De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

domingo, março 03, 2013

Fafião de novo

Que se lixe a ''Tróika'' e quem cegamente nos desgoverna
CM 3mar13 - BRAGA
Dia 2mar13 - sábado
Fafião de novo
E nesta roda viva, mais um sábado, mais um dia de esperança em que o amanhã seja diferente, surja com mais alegria no rosto dos meus concidadãos, que acabe a tristeza da desigualdade dos que nada têm, perante tanta abastança que a partilha e a solidariedade sejam usados com urgência.
Mesmo nunca tenha sido adepto de manifestações, reconheço que ao ponto a que o País chegou, é muito importante que as pessoas saiam às ruas... 
Como não penso chegar ''em tempo útil'', manifesto contudo a minha solidariedade com aqueles que tem a coragem de o fazer e comungo com a sua revolta.
O anúncio de céu limpo, levou-me uma vez mais a aderir ao passeio pelas belas paisagens de Fafião no Parque Nacional da Penêda-Gerês.
Havia de aproveitar a manhã com ares de primaveril, mesmo se lá nas alturas o vento frio nos obrigava a trepar com vivacidade.
Locais já familiares mas que se apresentam sempre com tonalidades e beleza diferentes.
Um percurso que na sua maioria seria a ''corta-mato'' mesmo se de pequena dificuldade.


Paisagens de fazer cortar a respiração.
Nos trilhos de passagem de pastoreio, as fontes de águas cristalinas obrigavam a uma pequena paragem para encher o cantil e retemperar as forças...

2 sugestões de percurso... mas... improvisamos o percurso a ''encarnado''.



Águas cristalinas e... ainda despoluídas...
Muito raro nos tempos de hoje encontrar as ''velhas colmeias'' em ''tubo de cortiça'' forradas a palha... lindas...

Já na parte final, o Rio Toco e a estrada de alcatrão que tivemos de calcorrear até Fafião - a parte mais custosa por paradoxal que pareça, tal a acentuada subida...
E para fechar ''o dia'', os meus amigos haviam encomendado à Dª. Fátima ''uma cabritada'' sendo que eu.., optei pelo já conhecido manjar - ''Javali''... uma delícia!
Enviar um comentário