De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

domingo, abril 29, 2018

Dia 34º de viagem - 10abr18 - 3ª. feira

PONTE DE SOR – Abrantes – Martinchel – Castelo de Bode – TOMAR
DSC01158DSC01159
Talvez por estarmos em dia que nasceu com chuva abundante, hoje vou dedilhar uma letritas sobre o que me ocorre pelo visionamento das Tv’s cá e lá, decorrido um mês da saída para Espanha.
Entrados em Portugal desde ontem, através das Tv’s, verifico:
- Em Espanha os assuntos ‘do dia’, ou melhor de toda a estadia, foram:
1. Catalunha – presos políticos sem haver lugar a julgamento. Por rebelião (e a do Estado?), enfim o ‘poder’ que põe e dispõe das Leis e dos Tribunais. Mota: zero.
2. Uma Ministra do PP de Rajoy de nome Cisfuentes que não obstante tudo apontar pra que o seu diploma ‘Master’ foi viciado e não prestou sequer provas, não se demite e tem o apoio do mesmo PP e de Rajoy! Política e politiqueiros corruptos e sem ponta de vergonha! Nota: zero.
- Em Portugal, hoje, o que vejo?
1.- Um Presidente dum Clube que decide sair do FaceBook!!! Notícia importantíssima, sem dúvida alguma; Alguns políticos e ex-políticos e até um ‘safardolas’ da Associação de Bombeiros vem mandar ‘bitaites’… sobre a hecatombe de um clube. Pachorra!
2.- Uns Srs doutores do Hospital de S. João que pedem uns milhões para sanar deficiências que urgem há mais de 10 anos. Sim senhor, que fizeram eles nos governos anteriores que não os ouvimos? Que as crianças a fazer quimioterapia o fazem nos corredores por entre cacifos de lixo! Grave. E eles não são responsáveis?  Triste!
3.- Nos Algarves a luta continua na EN 125 que tem buracos. Que a ex-scut tem de ser gratuita! E o resto do País? Que pague quem tem pois no Norte tudo se paga nas AE e ninguém resmunga. E os buracos? Com as chuvas deste último mês afetaram todos, e ainda bem, Não é? Pois é!
E agora o que se fez hoje:
Pela manhã, as despedidas dos Artur e Emília Castro que anteciparam o regresso e do outro Artur que rumou a Turquel em Alcobaça onde reside.
DSC01145
Com chuva a bom chover, optei pelo percurso ABRANTES, com pequena paragem apenas na Barragem do Castelo de Bode que francamente me fez exceder as espectativas: CHEIA!
DSC01147DSC01148DSC01149DSC01150DSC01151DSC01152
A cidade escolhida para pernoitar foi TOMAR que decidiu abrir as portas do ‘camping’ Municipal acolhendo os autocaravanistas graciosamente mas acabando com a disponibilização de funcionários, de fornecimento de electricidade e de duches quentes nos WC. Fizeram muito bem já que os encargos aliados aos baixos preços praticados traziam grande dispêndio aos Munícipes.  Mesmo assim, local calmo e acolhedor.
DSC01171
A chuva, essa, continuou até ao início da tarde. Como após a tempestade vem a bonança, o sol voltou a brilhar e a incentivar à visita da pequena mas bonita cidade dos Templários.
DSC01153DSC01154DSC01156DSC01157DSC01160DSC01161DSC01162DSC01163DSC01164DSC01165DSC01166DSC01167DSC01168DSC01169DSC01170
Como já visitei vezes várias o Convento de Cristo, recolhi-me numa Pastelaria que é bem conhecida na cidade: ‘’Estrelas de Tomar’’, onde escolhi 3 especialidades bem doces -  ‘’Beija-me depressa’’ – ‘’queijinhos doces’’ e ‘’estrelas de Tomar’’… já provaram?
DSC01172DSC01173
Por aqui me fico.
Percorridos: 3.370 Kms ( dia 70 Kms )

Enviar um comentário