De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, março 23, 2018

Dia 16 de viagem–23mar18–6ª.feira

GRAO (Platja del Pinar) - CASTELLÓN de La Plana – SAGUNT – CULLERA
DSC_4850
Desabafo:
Sempre que me desloco a um País, sobretudo quando o vento não me permite aceder à TV satélite, vejo as notícias através de TDT.
Nestes 15 dias, tem sido um fartote de poucas vergonhas da politiquice de Rajoy e seu PP a saber:
a)- Uma Ministra fez um 'Master' corrompendo e não se passa nadie... uma santa... em Portugal já tivemos casos como este, todos de poucas vergonha do PS ap PSD e CDS-PP.
Uma tristeza. E não são presos!!! Né?
b)- Na Catalunha o 3º candidato à Presidência do Governo, ainda não tomou posse e um Juíz conluiado a Rajoy e fazendo tábua rasa da democracia como nos tempos de Franco, manda prender mais 5 (cinco) 'Independentistas'!
Que democracia é esta? 
Presos sem julgamento há meses sem condenação com a alegação de que são suspeitos de REBELIÃO?!
Triste e Miserável política.
Espero que o O Povo espanhol não venha a pagar caro todas estas trapalhadas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pela manhã, com pesar, deixamos o espaço dedicado aos Autocaravanistas ainda mais com o sol a brilhar. Sabemos que descendo no mapa a chuva voltará.
Previamente delineado o percurso, deixamos para outra viagem  alguns pontos de interesse, como as ‘Covas de Sant Josep Segorbe’ e o ‘Monastério de El Puig.

DSC00768DSC00769

Encetamos nova viagem e estacionamos num enorme espaço na cidade de SAGUNT  Onde nos aprontamos para a visita à cidade.
DSC_4823DSC_4824DSC_4831DSC_4832
A primeira visita foi feita ao Centro de Interpretação.
DSC_4825DSC_4826DSC_4827DSC_4828DSC_4829DSC_4830
Segui-se a visita ao Teatro Romano reconstruído de tal forma que foi objeto de grande polémica.
DSC_4833DSC_4834DSC_4835DSC_4836
A subida ao Castelo foi um pouco custosa pois o tempo aquecia para além dos 20ºC e a subida não foi coisa fácil.
DSC_4837DSC_4838DSC_4839DSC_4840DSC_4841DSC_4842DSC_4843DSC_4844DSC_4845DSC_4846
A cidade de cerca de 60.000 habitantes está encravada no cruzamento de duas calçadas romanas, pelo que desempenhpu um papel decisivo na história de Espanha antiga.
No ano de 219 a.c., Aníbal saqueou Saguntum, aliado de Roma. Diz-se que todos os habitantes da cidade morreram no assalto e que os últimos se atiraram às chamas antes de cair nas mãos de Aníbal. Este incidente desencadeou a segunda guerra púnica, que teve resultado desastroso para os Cartagineses e levou à expulsão destes e a ocupação Romana da Península.
A cidade tem ainda muitos restos da civilização Romana, entre eles, o Teatro, do séc I d. c.. Construído em pedra caliça e aberto para uma paisagem de hortas e mar.
DSC00771DSC00772DSC00773
As ruínas do Castelo, encimadas numa colina que domina a cidade moderna, marca o ordenamento de Sagunto. Nele se sobrepoem os restos escavados de várias civilizações. iberos, cartagineses, romanos e árabes. As ruínas do Castelo, dividem-se em sete praças sendo que a mais alta é a Cidadela. As muralhas que se contornam por cima dos campos de laranjais tem um comprimento de 800 mts de largura.
Junto a uma capela ainda no alto da cidade, assistimos à filmagem de pequeno grupo a representar a cerimónia que se realizará amanhã no início das cerimónias da semana santa. De notar que o ‘Cristo’ fumava e fogueava ociosamente um cigarrito!!!  
DSC_4847DSC_4848DSC_4849
Prosseguindo, circundamos pela Autovia a cidade já visitada de VALÊNCIA.
Centenas e centenas de camiões TIR nos dois sentidos. Não nos incomodaram pois o ‘cruisse control’ haveria de regular a velocidade constante de 90 kms/hora deixando que ‘eles’ nos ultrapassassem com facilidade.
A restante viagem em direção a CUELLARA onde optamos por pernoitar num pequeno espaço junto à praia.
DSC00774DSC00775DSC00776DSC00778
Percorridos: 1.656 Kms (dia 146 Kms)
Gps: DSC00777


Enviar um comentário