De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, outubro 16, 2011

Indignado

Longe da Indignação
Dia 15 e 16.OUT.11
I N D I G N A D O
Gostaria de ter uma casa em cada país do mundo. 
Faço parte daqueles que vivem no tempo da internet e dos voos low cost. 
Terminada a minha vida de ''labuta-ativa'', achei estar na hora de enquanto saudável ir fruindo a vida de terra em terra, o que tenho vindo a fazer ao longo dos últimos 7 anos.
Custa-me ''ficar''!
É para mim uma alegria, ''partir''.
O rebanho nos pastos
Viajo com a ideia de quem procura conhecer uma nova cidade, uma nova rua onde viver... pelo que me vou evadindo da minha casa habitual, da minha terra, e do meu país, mas sempre de uma forma temporária pois a ''riqueza acumulada'' ao longo de uma vida não mo permite mudar constantemente.
Fujo para diante, sou um ''às'' de ''malas aviadas'', mesmo se não tenho senão uma... e quase nem necessito dela.
Disperso-me de terra em terra, tendo já ''dormido-vivido'' num largo de mais de uma capital europeia, numa rua duma outra, em falésias e parques sobranceiros ao mar... desde o Atlântico ao Báltico ou Mar Negro.
Uma Terra Portuguesa
Queria estar em todo o lado, conhecer tudo, terras, gentes, culturas... um só lugar não me chega.
Não gosto por isso de uma só cidade ou de um só País nem de um só Povo.
Julgo que ''caminhar'' por aí... me está no âmago, acumulando memórias, experiências...
Passo, fruo, consumo-me, e recomeço noutro lugar. 
Paro e olho à minha volta, pensando em cada rua, em cada cidade onde morei.
Nunca me considerei especial ou temerário ou aventureiro por ter vivido uma mão cheia de situações delicadas na Mauritânia, no Senegal, na Gâmbia, na Guiné-Bissau, na Bulgária... tudo fez parte da ''loucura saudável'' pela qual optei.
Antes de o fazer pensei sempre que outros muitos (quiçã milhões),  fizeram viagens muito mais perigosas e com mais mérito que as minhas.
Mas, eis que depois de toda uma vida, o ''sistema'' se prepara para nos ''decepar'' os parcos recursos que conquistamos, qual troféu de uma vida de trabalho... e... nos obriga a entrar em inquietação, em ansiosa preocupação, em ''revolta interior'', restando a ''consolação'' de nos sentirmos com saúde e a Indignação de olhar em redor e ver tanta gente em situação de pobreza.
Viajarei certamente, para trajetos pequenos, sendo que para me adaptar à ''desgraça que está para chegar'', dediquei este fim-de-semana à calma e quietude de locais bucólicos já outras vezes visitados, escutando apenas o ''zumbir das abelhas'', o chilreio dos pássaros e o tilintar dos chocalhos dos rebanhos.
Aqui deixo o meu sentimento de INDIGNADO.

2 comentários:

david estrela disse...

pois é antónio,mas tu tens todas as condições para ires viver para outro país.....
um abraço
david estrela

João Morgado disse...

Olá António,

Gostei do que li e revejo-me um pouco nessas linhas. Infelizmente, mas por outros motivos que não a troika, encontro-me em hibernação de viagens.
Quando a indignação, conte com um aliado.
Um abraço
João Morgado