De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

sábado, dezembro 24, 2011

Hipocrisia + Consumismo = Natal

Bom Jesus do Monte - Braga 23DEZ11
Na infância, acreditava no Natal e no menino jesus...
A minha família vivia o Natal no seu pleno.
Tinha sempre um pequeno ''presépio'' onde abundavam as ''luzinhas''...
Era o Natal das famílias.
Não havia dinheiro para devaneios consumistas.
O ''elevador'' do Bom Jesus esta tarde... ainda funciona ''a água''!
Entretanto muitos anos passados, a vida foi-me ensinando que deveria na medida do possível passar ao lado do evento.
Por razões muitas que me dispenso aqui referi-las.
Uma vez mais não tinha nada agendado para estas datas... mas... afinal...
Hoje (dia 23) - terá sido o meu Natal! Confecionei um singelo almoço para a família mais próxima. O meu filho, a minha nora e... claro... a minha neta, pelo que até a toalha da mesa que em tempos idos comprei na Dinamarca, deu um ar de Natal com as nórdicas figuras alusivas.


Do Bom Jesus avista-se no fundo a minha cidade: BRAGA
Da parte da tarde descemos ao ''renovado'' Mosteiro de Tibães e voltamos a subir até ao ''Montariol'' onde por tradição se pode apreciar dois bonitos presépios ''com figuras que mexem'', mas... os tempos são outros e ainda não estavam a funcionar... sómente dia 25 até ''aos Reis''!

No Bom Jesus, a Inês era uma criança feliz.
Havia que criar espaço na tarde para que a minha neta se desfizesse em sorrisos.
Toda ela irradiava alegria nas traquinices que eu e o pai lhe proporcionamos.
No final do dia ''fui arrastado'' por velha amiga para o ''centro da cidade'', onde inúmeros improvisos natalícios me fizeram reencontrar uma mão cheia de amigos, no Grupo Coral e nas ruas já iluminadas.
A cidade ''com vida''!
Entretanto, na tarde e ''noite de consoada'', passei-a a acompanhar um amigo a quem uma doença  oncológica uma vez mais o atirou para uma cama do IPO. 
Um Natal sem alegria mas solidário, na esperança de que tão breve quanto possível o meu amigo salte para a Vida.
Ninguém gosta de entrar neste hospital, muito menos lá ficar internado
E assim passei Um Natal inesperadamente diferente.
Já tarde jantei com toda a sua família, como se fora a minha.

Enviar um comentário