De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

terça-feira, maio 11, 2010

Tirinho a Alcácer do Sal

O local de pernoita em Alcácer do Sal... 5*
7MAI10 - 6ª. Feira
BRAGA - MIRA - FIGUIRA DA FOZ - LEIRIA - VILA FRANCA DE XIRA - INFANTADO - PEGÕES - MARATECA - ALCÁCER DO SAL
Muitas vezes me questiono, se me deva chamar de ''autocaravanista''... é que não gosto mesmo nada do adjectivo, e muito menos quando me tratam por ''companheiro''... eu sei que não devo dar importância a essas coisas... mas então, porque razão, por tudo e por nada, me meto à estrada numa AC?
Porque é o meio que acho mais adequado para ''viajar livremente'', e quando me ''der na vinheta''...
Desta vez o motivo da minha viagem, tem, digamos motivos MILITARES!... Mais nada,,,...
É que fui ''convocado'' para o almoço convívio anual dos meus parceiros ''de armas'',... sim, porque como outros portugueses, durante 3 ANOS E MEIO da minha juventude, vesti uma farda e trazia quási sempre uma arma comigo.
Desta vez, trata-se do 40º Aniversário do regresso de ANGOLA.

Chegado ao final da tarde a Alcácer, estacionei na magnífica zona ribeirinha ao Rio Sado (da outra banda) num local muito conhecido pelas boas condições facultadas aos ''autocaravanistas'':
Sossêgo, acalmia, passeios pedestres, abastecimento de água, wc super asseados (de dia) e a um passo da outra margem pela ponte pedonal.
Aqui: N 38º22'11.394 e O 8º 30'39.450''
Após o jantar, visita às estreitas ruas de Alcácer para a indispensável ''bica de viagem''.
Percorridos: Dia 462 Km 
Dia 8MAI10 - Sábado
ALCÁCER DO SAL - CASTELO VENTOSO - ALCÁCER DO SAL
O evento foi agendado para o Restaurante - ''Km 10'' - na EN120 entre Alcácer e Grândola. É que o simpático restaurante é propriedade do nosso ''camarada de armas'' Domingos Madeira, gente simples e acolhedora Alentejana.
Recomendo vivamente este santuário de boa gastronomia Alentejana.
Chegada ao local da festança... Uma vivência agradável, com uma novidade 2010... o reencontro com um dos elementos da CCAÇ 2677 de alcunha ''Manolo'',... entenderão porquê... pois surge após 40 anos e é natural e residente nem mais nem menos BARRANCOS. Sabem onde fica? Nunca lá fui, mas após este dia de tagarelices e de recordações boas e menos boas, ficou decidido que no próximo ano não deverei agendar mais nada para me poder deslocar a BARRANCOS.
o MEU ABRAÇO ao MANOLO e à sua família que se fez representar e que nos presenteou com as suas canções genuínas.

 ''Manolo' canta para todas e todos...'...
No próximo ano... estarei em Barrancos...Pernoita no local da véspera: Alcácer do Sal.
Percorridos: Dia 20 km Total: 481 Km
Dia 9MAI10 - Domingo   
ALCÀCER DO SAL - CANHA - ALMEIRIM - ALPIARÇA - CHAMUSCA - GOLEGÃ - ALVAIáZERE - PENELA - CONDEIXA-A-NOVA e COIMBRA
Cansado de tanta chuva e frio, mesmo se havia pensado dar um giro pelo lindo Alentejo, decidi voltar.
O percurso de regresso fi-lo deixando-me levar pelo GPS IGo, mesmo se o NDrive me enviava por Vila Franca e depois por Santarém. Quando me diz para ir pela estreita estrada em direcção a Canha, entendi que seria o caminho mais curto e assim fiz. Canha uma pequena localidade, achei interessante a sinalização na entrada para o ''Cemitério Ocidental'' e na saída, outra para o ''Cemitério Oriental''... não parei para indagar, mas piada, sim, achei.
Mesmo no lindo centro,  deparo com a borda da estrada decorada com cerrado ramalhete concentrado de papoilas de vermelho forte. Lindo!
A ''paragem'' de Vale de Cavalos

Passagem por Coruche, Raposa e Almeirim, surgindo após Alpiarça onde almocei junto à biblioteca (bom local para pernoitar) onde tentei aceder à net, mas... sem resultados...
De novo rumei desta vez à Chamusca, onde estacionei junto à piscina pois no pequeno largo acede-se por Wireless à net graciosamente.


Chamusca piscina - N 39º36216 e O 8.47813º  Wireless grátis.
Havia que prosseguir, desta vez pelo IC3 onde uns 80 km são em via rápida.


O tempo foi melhorando e por todo o percurso, muitos ''peregrinos'' ladeavam a estrada para Fátima... Nada de move contra estas promessas, mas, é sempre doloroso verificar que alguns grupos ocupavam meia faixa de rodagem despreocupadamente e imitando os AC mal comportados,... vi atirar para as bermas garrafas de plástico e outras coisas mais... 
Chegado no final do dia a Coimbra, fico assustado,... é que a recente AS para AC muito bem localizada, fica mesmo ao lado dos palcos dos festins da ''queima das fitas''... Pensei duas vezes, mas por descarga de consciência perguntei ao casal de AC alemães que estavam estacionados entre muitos veículos ligeiros... e... entendi que já lá haviam ficado na véspera e que os estudantes os no incomodaram.


É uma verdade, que iam passando carregados de álcool, mas sem incomodar o próximo... mas lá para as 3 e 4 da manhã, acordei com o ribombar dos acordes dum tal Quim Barreiros... foi o senão.
A AS está bem localizada, com descarga de wc químico e acesso a água. Próxima da ponte pedonal para a zona ''dos bares das docas''... O Wifi esse é da PT, e não é muito forte o sinal.


O local dará para umas 30 a 40 AC, mas se elas tiverem mais de 6,5 mts de comprido, será complicada a saída... mesmo assim, é uma atitude louvável da CM pois fora da cidade o Camping é camarário.
Pernoita: Parque do Choupalinho (margem sul) - GPS N40º 11' 57.68'' - W 8º 25' 44.57''



Percorridos: 
Dia 10MAI10 - 2ª. Feira
COIMBRA - AVEIRO 


O sol voltou... rumo ao norte, paragem nos representantes da ''Burstner'' em Coimbra e Angeja (Aveiro), para saber como vai o mercado de AC... Para já vou rolando com a actual AC.
Mesmo se podia ir para casa, podia... mas uma vez mais fiquei em Aveiro ao pé da Ria...  

A Ria no final de dia com núvens...

Pernoita: Junto à Ria  - N40º38'37.43'' - W 8º 39'27.47''
Percorridos: 849 Km
Dia 11MAI10 - 3ª. Feira
AVEIRO - ESTARREJA - PORTO - BRAGA
Saída no final da manhã.


O Parque pela manhã, foi invadido por grupo francês de AC...
Tinha pensado almoçar em Estarreja, por isso, entrei na EN, até que recebo chamada dum amigo que também viaja de AC que me diz: '' cruzamos agora um pelo outro'' - ''estacione aí que vamos almoçar aqui perto''...  
E lá fui almoçar com o Joaquim Estrêla prosseguindo após até Estarreja.
Paragem para limpesa da AC, na já conhecida AS de Estarreja cujas imagens aqui coloco para quem não conheça.



E daqui... até casa,... foi um instante. 
Percorridos: 980 Km

1 comentário:

Javier Adán disse...

Que viajes tan maravillosos y que buena forma de ver mundo.
Un saludo