De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, agosto 07, 2011

Foz do Neiva (Agosto) em Autocaravana

Foz do Neiva - lado norte - logo após o morro da direita, o local preferido na outra margem.
Nos meses de Julho e Agosto, é frustrante procurar local aprazível para estacionar e pernoitar. A conclusão a que chego, é que ''todo o mundo'' procura os mesmos locais... as pessoas são masoquistas... gostam de ''sofrer''... Aqui está o exemplo de como existem outras terras, outros mares, outros rios...
Castelo de Neiva lá ao fundo
Apontei o azimute para a ''Foz do Neiva'', desta vez na margem direita, já no distrito de Viana do Castelo. O local é fenomenal, paradisíaco até... mas... nem um autocaravanista encontrei.
Como para passar a noite não será um local seguro a 100%, decidimos ''contornar'' o rio e ficar do lado sul, já no distrito de Braga, a 10 km de Esposende sede do concelho.
Aqui ficamos... sem receios... 
A esperança não seria de encontrar outros amantes do AC itinerante, razão pela qual nada de estranho achei o fato de me candidatar a passar a noite (a solo) , protegido dos ventos norte, num local super agradável, próximo de um bairro de moradias.
A ''canoagem'' recomenda-se
Como é possível encontrar locais tão belos sem o ''congestionamento'' habitual de locais próximos do Atlântico? O mar como vizinho, o rio com o enorme canavial, os pescadores e os jovens a praticarem canoagem.

Mesmo sem a ''parabólica'' a TDT funciona
 O amanhecer super calmo, uma neblina super densa até às 9 da manhã logo seguida de céu limpo e um sol radioso.
Na TV a ''volta'' à chegada à Sra da Graça
Um pouco de TV para assistir à chegada da Volta a Portugal em bicicleta ao Alto da Senhora da Graça.
E um fim de semana de Agosto bem passado em contato com a natureza tão diversa, tendo como vizinhos na tarde de hoje uma mão cheia de emigrantes em gozo de férias, que nada incomodaram.
Voltarei de novo com uma cana de pesca pois na maré cheia nem necessito de sair da minha casa rolante.
Tanto à ida como à vinda, segui o conselho do GPS, que em Forjães me fez passar numa freguesia repleta de casario com quintinhas e quintais repletos de verde - S. Paio d' ANTAS. 
Se no lado norte não ''existe quorum''... muda-se para a margem esquerda...
GPS:                    Lado Norte: N 41º 36' 26.523''   W 8º 48' 18.287''
Lado SUL: N41º 36' 31.4''  W 8º 48' 22.4''

1 comentário:

Carlos da Gama disse...

Meu caro Rsende
Que maravilha essa descrição...
Tem razão quando quanto à falta de imaginação em frequentar locais paradisíacos como o que descreve.
Obrigado pela partilha.
Carlos Carvalho