sexta-feira, maio 24, 2019

Crónica de Autocaravanismo Itinerante. Dias 13 a 23 da Rota da Páscoa - 2maio19 a 12maio19

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 13 da Rota da Páscoa - 2maio2019
SANTANDER - BILBO/BILBAO
Saímos de Santander pela manhã.
A viagem decorreu com normalidade pela Autovia até à parte mais distante da viagem: Bilbao/Bilbo no País Vasco.
As nuvens iam cobrindo o céu tornando as temperaturas mais frescas.
Embora indecisos, acabaríamos por ir ‘parar’ na ASA para Autocaravanas lá sobre a cidade de onde fruímos de vistas privilegiadas.
O espaço dispõe de cerca de 80 parcelas delimitadas com água e eletricidade em cada uma delas só o preço é alto para a oferta disponível ( €15,00/24h.) - O wifi é fraco.

Dali sai o autocarro nº. 58 que por € 1,30 nos leva ao centro histórico.
Saídos no final do percurso junto ao marcedo, a pé, percorre-se um longo caminho à beira rio até ao conhecido cartão de visitas de Bilbau – o Guggenheim.
Bilbao terá cerca de 400.000 habitantes – é o centro da indústria vasca, o principal porto de Espanha e a maior das cidades vascas. Rodeados de altas colinas, os municípios do chamado Grande Bilbao que se estendem por 16 kms pelo rio Nervión até ao seu estuário.
Percorridos: 1.627 Kms ( Dia 11o Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 14 da Rota da Páscoa - 3maio2019 – Bilbao –Portugalete - GETXO
Durante a noite e parte da manhã, choveu copiosamente.
O Artur Castro decidiu-se pelo regresso sendo que eu e o outro Artur Rosa decidimos cumprir com o programa de viagem gizado à partida.
Seguimos em direção a Portugalete para rever a ponte suspensa (colgante) mais antiga do mundo e que ainda hoje funciona e se tornou Património da Humanidade.

Entramos numa estreita rua ao longo do rio que não tinha saída. Lá conseguimos em apertadas manobras sair daquele bêco e prosseguir até ao porto de mar, mas o estacionamento não era mesmo viável. Ainda consegui fazer duas fotos e prosseguimos em direção a Santander.
Já na Autovia percorridos 15 kms lembrei-me de ampliar o mapa do Gps e clicar no local da ponte mas do lado oposto. Regressamos e acertamos num espaço para as 2 autocaravanas a escassos mil metros da dita.
Conhecida como ‘’Ponte colgante’’, é a ponte transbordadora mais antiga do mundo (1893), Obra de Alberto Palácio. Com os seus 63 mts de altura e 160 mts de longitude, é considerada a mais destacada representante da era indústrial.
Pode-se subir num elevador e travessar lá no alto para a outra margem. Não o fizemos já que do nosso lado o elevador estava encerrado para reparação.
Objetivo atingido. Valeu a pena.

Avançamos entretanto pela localidade até próximo do porto e aí conseguimos local para pernoitar e dali percorrer a pé toda a marginal pelo chamado passeio das grandes vivendas, numa tarde como as outra algo fria num dia em que em Portugal o calor aperta.
Percorridos: 1.682 Kms ( Dia 55 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 15 da Rota da Páscoa–4maio2019–GETXO–Castro-Urdiales - Santander
Amanhecer de sol esplendoroso mas aragem fria.

Saímos em direção de Castro-Urdiales que sabia ter uma igreja que mais se parece uma Catedral.
Não foi bem sucedida a visita por não ser possível estacionar em lado algum.
À passagem em Santander a vontade de nova visita imperou. Encontrados lugares na ASA, lá avançamos para o centro após o almoço. Caminhada até ao autocarro e no regresso subida do funicular.

O que reencontramos no centro? Parte do comércio fechado mas imensa gente nas ruas sobretudo junto ao estuário onde nos deliciamos a assistir à chegada do Ferry vindo de Inglaterra após 24 horas de viagem.
Dos 3 que habitualmente fazem a viagem 4 vezes por semana, este era o maior.
Um gigante a descarregar centenas de motard, muitas centenas de viaturas e um manancial de camiões TIR e autocaravanas.
E por cá nos ficamos a noite.
Percorridos: 1.792 Kms ( Dia 110 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 16 da Rota da Páscoa–5maio2019 - Santander - COMILLAS - Parte I/II
Não viemos aqui parar por acaso. Uma pequena praia numa localidade de 4.000 habitantes de nome Comillas.
Em primeiro lugar para aproveitar a manhã fria e hoje ventosa (vento norte) para dar uma olhada a 3 pontos dignos de visita.
Visitamos apenas um. O que mais me atraíu: ''El Capricho de GAÚDI''.
(1883-1885), Também conhecido como Villa Quijano, um colorido e original palacete desenhado pelo genial arquiteto Antoni Gaudí ( 1852-1926). Considerado como uma das suas primeiras obras de relevância ''El Capricho'' marca o começo do movimento modernista e nos permite conhecer um jovem Gaudí cheio de energia e vitalidade.
(Visita € 5,00)
Ali próximos, os edifícios modernistas da Universidade Pontifícia e o Palácio Sobrelanno neogótico (1881) não nos despertaram o mesmo interesse de visita.
Há que continuar viagem, não fora o forte vento e ficaríamos nesta bela baía de veraneio.

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 16 da Rota da Páscoa–5maio2019 - Santander - COMILLAS - San Vicente de La Barquera - Colombres - Colunga - AVILÉS - Parte II/II
Após o almoço, prosseguimos jumto ao litoral pela EN com passagem em San Vicente da La Barquera (que visitamos há dias) e Colombres que não nos seduziu.
Colunga serviria para pernoitar pelo sossego contudo o vento norte hoje acordou e fez-nos aproveitar o resto do dia para seguir até Avilés que certamente já não terá vento assim mas sendo cidade indústrial outros incómodos advirão certamente.

Percorridos: 2.013 kms ( Dia 221 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 17 da Rota da Páscoa–6maio2019 - AVILÉS - Cudillero - Luarca - Tapia de Casaruiego - RIBADEO
As previsões de véspera aconteceriam. O espaço dedicado às AC tem apenas 5 lugares. Ainda deu para mim. O pior foi o sentir o início dos trabalhos às 5 da manhã na unidade indústrial ao lado.
Ao amanhecer as chaminés das indústrias de aço debitavam nuvens de fumo branco para os céus.
Pensava não ter ainda visitado esta cidade, engano, mal avancei para o centro histórico recordei-me de anterior visita.

Cudillero não deu para parar... continuamos por Luarca que visitei numa altura de Festa o que tornou nesse tempo a pequena cidade mais apetecível.
Tapia de Casriego tem um enorme espaço para AC (pago- €4,00) que certamente será muito disputado no verão.
Finalmente Ribadeo onde estacionamos junto à marina em local agradável. outros por lá passaram.
Percorridos: 2.136 Kms (Dia 123 Kms)
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 18 da Rota da Páscoa–7maio2019 - RIBADEO - Foz - Playa de Las Catedrales - FOZ
Depois de uma noite sossegada junto à marina, prosseguimos em direção à FOZ.
Na Autovia a meio caminho estava anunciada a tão badalada Praia das Catedrais.Ainda pensamos lá passar mas com a última experiência lá vivida (inscrições/reserva e filas intermináveis) prosseguimos sem parar.
Já na Foz, em dia de feira, fizemos percurso em círculo à volta da localidade que nada mostrou apresentar digno de registo.
Praias, belas praias o que tornará o local apetecível em julho e agosto.

Já instalados num imenso espaço relvado onde existe ASA para autocaravanas, a pedido ''de várias famílias'', decidimos voltar atrás e visitar as Catedrais.
É uma verdade que neste período do ano, não há dificuldade alguma no estacionamento nem filas de espécie alguma para descer à praia.
Azar o nosso - a maré já estava a subir - não podermos avançar sem molhar os pés e quem sabe, algo mais.
Sinceramente, pelo que vi, sinto que a curiosidade está cumprida mas não foi nada que me leve a pensar ser algo de excepcional.
De volta ao nosso refúgio, mesmo se ainda não choveu para estes lados, um vento forte começou a mexer com a nossa casinha itinerante. Foi assim quase toda a noite.
A paisagem aqui, recomenda-se.
Percorridos: 2.202 Kms ( Dia 66 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 19 da Rota da Páscoa–8maio2019 - FOZ - LUGO
A noite foi passada sob ventos fortes. Pela manhã, arrancamos uma vez mais pela Autovia até Lugo onde havíamos passado à ida.
A meio caminho ao atingir o cimo de um dos altos nos seus 600 mts o vento soprava de tal modo que os avisos na Autovia aconselhavam velocidades inferiores a 80 Kms/hora mesmo sem nevoeiro outro dos perigos deste percurso.
Chegados de novo a Lugo, a caminhada habitual com paragem obrigatória na bela Catedral desta vez para nos abrigarmos da chuva.

Mais para o final de tarde, fomos visitados pelo Amigo Francisco Pérez , residente em Lugo e natural de Ribadeo que conheci no FB e se me deu ao conhecimento em Vila do Conde numa passagem comum por lá.
Francisco simpaticamente nos fez uma visita à volta da cidade e a terminar a tarde fomos a 3 bares (existem muitos não só em Lugo como noutras cidades de Espanha). A particularidade dos bares é o facto de ao pedirmos uma 'canha' nos presenteiam com uma travessa de pequenas 'tartes com recheio' para acompanharmos a bebida.
Isso aconteceu em todos eles.
Uma agradável companhia a do Francisco com quem aprendemos vivências várias de Galícia e até fomos trocando 'Ditados Populares' como aquele em que um de nós vai ao wc e o outro diz: ''... quando m... um Português, m... logo 2 ou 3!!!'' - Por ali não é assim mas idêntico: ''...Pixa Espanhola no mexa sola...''
Um final de tarde agradável e divertido.
Percorridos: 2.312 Kms ( Dia 110 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 20 da Rota da Páscoa–9maio2019 - LUGO - Monforte de Lemos - Ourense - Tui - VALENÇA (Pt)
Com chuva e algumas abertas, às 9h da manhã o meu parceiro de viagem já tinha saído para Pontevedra que me parece ainda não tinha visitado.
Iniciei o regresso calmamente com paragem em Monforte de Lemos onde já havia estado para abastecimento de água.
O almoço decorreria em Ourense junto às Termas da Chavasqueira que vim a saber pelo Amigo de Lugo que um incêndio havia destruído o espaço (privado).
Nas piscinas públicas como vem sendo habitual, há sempre destemida/os que se enfiam nas quentes águas mesmo em tempos de chuva. Hoje estava lá uma senhora e três cavalheiros...

Nova paragem em Tui para reabastecer combustível 'low coast'' a € 1,219 (diesel).
De novo muita chuva que caiu mais abundantemente ao entrar na ponte fronteiriça de Valença.
Aqui pernoitarei.
Percorridos: 2.539 Kms ( Dia 227 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 21 da Rota da Páscoa–10maio2019 - VALENÇA (Pt) - PONTE DE LIMA
A rotina bate à porta? Ainda não se bem que anda próxima.
Não me apetece ainda ir para casa. Vim a Ponte de Lima e fui às 'Finanças' pagar a 'décima'... (IMI).
Com a promessa de melhoria de tempo aproveitei a tarde para aplicar 'técnica' de colagem de objetos de plástico partidos.
Fui ao supermercado e comprei um tubinho 'super cola 3' mais uma saqueta de Bicarbonato de Sódio.
Muito simples: colocar a cola e de imediato pulverizar com o bicarbonato. Resultado: Por ali jamais quebra. Tão fácil e rápido, quase imediato. Salvei 2 capas de telemóvel, 1 taparwere, 1 suporte de óculos e 1 tampa de terrina.

Assim se passou o dia.
Amanhã? Logo de verá.
Percorridos: 2.582 Kms ( Dia 43 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 22 da Rota da Páscoa–11maio2019 - PONTE DE LIMA - Vila Verde - Freixo - AVER-O-MAR
Passagem a Vila Verde para confecionar o almoço a bordo e trazer comigo a 'pendura'.
Vamos à praia já que as saudades do Atlântico já se fazem sentir.
Azar o nosso mesmo se as temperaturas subiram imensamente o vento torna a estadia menos interessante.

Percorridos: 2.680 Kms - Dia 98 Kms
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 23 da Rota da Páscoa–12maio2019 - AVER-O-MAR - BRAGA
O vento apenas amainou após o almoço e o calor então se fez sentir.
Começo a preferir o inverno pois na casinha rolante com o aquecimento suporta-se melhor o clima.
Alguns valentes já se faziam ao mar.
No areal, tendas e tendinhas preenchiam a praia.
O almoço junto ao mar por hábito faz-se de peixe neste caso linguado.
Ainda não será desta que vou a casa pelo que esta 'espécie' de crónica poderia ainda não ficar encerrada - a Rota da Páscoa - mas como a matéria de relato será de somenos fico mesmo por aqui .

23 dias que me agradaram.
Há que fazer a revisão da parte motora da casa rolante.
Outras pequenas ou grandes viagens, virão certamente.
Para já, requeri votar de hoje a 8 dias pois no dia das 'Europeias' estarei de saída.
Percorridos:2.731 Kms - Dia ( 51 Kms )