De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, agosto 31, 2014

O mar para fugir ao calor

 Dias 30 e 31ago14 - sábado/domingo
E S P O S E N D E
Rejeitada a ida para Vila do Conde por estar prevista festa com alta música até de madrugada, optei pela visita à mais próxima Esposende.
Junto ao rio e 'lota' está-se bem e os finais de dia prometem sempre ocasos de rara beleza.
Com bom tempo deixamos que o olhar se perca em belas e quentes tonalidades que nos enchem a alma de alegria em fins de tarde calmas e de ventos ausentes.
Uma espécie de filme em ecran gigante acompanhado de odores marítimos.
Após uma tarde bem passada junto de amigos que por aqui tem moradia de verão, noite caída avançamos pelas estreitas ruas da cidade por entre barraquinhas de artesanato, comes e bebes e alguma magia ou não fora o fim de semana dedicado à Feira Medieval.

Olhares de rara beleza que se repetem nos tempos...

o 'nosso bairro' ao fundo do passadiço
Música, artesanato e odores na Feira Medieval


O amanhecer de sol radioso surgiu entretanto.
Num local onde a net é acedível e para colmatar a deficiente 'tdt' nos servimos da TV satélite, como se estiveramos em zonas recônditas do planeta...
Chia e Linhaça para os que levam vida sedentária
De tempos a tempos vou tentando corrigir os exageros.
Desta vez não fui pelos Chás de Folhas de Oliveira (por mais trabalhosos), mas sim por uma experiência um pouco mais onerosa mas mais simples de aplicar...
Optei  por aplicar a receita mais simples, mesmo se tendo andado arredado das lides desportivas, MAS, acompanhada por uma alimentação equilibrada.
Uma colher de sopa de Chia e outra de Linhaça pela manhã no yogurte, no leite... e de quando em vez à tarde ou noite nova dose...
Resultados? Ótimos!!!
Chia: a semente que emagrece e reduz gordura
Ela manda a fome embora e é capaz de controlar a glicemia e baixar o colesterol 
A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com "salvia hispânica". Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.
Linhaça: a semente aliada do coração, diabetes e da dieta
O grão, mesmo que pequeno, tem grandes quantidades de ômega 3 e fibras
Semente de linhaça faz bem para o coração e ajuda a emagrecer
A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) e é utilizada na culinária. Sua planta é conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. Ela é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Mas o benefício carro-chefe da linhaça é o emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo. E ainda é uma alternativa de cereal sem glúten.

Aqui fica a sugestão. 
No início da tarde uma névoa começou a encobrir o céu tornando a tarde menos quente.

1 comentário:

Carlos da Gama disse...


Belas fotos. Sobretudo, as que mostram o estuário do Cávado bem corado pelo horizonte. Uma foto é sempre «o momento» ... e o Resende foi feliz ao agarrar aqueles momentos... parabéns.
Carlos da Gama