De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, junho 30, 2013

À descoberta da Irlanda - Dia 29 e 30 de viagem - Irlanda do Norte - a visita ao nosso Cônsul.

A Eryca, o Cônsul na Irlanda do Norte... e o Je!
Dia 29 - 29jun13 - sábado
CARRICKFERGUS - BELFAST - BANBRIDGE - PORTADOWN - COALISLAND
Já entendemos como funcionam os prognósticos meteorológicos na Irlanda do Norte... Se anunciam sol, como é o caso de hoje, teremos um dia de neblina e lá para as seis da tarde, um sol envergonhado surgirá, até que o cair da noite o faça definhar...
Desta vez, haveríamos de fazer uma escala técnica na cidade a sul de Belfast - Brandbridge, onde préviamente agendamos visita na tentativa de reparar o frigorífico da AC dos meus parceiros de viagem.
Tudo muito profissional, inúmeras ''untadelas'' com spray nos componentes elétricos para tirar os 'verdetes'... e... o pagamento de uma hora de trabalho... 
( £ 40), para depois constatarmos que tudo ficou como dantes (quartel general em Abrantes...)...
A 'nossa agenda' para hoje, é um pouco 'sobrecarregada'... mais para o 'protocolar'... 
Em 2008 ao dar uma olhada no parque de estacionamento da Mesquita Kotovia em Marrakech (Marrocos), deparei-me com uma viatura portuguesa onde uma compatriota se preparava para sair dela.
Conversamos e passeamos um pouco em torno da Praça.
Ora, neste périplo, ao passar em França, vendo que íamos para a Irlanda, diz-me no FB que também estava a caminho pois ia tentar trabalho sazonal em Belfast.
A uma dezena e meia de km da cidade onde está - PORTADOWN - haveríamos de em meia hora entrar por minha escolha num modesto café/snack de uma alentejana.
Uma reencontro de Portugueses pelo Mundo de agradável contacto.
Apenas lá entravam ''portugas', e lá vi afixado o Edital do meu Amigo Tiago Cônsul na Irlanda do Norte a avisar das inscrições para o jogo que em breve se realizará na Irlanda com a nossa selecção... até um prospecto em Português de angariação de clientes do meu ex-patrão...
Como este mundo de quem viaja, é tão pequeno...
Portadown - onde vivem e trabalham muitos Portugueses
A interessante conversa sobre a pequena cidade onde a exemplo de outras na Irlanda se realizou uma debandada enorme de pessoas para fugir aos constantes conflitos entre católicos e protestantes.
Hoje mesmo, serão realizados desfiles dos ''protestantes'' e as tradicionais queimadas/fogueiras de 'paletes'...
Mesmo os nossos compatriotas vão evitando estas manifestações por as consideraram perigosas... 
Hoje por cá irá ser um desses dias de fundamentalismo estúpido.

O modesto espaço dos Portugueses
A Júlia que encontrei em Marraquexe há 5 anos atrás... votos de boa estadia prolongada.
A parte final da nossa Agenda do dia, toda ela de reencontro com um jovem casal amigo ocorreu já a tarde avançava. Fiquei mesmo à 'porta' do Consulado, com água, luz, net e estendal para com a brisa refrescar algum do vestuário que será utilizado para segunda parte da viagem.
O jantar a cinco foi confecionado pela simpática Erika, companheira 'do Cônsul' que é da idade do meu filho e os seus pais foram meus vizinhos de juventude. Gente boa, amiga, que tudo fazem para nos serem úteis e nos facilitarem a visita.

a foto da minha chegada.
Antes do jantar ainda aceitamos o seu convite para nos levar a visitar a cidade próxima e o Parque Natural onde se pode pernoitar de AC por umas £ 15 , com eletricidade e duche.
Chama-se ''Dungannon Park'' e fica ao lado de um agradável lago.
no passeio desta tarde um dos detalhes que me chocou de novo... as esquadras de polícia, são dentro de muros - tipo bunkers...
igreja protestante de Dungannon

mais um café luso onde o café e os pastéis de belém não faltaram
os prédios degradados de Dungannon, decorados a aguardar o restauro

o espaço de Assembleias de Protestantes

Dungannon Park

A Erika, o meu Amigo 'Cônsul'... e o Je...

Dungannon Park - AS para AC
Percorridos: 3.877 Km (dia 101 Km)
Dia 30 - 30jun13 - domingo
COALISLAND
A parte da manhã, foi para aproveitar a hospitalidade dispensada, procedendo ás tarefas de lavagem de roupas que com o vento surgido e a acalmia da chuva, depressa secou.
O almoço foi elaborado pela Emília - um arroz de feijão vermelho com 'pataniscas' de bacalhau que caiu que nem ginjas... 
Uma 'jóia' Celta - única na Irlanda

NÃO TENHO POR HÁBITO retratar cemitérios. Este mereceu a minha atenção pela diferença entre ele e os nossos... pedrinhas a cobrir a superfície de cores várias
nas ruínas de antiga ermida e longe do povoado
A meio da tarde, aproveitando a melhoria do tempo, fizemos visitas nas redondezas, junto ao enorme lago de onde se avista Belfast.
O meu obrigado ao Tiago por ter mais facilmente efetuado a reserva do Ferry para o regresso, diretamente para França.
Inconveniente: 14 horas de viagem. Vantagem: evitada a descida do Reino Unido menos km de estrada em França.
Amanhã haverá mais.
Preço pago em € 166,00! para 23 de Julho.
De hoje até lá, serão mais 23 dias de viagem na Irlanda.

1 comentário:

João Morgado disse...

Olá Resende
Pelas imagens parece ser uma cidade interessante.
Continuação de boa viagem.
Um abraço.