De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, janeiro 27, 2019

Crónica de Autocaravanista Itinerante - 26 e 27jan2019 - Vila Nova de Cerveira.


Com o sol à espreita mudamos de destino mesmo se já por lá ficamos vezes sem conta. Uma pequena vila onde todo o ano arribam muitas centenas de forasteiros sobretudo gentes da vizinha Galiza. 
Cada escapadela tem as suas particularidades. Ora o tempo que muda, ora a quantidade de gentes que se deslocam ou ainda os encontros ou reencontros de pessoas que se conhecem.
Igreja da Sra do Alívio - Vila Verde

Por aqui surgem todo o ano, figuras da Política Nacional ou da Alta Finança que de Afife a Caminha possuem as suas vivendas de fins de semana.
Desta feita, a caminho da Feita de Cerveira, cruzei-me com conhecido Economista que já não via há mais de 30 anos.
Acompanhou-me vezes várias em reuniões na Instituição de peso na cidade do Porto onde durante 3 anos assentei arraiais participando na sua gestão.
Fiz dezenas de viagens a Lisboa no 'Alfa' na sua companhia, contando com a sua assessoria em negociações várias com os então Gestores da banca Portuguesa.
Nessa época, o Dr. Daniel Bessa comungava connosco dos mesmos ideais e nos identificávamos nas atitudes e posições tomadas.
Após essas vivências em comum, regressei 'à base' e o Dr. Daniel Bessa foi parar à Gestão de um Banco, foi Ministro da Economia num Governo PS liderado por António Guterres. Confirmo continuar a ser uma pessoa que não deixa nada por dizer: da política, da vida, da natureza humana. É um parte-a-louça, diz o que tem a dizer, pão-pão-queijo-queijo. Em 2014 Daniel Bessa, comparou o antigo primeiro-ministro socialista José Sócrates aos piratas do ar que despenharam um avião contra o World Trade Center em Nova Iorque a 11 de Setembro de 2001.
Na atualidade é o Diretor-Geral de COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação e Presidente dos Conselhos Fiscais da Galp Energia, da Sonae, SGPS e de Bial - Portela e Companhia.
É claro que pelo que conheci dele, muitas das mais recentes declarações deste ilustre Amigo que tem a minha idade, não me agradam, contudo guardo toda a vivência comum da qual registei boas recordações.

domingo a vila ficou deserta

Depois da referência fora do comum desta pequena viagem, avancei para a curiosa Feira de Cerveira até me recolher no meu pequeno mas agradável habitáculo.

Pela manhã, depois de uma noite algo chuvosa, pequena digressão sendo que após o almoço se fez a tradicional deslocação à outra margem do lado Galego para abastecimento de combustível cujo preço não está muito aquém do nosso salvo o da botija de gas que continua a ser de 50% menos.

Sem comentários: