De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, maio 27, 2020

N2 - Dia 6 de viagem - 26maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 50/2020) - GÓIS - SERTÃ

Barragem 
N2 - Dia 6 de viagem - 26maio2020 - Crónica de Autocaravanista Itinerante (nº 50/2020) - GÓIS - Alvares - PICHA - Venda da Gaita -  Pedrógão Grande - Barragem do Cabril - Pedrógão Pequeno - SERTÃ
Muito embora tendo ficado a meio caminho entre a ASA de Góis e a praia fluvial, antes de partirmos, fomos os estreantes nas tarefas de despejar e encher no espaço entretanto aberto esta manhã de apoio aos Autocaravanistas.
ASA de Góis em modo de reabertura



A saída de Góis não foi nada fácil pois para acertar na N2 foi um caso dos trabalhos.
Descoberta a saída, numa via de curvas e contra curvas, por entre florestas mistas de árvores autóctones e inúmeros eucaliptos bem em cima da estrada, lá fomos avançando sempre com o Gps a querer que alterássemos a rota para o IC, uma epopeia digna de registo.
No posto do Turismo de Góis, foi-me dito que no final do concelho iríamos passar no Km 300 junto à aldeia de Alvares.
Os meus parceiros de viagem ainda pararam 2 kms antes para fazermos a foto 'do meio caminho', ora como havia pensado ser em Alvares, nem parei.





À memória entretanto veio-me a nojenta reportagem da TVi sobre os 'coitadinhos' dos empresários dos campings ( receber apoios do lay-off ) e para juntar ao choradinho um comentador 'reputado' de nome MSTavares a chamar-nos de 'porcos e sujos' pois sem nada pagar fruíamos os mais belos recantos do País...
Em tempos deixei de ver e ouvir Marcelo ainda mais sabendo das suas ligações aos DDT do BES, até lhe escrevi obtendo resposta de que ao lhe colocarem questões sobre a família poderosa de R Salgado, o mesmo 'pigarreava a todo o instante'. Resultado desse meu desabafo, lá tratou do pigarrear e foi eleito PR!
Depois comecei a excluir o pequenitates do Marques Mentes e da Ferra o Leite... e agora o mesmo acontecerá com outro 'amiguinho' dos DDT que corroborando com os donos da TVi veio destilar um ódio nojento sobre quem rola de autocaravana e não pode nem quer passar a vida em Hotéis ou campings.
Nem pensam pois quem pratica este tipo de turismo e quer como agora parar/visitar 3 ou mais localidades, pode e deve 'ficar na rua' ou em locais invejáveis por este tipo de gente.
É claro, que não me identifico com uma grande parte de cidadãos nacionais ou não, que não se sabem comportar nem destrinçar o que é viajar com responsabilidade, sem abrir toldos, colocar mesas no exterior, acender fogareiros, etc etc... sim existem porcos como em todas as terras quer se façam transportar em que tipo de viaturas for...
Perante isto, mais força de vontade terei para sobretudo no interior viajar, parar, visitar sem restrições de espertalhaços de alcofa.
PICHA passada...
Posto isto, e sobre este trajeto da EN2, direi que a exemplo do que aconteceu com a minha visita ao Cabo Norte na Noruega, a EN2 é uma 'maluqueira enorme' que jamais repetirei.
Troços de traçados obsoletas, estreitos, sem sinalização e onde o consumo do 'caracal' passa dos 8,4lts/100kms para 9, 10 e 11 em cada um dos troços percorridos até aqui.
Quanto às paisagens, com a exceção da região do Douro, poderiam à mesma ser apreciadas nos IP ou Ic com menos 'stress'.
Venda da Gaita para trás...
O trajeto mais certeiro e sem dramas aconteceria logo após a passagem da aldeia de PICHA e mais adiante na próxima VENDA DA GAITA. Em Pedrógão Grande, nem paramos tal o calor, indo em busca de frondosa sombra ali ao pé na Barragem do Cabril onde almoçamos.
Paragem para almoço na Barragem do Cabril









Dali em diante, nada de anormal, sendo que ao entrarmos no concelho da Sertã, digno de registo as placas estarem sempre assinaladas.
Na Sertã, estacionamos próximo do rio num dos tais cenários invejados pelos que ACIMA me referi.
SERTÂ
















_P_ na Sertã - sob frondosa sombra


Percorridos: 76 Kms

Sem comentários: