De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, novembro 25, 2018

Crónica de Autocaravanista Itinerante - 24 e 25nov18 - Ponte de Lima


Crónica de Autocaravanista Itinerante - 23nov2018.
Vou pernoitar fora. Sugestões num raio de 50 Kms... Amanhã, voltarei.

Nos entretantos, delicio-me com este pensamento:
''Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas... As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com
triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!''

iN: VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de Mário de Andrade
O lanche: Broa de toucinho e nozes com maduro Alentejano
Paragem no Freixo para almoço

Ponte de Lima - Parque da ExpoLima


Na vida, faço sempre por estar de bem comigo mesmo e com quem de mim está próximo. 
Procuro aceitar as minhas condições de vida e vou-me preparando para limitações que paulatinamente surgirão. 
É assim que reputo de importante:
- Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte do quotidiano.
Estabelecer objectivos é ótimo, desde que eles sejam alcançáveis.
Pesquisas mostram-nos que se levam em média dois meses para adquirir novos hábitos. 
Como não ando em busca de 'novos hábitos', vou remediando com os que vou sentindo e tendo ao longo destes anos pós-trabalho, ou seja, sobretudo aos fins de semana, evitando ficar em casa mesmo se as intempéries nos demovem.
Troco a minha casa agradável pela de 4 rodas, mesmo se esta última tem um espaço útil do tamanho da cozinha de minha casa.
Sinto-me bem assim. Já não sei viver de outra forma. Acredito que haja quem não compreenda esta 'fobia', tanto me importa.
Ontem e hoje repeti o ritual e abalei para uma terra que gosto sob um manto cinzento e muito chuvoso: Ponte de Lima.



Proibido a Autocaravanas - Todas as outras viaturas podem estacionar: furgões, camiões TIR, autocarros... Porque será?












Arroz de Sarrabulho




Numa aberta pavoneei-me junto ao Rio Lima e o almoço desta vez, também ele já saboreado recentemente fui buscá-lo ao Restaurante GAIO.
Vou sendo feliz à minha maneira, vá tendo eu saúde.

Sem comentários: