De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, janeiro 22, 2012

Deprimidos

Inegável, que assistir a um espetáculo deste género calmamente no sofá...  é diferente. 
                           
Dia 21.JAN.12 - SÁBADO
BRAGA - GUIMARÃES
É sabido, que a esmagadora maioria dos Portugueses se sentem tristes, deprimidos e sem esperança.
Os Direitos Adquiridos ao longo de décadas começam a esvaír-se e a esperança a desmorecer.
Surpresa ou talvez não, até o Presidente de Boliqueime (da República) vem à liça dizer que as suas pensões não chegam para as despesas... 
Como é possível quem aufere seguramente trinta ou mais vezes mais que a esmagadora maioria do Povo tenha ''lata'' para se vir ''chorar'' quando sabemos que em trinta anos de lugares públicos, contribuiu para este estado de coisas...
Temos de entretanto ir fruindo a Vida enquanto há saúde.
Guimarães é uma simpática cidade aqui ao lado e é hoje que se inicia o evento - Capital Europeia da Cultura - ora então, vamos até lá esquecendo um pouco a melancolia que nos invade.
Decidido estacionar no Parque por detrás do Castelo, por ser um grande espaço e permitir sossego. 
 Descemos as já conhecidas ruas e vielas até ao magnífico centro Histórico.
Ao longo do percurso, muita gente. Em chegados à Praça da Oliveira, o ''aparato'' da RTP que fez deslocar um exército de câmaras e jornalistas.
 Se a RTP não estava ''no ar'' numa Praça, estava logo na outra ao lado, com muitos ''diretos''.
 Como não era de esperar outra coisa, muita animação na cidade repleta de gente.
E o ''Toural'' (Praça central de Guimarães), foi pequeno para receber tanto Povo.
Guimarães renasce. Neste Largo, que é o ponto por excelência de todos os encontros, celebra-se o ponto de partida de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. 




Para que ainda tinha tempo e pernas, podia gratuitamente visitar Museus e o Paço dos Duques de Bragança.
Já o sol caía lá no horizonte quando regressamos ao nosso loteamento,  paredes meias com o Castelo onde jantamos.

Já noite dentro, voltamos a descer à Cidade Património da Humanidade por entre multidões que se acotovelavam.
                  
É um facto que detesto circular por entre multidões... tenho até algum pavor já que muitas pessoas se comportam como autênticos animais... mas, é uma verdade que estar em locais destes a assistir a espectáculo grandioso, tem outro sabor. 

 Estive lá, pois, mas impossível colher imagens de qualidade, razão pela qual recorro à TV.
 “Berço de uma Nação” teve conceção e direção artística do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e La Fura dels Baus (grupo Catalão). 
Uma festa de espaço público, com performance, projeções multimédia fogo de artifício a acompanhar a música e videomapping. Côr, luz e som. 
Um cavaleiro sai da torre da Igreja para uma das varandas opostas.
Dia 22.JAN.12 -   Domingo
GUIMARÃES - PENHA - S.TORCATO - TAIPAS - BRAGA
Subimos ao alto da ''Penha'' no intuíto de não nos cruzarmos por toda aquela parafernália de políticos que vieram ''à Festa'' pois estavam lá muitos que nos tem vindo a pôr de ''tanga''... Mesmo aqueles que por lá andaram (exemplo Bagão Félix), colam-se como lapas a tudo o que na política mexe, mantendo-se sempre à espera de mais uma oportunidade. Coleccionam chorudas pensões e ainda querem mais... Para quando meterem estes ''sanguesugas'' na ordem?
Estacionamos no Parque 1 N41º 25'51.5'' W 8º 16' 01.4''
 Após o almoço, o passeio em redor do complexo.
 A ida ao miradoiro para dar uma olhada sobre a região.
No regresso, a visita à Igreja de São Torcato, onde ainda não havia passado mesmo se dizem ser um centro de peregrinação de grande escala.
Não sendo praticante, na visita ao interior da igreja, achei um interior pobre sem relevo para visita.
Um fim de semana soalheiro e convidativo a viajar.

Sem comentários: