pequenas, curtas, à medida do ordenado . Quando posso, forço, e consegui
chegar aos Picos da Europa. Fantásticos.
Mas pouco mais. E por isso as suas viagens fazem-me sonhar. Ter desejos de.
Mas na impossibilidade disso se alguém  realiza essas viagens vem a tal
inveja positiva de piscar de olho. Ainda bem que alguém bom consegue
realizar. Pelos seus olhos vou conhecendo este país e arredores. E como ser
um ambulante melhor. E o que significa ser autocaravanista. Digamos que o
António me ajuda a compreender melhor esse mundo. Por isso o seu blog é
importante. Para novatos com vontade de conhecer. Para ajudar os que não
podem fazer como desejariam.  Para incentivar à prática. Creio que o blog
consegue tudo isso. Com um ser solidário a mexer nas engrenagens.
PS: Se passar por esta zona sem pressa e com sede diga algo.  Será um
prazer ouvir histórias com autocaravanas.
.../...
Agradeço a dedicada atenção a um dos seus leitores.
Um encontro acontecerá certamente.
O Norte atrai o Sul e vice versa.
A minha parceira por vezes fala na rota do Douro
Do Porto até Peso da Régua.
Eu estou um pouco “pendurado” no Norte de Espanha.
Os Picos. Aquilo atrai-me…
Qualquer dia surge um e-mail a sugerir uma cerveja ou semelhante.
Do Norte ou do Sul. Não interessa. Conta mesmo é a vontade.
Mas o mais importante é/ foi o caro António não defraudar.
Duvidas de leitor e resposta pronta.
Um prazer lidar com pessoas assim.
Um grande Abraço  e quando o desânimo assombra pense nos leitores.
Eles gostam de si.
O meu Obrigado a mais este Amigo 'desconhecido' que virei a conhecer pessoalmente um dia destes.
Gostei do seu testemunho sincero. Bem Haja.
vvvvv
Amigo folgo em saber que estás bem de saúde e que a gripe é coisa do passado. Também achei estranha a tua ausência do blog, um mês e tal, e estava para questionar o motivo, mas depois de ler com melhor atenção, dizias algures que estavas com preguiça e falta de paciência, e quedei-me.
Aquilo a que o visitante do blog chama a atenção, não é assim tão descabido. Numa sociedade com ausência de valores, governados por palhaços e sua corte, energúmenos à solta é que não faltam. Há cautelas que são básicas, eu quando era jovem, muitas vezes ia namoriscar para sítios isolados da Falperra e outros e agora, nem pensar.
Espero também que não desanimes de postar, acho que não és homem para isso. Tens um pensamento escorreito, escrita agradável e transmites energia positiva.
Bom, até um dia destes. 
Saúde+viagens+postes. Mário~
vvvvv
Neste início de fevereiro, como tanta gente, fui atingido por uma desagradável gripe.
Casa e mais casa... mesmo assim ainda arranjei 'forças' para visitar um Amigo autocaravanista que fez questão de avisar que ia passar por cá.
Guardamos um espaço calmo e sossegado para ele poder visitar a cidade tranquilamente sem se incomodar com precalços.
Mesmo com a gripe a limitar-me fortemente os 'movimentos', não deixei de conversar com um Amigo que até aqui apenas virtual mas que com a sua visita à minha cidade 'validamos' a amizade. O meu abraço ao António que passou aqui no Norte e fez questão de nos visitar.
Não fora a gripe e teria acompanhado os meus Amigos numa digressão que mesmo em tempo frio, não perderia: ''Sexta-feira 13 em Montalegre''  e a passagem em Podence para assistir à chocalhada dos 'Carêtos'... 
 Dias 16 a 18 fev15 - 2ª, 3ª E 4ª.feira
VILA DO CONDE


O carnaval aqui, pouco se nota...


 A habitual caminhada junto ao mar e desta feita, a visita ao complexo contíguo ao parque de estacionamento onde pernoitamos.
Trata-se do SMIA de Vila do Conde, um espaço interessante de visita gratuita.
O CMIA é um equipamento municipal com a coordenação científico-técnica do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto que pretende contribuir para o desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental e monitorização de diversos descritores ambientais. Procura desta forma gerir esta informação de forma a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental.
Esta exposição ora visitada, pretende dar a conhecer a vida misteriosa dos anfíbios, de forma a sensibilizar a população para a sua importância ecológica e conservação e assim melhorar a imagem pública destes animais tradicionalmente associada a crenças e mitos infundados.
Esta exposição será procurada por público escolar.
Os meus vizinhos autocaravanistas não me parece sequer terem alguma vez entrado no edifício, o que é pena.
Várias espécies de anfíbios (19), dos quais, 12 anuros - rãs e sapos -  (sem cauda) 7 urodelos - salamandras e tritões - (com cauda).
Na quarta-feira pela manhã, fiquei 'isolado'... nada que me inquietasse
Com uma aberta no 'carvaval' e a gripe a dissipar-se, contentar-me-ia com a passagem de 3 dias no local habitual de Vila do Conde.
A TVI  
Já por casa, bem agasalhado, umas boas caminhadas percorrendo a cidade de uma ponta à outra... ainda tropecei numa equipe da TVI que fez questão de me 'sacar' a opinião sobre 'coisas da terra'...

Sem comentários: