De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, agosto 13, 2012

De novo O mar

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. 
Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." (Madre Teresa de Calcutá).
Dia 11 e 12.AGO.12 (Sábado e Domingo)
Vila do Conde
Já com as tarefas de manutenção efetuadas na casa rolante,  havia de voltar à beira mar.
O mês de Agosto é aquele que mais apetece ficar em casa pois não há local onde se possa estar fruindo o salutar sossego.
havia de tudo... ''caravana com anexos'' (mesa e cadeiras baloiço...) e carrinha de transporte de cavalos adaptada...
Este ano, mesmo com bom tempo, notei que o percurso estava mais desanuviado e... junto ao mar, apenas abundavam os meus vizinhos detentores de AC.
o meu local preferido... calmo... próprio... agradável.
Muitos Franceses o que não era normal esta época do ano.
a foz do Rio Ave
Prova evidente de que as dificuldades estão a fazer-se sentir no bolso das famílias e quem vem de fora, procura terras menos dispendiosas.
A meio da semana
a bicicleta
Fiz-me à estrada de bicicleta 3ª. e 5ª. Feira.
Na 5ª. Feira o dia era de verão. Saímos às 9 da manhã, pelo percurso habitual, com passagem na Póvoa de Lanhoso e passagem pela subida para Castelões e de novo por Porto D'Ave... um agradável passeio pelo ''coração do Minho''.
Pouco trânsito nas estradas, apenas umas dezenas de emigrantes que estavam de visita à sua terra.
O meu abraço ao JM - um parceiro 5*
A paragem em Fonte Arcada após 40 km de percurso para almoço. Um magnífico arroz de feijão branco, com pequenos mas super saborosos bolinhos de bacalhau. Melão e café, regados com a ''pinga da terra''... um desastre autêntico quando às duas da tarde iniciamos o regresso subindo a Serra do Carvalho.
O desafio foi lançado pelo meu amigo de longa data mais velho dez anos que eu... e aguentou-se que nem um herói.
À chegada não tive alternativa, senão estender-me na cama para ''repousar''...
Já agora, para quem viaja:
Nesta última viagem, passei em dois países onde o sistema elétrico difere do nosso no que toca a fichas de eletricidade. Nem sempre lembra a quem parte.
No caso vertente da Suiça e da Aústria, ia prevenido, ora vejam:
na Suiça
Aústria
Mas para quem viaja para os EUA, Reino Unido e Itália, tem também de utilizar estas:
Itália
Reino Unido
USA


Sem comentários: