De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, agosto 17, 2014

amuletos ou talismâs para que vos quero?

Considero-me uma pessoa não supersticiosa.
Nunca valorei as sextas feiras 13 nem gosto de ver dependurados nos espelhos retrovisores das viaturas 'figas' nem 'terços'.
Sou no entanto um fã incondicional dos 'amuletos' mas não no sentido de procurar a sorte muito menos para afastar eventuais tipos de energia negativa. 
Todos os que tenho, são para mim uma espécie de pequenos 'troféus de viagem' e cada um deles tem a sua história e significado.
Aquele que trago comigo no retrovisor da autocaravana, 'comprei-o' num local recôndito de Marrocos quando parei num miradouro deserto e me salta por detrás do baixo muro de proteção um 'puto' com vários 'camêlos' de folha verde entrelaçada... para vender!...  já lá vão uns 8 anos.
Sempre que o meu olhar se cruza com ele vem-me à memória as barbaridades que a cada momento se fazem com crianças inocentes e indefesas.
Hoje, uma vez mais pensei com revolta nas centenas de crianças metralhadas ou feitas orfãs na Palestina.
HajaDeus!!!
Alegro-me de ver a minha neta feliz e longe das guerras sempre indesejadas.
a minha neta Inês feliz com o 'amuleto' vindo do Tour de France


Dia 16ago14 - sábado
BRAGA - VILA DO CONDE
O mês de Agosto é para mim, o mês de 'repouso'. Não me atrai viajar para onde quer que seja já que é o mês em que milhões de pessoas fazem férias e quer nas praias, quer no campo ou montanha circula gente de sobra pelo que a confusão abunda.
10ago domingo de chuva no Minho
Este ano o Verão tem sido considerado 'atípico' pois o vento, a água fria do oceano e a chuva no Norte tem vindo a defraudar as férias de muita gente.
Este fim de semana haveria de quebrar a abstenção saindo mesmo que para o próximo e acolhedor cantinho à beira-mar em Vila do Conde com o tempo finalmente 'à verão'.
_P_ de Vila do Conde - Wireless da piscina














Dia17ago14 - domingo
VILA DO CONDE - VILA NOVA DE FAMALICÃO - BRAGA
Em dia de Aniversário Natalício
66 já ninguém mos tira!
Amanhecer quente e céu limpo e uma fresca brisa marítima agradável a bafejar-nos o dia.
Pela manhã o agradável passeio à beira rio.
 O sempre simpático mercado de peixe das gentes ligadas ao mar...
 ...em dia de descanso da faina...
 ... mesmo se o local é poluido de sobra, os 'putos' pescam com linha e anzol enormes taínhas que retiram a cada minuto e num ápice enchem duas sacas de supermercado...
 ... perguntei-lhes se era para comer... que não... seria para 'isco' dos pescadores...
 o mais novo, atira-me entre dentes, que ontem vendeu 2 por € 5,00 a uma senhora... creio bem que foram para a grelha ou tacho...
As modernas esculturas servem também para escalar e olhar o rio lá do alto...
Mesmo sem me aproximar do Convento de Santa Clara, dá para confirmar que, finalmente, terá chegado verba para a sua requalificação.
Nem tudo vai mal no Património de Vila do Conde.
Aproxima-se a hora do almoço.
Uma festinha singela ou não estejamos em tempo de crise.
Filho, Nora e Neta vem a caminho, pois o 'bolo' de Aniversário será soprado pela Inês que há poucos dias perfez os seus 5 anitos.
 Lotação esgotada no restaurante do Avô Tó.
a sopa da Inês
 A ida ao café após o almoço com a 'vizinhança' amiga.
O meu chapéu  de cortiça Algarvio 
Finalmente o 'bolo' dos 66!
Uma boa sombra ajudou à 'Festinha'.
Avô... pró ano faço estes... só uma velinha!!!
Um Dia de bem comigo!

Sem comentários: