De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, abril 07, 2013

Está a custar!

Dias 6 e 7.abril.2013 - sábado / domingo
Aver-o-Mar

Para onde ir este fim de semana? 
Subi a um local aprazível onde não ia desde a juventude.
O miradouro da Guadalupe (propriedade de Universidade Católica).
Terei de lá voltar, tal a força nostálgica que me invadiu durante a visita... escutei o chilreio dos pássaros, ouvi as doze badaladas vindas da torre sineira da igreja que me viu nascer (S. Vicente)... uma delícia, este espaço, um pulmão verde no centro citadino desconhecido de milhares de conterrâneos.
Então, de lá, olhei para o horizonte, de onde vem o vento marinho... 
à chegada, o belo azul celeste e o marinho - uma atração desejada
Decidido voltar ao local tantas vezes visitado - o oceano -, com um dia algo ventoso e frio.
Entretanto um 'sinal' de primavera se me anuncia. Começo a espirrar... o que significa que a época das minhas alergias aos 'pólens' e 'fênos'' chegou... o que 'normalmente' acontece de fevereiro a junho. Pelo menos esta situação me parece mais animadora se o período encurtar, mas... com a eventual visita ao Reino Unido, o período será mais longo (numa visita à Escócia, 'quase morria' com essa 'malária', mesmo se em Julho... 
É aqui que inicio os preparativos para as duas viagens próximas: Alentejo e mais a seguir a IRLANDA.
Chegada a noite, um belo sono reparador e o amanhecer com chuva não muito agreste.
após um dia soalheiro e frio, a chuva de novo


O despertar surgiu com chuva não muito abundante.
A saída para o exterior fez-se para visitar o próximo mercadinho de peixe.
Não resisti em comprar um polvo médio com 2,50kg por € 12,50/kg.
Qual 'crente' diria que um bom arroz de polvo me alimentará a 'alma' e o corpo.
A meio da tarde, o sol voltou timidamente.

1 comentário:

Carlos da Gama disse...

Caro Resende

A Ver-o-Mar é, também, o meu refúgio de fim-de-semana. Sempre que posso.
Foi aí que fiz o baptismo de viagens com a Micha (há cerca de dois anos, apenas). E foi aí que senti o prazer de ouvir o ronronar do mar enquanto a noite cismava o seu destino. Foi aí que senti o prazer da maresia quando o luar desperta silêncios de alma.
Enfim... A Ver-o-Mar é liberdade de viver!
Aguardarei pel anunciada viagem à Irlanda, país que um dia também desejo visitar.

Abraço amigo do
Carlos da Gama