Continuando a viajar com a meteorologia a dar uma ajuda, voltamos a viajar para oeste.
A Holanda terá uma boa rede ferroviária, mas, as passagens de nível, embora de comando eletrónico, são muitas.
Chegados a ZIERIKZEE optamos por não passar a ponte, mas continuar em direção ao mar até – Haamstede.
Antes destas duas localidades, tivemos mesmo de fazer uma paragem para apreciar uma zona enorme de plantações de flores onde o colorido forte nos extasiou a visão.
Fez-nos lembrar ainda que tenuemente, os imensos campos de tulipas que se podem apreciar na primavera.
Deu para desanuviar o espírito esquecendo o que vamos sabendo nas tristes notícias recebidas do nosso cantinho português...
Precisamente na estrada para ZIERIKZEE.
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ZIERIKZEE |
Ainda penetramos as estreitas estradas ladeadas de imensa vegetação até Haamstede, onde no final do percurso deparamos com um imenso parque de estacionamento decorado com parquímetros.
Pelos vistos é uma imensa zona dunar onde os locais passeiam a pé e, claro, de bicicleta.
STORMVLOEDKERING IN DE OOSTERSCHELDE
Finalmente a desejada aproximação do ''atravessamento artificial'' que mais não é que a passagem em mais uma obra de engenharia super cara mas dizem, eficiente e durável na contenção da invasão das águas do oceano.
Iniciada em 1976, a barragem de Escaut leste, foi inaugurada 10 anos após.
A estrada que passa sobre a represa abriu em 1987.
Esta obra-prima de 3 km de comprimento hidráulico é única no mundo.
O projeto inicial da barragem, que envolveu o gabinete completo do Escaut oriental, foi modificado para manter uma ligação entre a ria e o mar.
Foram precisos 13 anos e 3,6 mil milhões de euros para construir o Oosterscheldekering.
Depois de muita discussão, decidiram manter o estuário aberto e preservar o habitat salgado do estuário. Uma barragem múltipla, semiaberta com contraforte foi construída, com 62 comportas deslizantes, fechadas em média uma vez por ano durante as tempestades mais violentas.
A noite fatal de 1953 - Na noite de 31 de janeiro, um acontecimento considerado impossível nos tempos modernos ocorreu.
Uma combinação de marés vivas e de tempestades rompeu os diques e varreu-os como se fossem areia. No total, 1835 pessoas morreram.
Pilares de Betão - Os pilares foram feitos na ilha artificial de Neeltje Jans e depois transportados por barcos especiais até ao destino pretendido.
tarefa difícil que requereu muita atenção.
Permitido o estacionamento nestas enormes áreas, mas obviamente, interditas a pernoita.
Uns tantos quilómetros mais adiante, a simpática cidade de Middelburg, onde pensamos pernoitar num _P_ pago, referenciado nos Gps.
Middelburg
O _P_ tem mesmo dez lugares reservados a AC, mas... estava repleto de viaturas, até alguns camiões...
Avançamos a pé para o centro citadino que fica ali ao lado.
Percebemos então o motivo da ''avalanche'' do _P_... é que a zona nobre da cidade, junto à catedral, estava repleta de ''tendas'' de produtos vários que vão desde os queijos, aos vestuários...
Esta cidade sofreu um forte bombardeamento alemão em 1940.
Muito daquilo que se vê hoje na cidade foi reconstruído, incluindo a Stadhuis (câmara municipal) e a abadia.
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cadeiras forradas a ''jeans''... original... |
A cidade ainda tem a atmosfera da Idade de Ouro, uma era em que a Companhia olandesa das Índias Orientais prosperava na área do porto ao longo do cais.
Middelburg é uma cidade bonita e há muito para ver num passeio pelo centro.
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Stadhuis (câmara municipal) |
A Câmara Municipal do séc XV destruida pelo incêndio de 1940, foi parcialmente reconstruída.
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a ''feira'' na praça nobre da cidade. |
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Os bonitos e melodiosos ''orgãos de rua'' sempre presentes. |
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há que descansar... descontraidamente... |
Lange Jan - a torre de 91 metros chamada a alta Jan pertence à Nieuwe Kerk no complexo da abadia. Tem uma planta octogonal e data do séc. XIV.
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Lange Jan |
Efetuada a visita, não nos agradou ficar no _P_ por pensarmos ser barulhento, optando por avançar para Este na direção da Bélgica, escolhendo uma ''AS'' que seguindo as indicações do Gps nos levou para uma zona próximo de ''polders'' imensamente repleta de grandes depósitos lembrando zona de refinarias...
1 comentário:
olá antónio e rosa,
a vossa prolongada e minuciosa visita à HOLANDA ''obriga'' a que fiquem a conhecer esse país melhor do que muitos holandeses que lá vivem....
PARABÉNS !
um abraço
david+marilia
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