De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, junho 06, 2011

Aver-O-Mar que pena!...

Dias 4 e 5 Junho 2011
Uma vez mais, a Autarquia (PSD) da Póvoa de Varzim e a Junta de Freguesia (PS) de Aver-O-Mar recoloca uma placa não existente no Código da Estrada, para amedrontar os Autocaravanistas...
Terá sido recolocada antes das 8 da manhã do dia 1/6... uma tristeza... 
No mês de Maio... choveram aqui restos de obras em apartamentos...
Os comerciantes locais não terão gostado da atitude pois em tempo de crise tudo que possa ajudar ao desenvolvimento local é bemvindo.
Porque não se preocupa a Autarquia (Câmara e Junta) com as ''descargas de entulho'' feitas em plena praia no Largo em questão? 
Tijolos, mosaicos, vidros..., impunidade total...
Uma vergonha... descargas em plena praia... vá lá... senhores autarcas... agora que andam por ali umas retro-escavadoras, não mandem cobrir de areia para disfarçar... mandem retirar aqueles ''detritos'' do betão...
onde estão as ''autoridades''?
Tijolos, mosaicos, garrafas, latas... tudo é permitido, mesmo se as mesas e piqueniques são instalados na praia por automobilistas... mas... pelos vistos... as Autocaravanas são indesejáveis... e pagam por atos que outros praticam...
É sabido que esta zona em termos habitacionais, fica ''deserta'' de Setembro a Junho...
Os apartamentos ficam ''sem vivalma''... e os autocaravanistas são os únicos habitantes sobretudo nos fins de semana desse período do ano...
Questionem o ''mercadinho'', o talho, os cafés, o ''take away'', Restaurantes e o ''mercado do peixe'' para saber quem lá vai na época baixa... O Sr. Carlos Presidente da Junta PS bem saberá... mas... 
Parque do ''Porto''... cancelas abertas... entrada ''livre'' e gratuita... o que estará por detrás deste ''desmazêlo''?
Contraste inacreditável: Incrédulio saber que a ''ASAE'' interditou o Parque de Estacionamento na zona nobre da Póvoa de Varzim, onde há meses alguns autocaravanistas agradecem e permanecem dias a fio a custo zero... nem queria acreditar...
Assim, a placa da zona térrea de Aver-O-Mar (espaço que duvido seja propriedade municipal) não nos assusta e nada nos demoverá,  já que ilegal... e venham as ''contra-ordenações'' que contestadas... darão ''em nada''!
Pensem bem ''senhores do poder local''... as AC ''não poluem''... autuem então quem ''montar tenda''... isso sim punível pelas leis... Estacionar uma autocaravana não pode ter tratamento diferente de outro veículo ligeiro... assim manda a Lei.
O avanço desta prática de turismo e potencial trunfo para o avanço económico das regiões não tardará a tornar obsoletas estas medidas incompreensíveis.
Nota: Enviado este desabafo à CMPV e Junta Aver-o-Mar

4 comentários:

Maria Melo disse...

Olá, companheiro António Resende:
Estou em concordância absoluta consigo, conforme estarão muitos outros autocaravanistas lesados por medidas arbitrárias e puramente discriminatórias.
Tempos virão em que estes mesmos autarcas tudo farão para ter nas suas terras, a presença de autocaravanistas em número substancial.
Resta-nos aproveitar as mentes mais evoluídas de alguns autarcas que já vão criando condições para a prática desta forma de turismo, que tanto nos apraz.
Saudações autocaravanistas,
Maria Melo

Edurana disse...

Olá Companheiro:
Como autocaravanista e ao seguir, como diariamente o faço, o seu blog, quero-lhe agradecer o seu envio do desabafo para os SRS. AUTARCAS, ilustres donos deste País.
Obrigado

Manuel Joaquim Estrela disse...

Amigo Resende
Claro que estou de acordo com o acima descreve. Normalmente nâo frequento essa àrea, mas, sendo necessário, é só apitar que lá estarei com a minha casinha rolante.
Um abraço.
Manuel Joaquim Estrela

david estrela disse...

OLÁ ANTOÓNIO !!
DESDE A INDIA QUERO MANIFESTAR-TE O MEU APOIO POIS APESAR DE NÃO FAZER TURISMO NACIONAL SOU UM DOS QUE LAMENTA PROFUNDAMENTE NÃO SÓ A ENORME FALTA DE VISÃO DESSES PSEUDO-SERVIDORES DOS ELEITORES MAS SOBRETUDO LAMENTO QUE A GENERALIDADE DA SUA FRACA INTELIGÊNCIA NÃO LHES DEIXE COMPREENDER QUÃO ERRADOS ESTÃO! É CLARO QUE AQUANDO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS TODOS PODERÃO LIVREMENTE ESTACIONAR NESSES LOCAIS ''PROIBIDOS'' ; ANTÓNIO : É O POBRE PAÍS QUE TEMOS CHEIO DE MENTES MESQUINHAS !!!! UM ABRAÇO
DAVID ESTRELA