De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

quinta-feira, outubro 07, 2010

Viajar cá dentro

A ''Casa das Lameiras'' no Vale Glaciar do Zêzere
Dia 5 e 6.OUT.10
BRAGA - VISEU - MANGUALDE - GOUVEIA - MANTEIGAS - Vale Glaciar do Zêzere
Sempre o mesmo quadro de fundo... mas não cansa o olhar... Manteigas.
Quem gosta de viajar, arranja sempre forças e energias para o fazer, seja para fora, ou para ''dentro'' do nosso pequeno país.
Ausente 3 meses de Portugal, fui sabendo que mesmo sendo de um pequeno país, o mesmo estava a ser dizimado por incêndios contínuos que nos empobreciam.
Voltei à Serra da Estrêla já que a do Gerês me fica aqui ao pé e ainda não tive coragem de lá passar para não ficar ainda mais chocado.
Mesmo se os meteorologistas apontavam para mau tempo, já tenho vindo para estes lados com vento, chuva e neve mas desta vez nem na zona de Viseu apanhei o céu nublado.
Saída da A25 em Mangualde, comecei a entender a dimensão ''do desastre'' ocorrido na minha ausência... pois até Gouveia, a paisagem ia do castanho ao negro contrariando a cor que deveria nesta época do ano predominar: O Verde!!!
Entretanto uma nota não deveria passar-me ao lado - a autarquia de Mangualde - neste verão, ''fez obra'' em três das rotundas do percurso.
Rotunda 1
A primeira, de gosto duvidoso, logo à saída da A25... ''um automóvel''... mais à frente... uma outra, de idêntica ''matriz'', umas colunas que nenhum passante sabe o que representam...
Rotunda 2
e por último uma outra com uma certa evocação das ''vindimas''... mas onde predominam as esculturas modernistas...
Rotunda 3! Nesta última viagem vi na Italia e em França rotundas simplesmente belas com videiras alinhadas...
Um pequeno exemplo de como num momento que me dizem ser de ''uma enorme crise'' e as pequenas autarquias, pelos vistos vão tendo dinheiro para estas vaidades saloias... Hajadeus!
Chegado à serra, foi com alegria que constatei que do lado de Manteigas, desta vez, não chegou o fogo... o mesmo não se verificando do lado de Seia.
Fui até ao pé do rebanho que diariamente passa nas margens agitadas do Zêzere... paisagem bucólica que nos enche a ''alma''!
As ovelhas...
No dia do regresso, deu para pacatamente assistir à mudança atmosférica... o sol começou a ser ''abafado'' pelo nevoeiro e a chuva voltou...

Na ''Casa das Lameiras'' no Vale Glaciar do Zêzere fui conversando com as e os caminheiros passantes... não vi nenhum português, ... canadianos do ''Quebec''... que saudades... Suiços... veem de tão longe para apreciar as nossas poucas belezas naturais... e a vontade de fazer o mesmo nos seus países assolou-me...
O nevoeiro... a cair... escondendo Manteigas...
Vamos calmamente viajando ''cá dentro''...
Percorridos: 560 Km
Enviar um comentário