De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, dezembro 24, 2018

22 e 23dez18 - Crónica de Autocaravanista Itinerante -

Igreja de Nevigilde - Vila Verde
Eis-nos na estação de inverno. Os dias recomeçarão a crescer. Nos últimos dias, cá pelo norte a chuva lá nos tem molestado e os campos já mostram excedentes do precioso líquido. 
Haveria de ir em busca do inverno, para lhe dizer que é a estação do ano que menos gosto e mesmo se a idade avança, que almejo pela primavera que essa sim me acalenta a esperança.


O 1º dia de inverno, irrompeu meio resplandescente de sol a despeito dos dias chuvosos da véspera. 
A chuva e o vento terão partido por uns dias permitindo-me fruir estas datas apenas a escutar as ondas do oceano e fazer uma bela caminhada desde o meu 'poiso' na praia do Quião (Aver-O-Mar) até ao centro da Póvoa de Varzim.
A noite de sábado foi de grande acalmia e sem vizinhos por perto. Apenas a minha casinha rolante e o mar.



Õ agradável passeio na Feirinha de Aver-O-Mar


O almoço sem trabalho de cozinha
Com a requalificação deste belo largo, a interdição de estacionamento de AC chegou.









O regresso a casa para uma vez mais refletir sobre o fenómeno Natalício que pouco ou nada me diz já que a hipocrisia abunda por aí e o mar de desigualdades sociais me inquietam:
- Temos 1 milhão e tal de pobres;
- Entre nós, cerca de 1 milhão de pessoas a receber o salário mínimo;
- Centenas de milhar de idosos com pensões de miséria;
- Impostos diretos e indiretos que levam às pessoas grande parte do fruto do seu trabalho ou pensões;
E pelo Mundo fora?
- Quantos milhões de seres humanos votados ao esquecimento em Àfrica, Âsia, América... ?
- Quantos milhões de refugiados que teimam em fugir das suas terras de penúria para a Europa e América do Norte sem apoios de qualquer espécie?
Tão pouc@s as pessoas impregnadas de elevados sentimentos e com grande sentido de solidariedade e de valores humanos que por muito abnegado empenhamento em prol do bem comum que mais não são que pequenas gotas no oceano.
Em nosso redor tanta miséria e os Políticos e 'DDT' a esfregar as mãos como Pilatos e a olharem só e apenas para os seus umbigos.
Por estas e por outras, não compactuo com as 'Caridadesinhas' que por aí pululam nesta época.
Bom 2019 para tod@s.

Sem comentários: