De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

quarta-feira, maio 05, 2010

Alvarinho para que te quero...

Dia 30ABR10 - 6ª. Feira
BRAGA - PONTE DA BARCA - LINDOSO - TERRACHÃ (Espanha) - CASTRO LABOREIRO - MELGAÇO 
Como havíamos previsto, saímos 2 AC. 
O tempo ao entrar em Espanha fez caretas e a chuva ia caindo constantemente. 
Os 2 GPS instalados teimavam em indicar o percurso do Soajo já nosso conhecido, mas, a ideia era a de conhecer esta parte de Espanha que não fora a chuva nos teria dado uma melhor panorâmica.
Mesmo assim, valeu a pêna percorrer os 20 km a mais.
Chegados a Melgaço no local já conhecido, estavam já meia dúzia de AC.
Feita a saída de ''reconhecimento'', fomos dar de caras com o conhecido apresentador Carlos Malato, que acabava de ''atestar'' o depósito do seu ''corpansil''...
Lá fiz a foto...
Após o jantar, visita à Vila e um cheirinho ao ''palco rolante'' vindo de Espanha, onde actuou um estridente conjunto musical.
Percorridos: 126 km
Dia 1MAI10 - Sábado
MELGAÇO - LAMAS DE MOURO - CASTRO LABOREIRO
Após a noite calma e serena, pequena caminhada no centro da vila onde revisitamos o castelo.
Pela manhã, o povo chegou e o Parque encheu...

Entretanto  chegaram mais dois casais amigos a quem tivemos de arranjar dormida fora de Melgaço pois não havia onde.
Conseguimos no simpático Hotel de Castro Laboreiro a 25 km daqui.
Como estava na hora de ''dar ao dente'',lá fomos para um dos ''bancos corridos'' do Restaurante Castrum Villae por sinal de Castro Laboreiro.
O ''manjar'', Um Bacalhau com Broa... coberto, claro com Alvarinho...

À tarde assistimos a 5 minutos do programa do ''Malato'' e saímos para a Casa de Cerdedo onde adquirimos algum ''nectar''... a preço mais agradável.



Como os nossos amigos iam pernoitar em Castro Laboreiro, decidimos fazer o mesmo, sem que antes ''da deita'', o grupo degustasse de novo a gastronomia local na ''casa'' do Sr. Fernando Albergaria Mira Castro.

A ''paragem'' de autocarros...
Passeata nocturna para com a frescura serrana, clarear o rosto...

 

..
Dia 2MAI10 - Domingo
CASTRO LABOREIRO - ENTRIMO (Espanha) - LOBIOS (Espanha) - PORTELA DO HOMEM - GERÊS - BRAGA
Igreja de Entrimo... uma relíquia.
Com bom tempo, ''despedimo-nos'' dos nossos amigos de viagem (optaram por outro percurso), e decidimos retomar o regresso de novo por Entrimo, cuja bonita igreja não visitamos, por se encontrar encerrada, contudo, atravessamos toda a povoação por entre centenas de tendas de feira, inviabilizando a nossa paragem. Existe AS para AC, mas... só conseguimos lugar para estacionar uns 3 km após, pelo que prosseguimos... voltaremos certamente.
Após a passagem da barragem de Lindoso, optamos por prosseguir por Espanha na direcção de LOBIOS. Paragem para almoço.
Logo após, retomamos sem que tenhamos efectuado paragem ''para arejo'' junto à Ponte sobre o Rio Caldo (espanhol) - próximo da última povoação galega TORNEIROS, já no caminho para a fronteira de Portela do Homem.

Na margem do Rio Caldo, junto ao complexo termal, paragem num largo onde algumas AC portuguesas tinham os toldos abertos (e bem)... na relva ribeirinha, outros piquenicavam em parceria com os simpáticos bovinos...






Local já conhecido de outras viagens... contudo, como vi as pessoas metidas na água com o frio que fazia... achei estranho... mas... é uma nascente de água quente!!!
Aproveitamos para fazer pequena caminhada até às quedas  de água - no caminho da ''Corga da Fecha''. sempre para montante do Rio de águas cristalinas. Por  ele vamos encontrar umas lindas quedas de água e uma pequenina ''lagoa'' onde os mais atrevidos se banham em água é gélida...
No regresso optamos por pequeno estradão que sem saber desagua numas ''Termas Romanas'' bem conservadas, ou não passasse por ali a Geira Romana que ligava Braga a Astorga.



ruínas da antiga cozinha e banhos...
- MANSIO AQUIS ORIGINIS:
Pode visitá-la num passeio pedestre a partir do moderno balneário entretanto construído. A primera das “Mansios” existentes em Ourense. As escavações aqui realizadas permitiram descobrir um pequeno edifício com divisões dedicadas à cozinha e um espaço termal com sistema de aquecimento (hipocausto), uma vez que o costume dos banhos termais estava bem implantado.
Todo esse percurso pedonal (ecopista) pode ser feito de bicicleta pois não é sinuoso antes pelo contrário, bastante bucólico.





Já entre Torneiros (Espanha) e Portela do Homem... as quedas...
No final da tarde, chegada a casa depois de um fim de semana cheio de prazeres.
Percorridos: Dia 100 Km Total: 256 km
,
Enviar um comentário